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Segundo a Aneel, cerca de 17,5 milhões de pessoas desistiram da TV paga em 2018. Por outro lado, a fibra ótica alavancou 3%.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Aneel) anunciou a perda de 549 mil assinantes de TV paga. Só em 2018, foram aproximadamente 17,5 milhões de contratos cancelados.
Este número reflete na diminuição de 3% do público assinante. No entanto, a redução foi menor comparada ao ano anterior, cuja perda foi de 3,6%, ou seja, 677 mil pessoas.
Desta forma, acontece progressivamente o enxugamento dos canais, que há 4 anos havia 19 milhões de pessoas ativas. Com isso, somente entre os meses de novembro e dezembro de 2018, houve a queda de 21 mil acessos.
Segundo a Aneel, os programas por satélite (DTH) obteve redução. Em 2015 haviam 11,1 milhões de assinantes. Porém, no último ano, caiu 8%. Isso representa que agora são 9,4 milhões.
Por outro lado, há quatro anos, a TV aberta contava com 7,8 milhões de telespectadores. Enquanto isso, atualmente, o número foi reduzido para 7,3 milhões.
Em contrapartida, as ofertas por fibra ótica saltaram surpreendentemente. Em 2015 encontrava-se à 0,9 pontos percentuais, e este ano está em 4 pontos. O que significa, 702 mil pessoas.
Concorrência
Em pesquisa, a Agência Nacional afirma que quanto às empresas de telecomunicação, a Claro permanece em alta. Cujo no quadro aponta para 48,9% dos usuários.
Esta telefonia trabalha não só por meio da Claro TV, como também através da NET. E ainda disponibiliza atividades para aparelhos móveis, banda larga móvel e telefonia.
Em seguida está a Sky, com aproximadamente 30,1% dos usuários. A empresa atua em especial na TV (DTH), com supervisão da companhia estrangeira AT&T.
No esquema, apesar do envolvimento judicial recente, a telefonia Oi (OIBR4) está em terceiro lugar. Assim, encerrou o ano passado com 9,1%. Enquanto isso, a Vivo (VIVt4), juntamente com a GVT, obtém 8,9%.
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