Guia do Investidor
carrefour grupo big
Notícias

Carrefour aprova incorporação do Grupo BIG

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Os acionistas do Carrefour aprovaram a incorporação do Grupo Big, que foi adquirido em 2022.

Na terça-feira (04), os acionistas do Carrefour aprovaram, em assembleia geral extraordinária realizada, a incorporação do Grupo Big, que foi adquirido em 2022.

Em comunicado, foi informado que a Incorporação do Grupo Big pela Companhia ocorre no contexto de integração dos negócios após a aquisição implementada em 2022 e busca simplificar a estrutura societária e consolidar a gestão das atividades em uma única holding, o que resultará em redução de custos e de despesas operacionais, bem como maior eficiência administrativa e financeira, sem qualquer efeito econômico, uma vez que se tratava de subsidiária integral da Companhia.

De acordo com informações, o Carrefour disse que a incorporação não apresenta riscos adicionais à companhia. A varejista estima que os custos e despesas totais com a operação devem ser de R$ 250 mil.

Carrefour investe no crescimento do Sam’s Club no Brasil

Com pouco mais de três meses à frente do Varejo Carrefour Brasil e do Sam’s ClubJosé Rafael Vasquez, expressa entusiasmo com o desempenho do clube de compras. Desde que assumiu a gestão do Carrefour Brasil, licenciando o modelo de negócios da varejista americana Walmart, o Sam’s Club tornou-se uma prioridade.

Leia mais  Carrefour vai ter conta digital com aquisição da Ewally

No primeiro trimestre deste ano, entre todos os formatos de lojas operados pelo grupo varejista no Brasil (atacarejo, hipermercado e supermercado), o Sam’s Club registrou o maior aumento nas vendas.

Ainda no primeiro trimestre, o Sam’s registrou um faturamento de R$ 1,6 bilhão. Representando, assim, um crescimento de 21,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nas mesmas lojas, houve um aumento de 6,9% em relação ao primeiro trimestre de 2023.

Durante esse mesmo período, as vendas do Atacadão aumentaram 6,6% no geral e 1,8% no critério de mesmas lojas. Enquanto as vendas do Carrefour apresentaram uma queda de 10,7% no geral e 1,5% nas mesmas lojas.

Apesar do notável progresso do clube de compras, sua contribuição para o total das vendas ainda é modesta. Representando apenas 6%. Contudo, as expectativas apontam para um crescimento tanto neste ano quanto nos próximos.

Atualmente, com 51 lojas distribuídas em 17 Estados, a empresa planeja expandir sua presença, inaugurando de sete a nove novos pontos de venda, principalmente na região Nordeste, onde o formato tem sido bem recebido.

“Entendemos que o Brasil tem potencial para perto de 80 a 100 clubes”, afirmou Vasquez à entrevista ao Estadão.

Experiência no comércio varejista

Com mais de 30 anos de experiência no varejo, José Rafael Vasquez retorna a duas empresas com as quais já teve vínculos. Ele iniciou sua carreira como trainee no Grupo Carrefour nos anos 1990 e posteriormente liderou o Sam’s Club por quatro anos durante a gestão do Walmart no Brasil.

Leia mais  Carrefour Brasil distribuirá dividendos de R$ 132,3 milhões aos acionistas

José Rafael destaca as mudanças significativas na abordagem de aquisição de sócios que o clube de compras passou nos últimos dois anos. Ainda, sob a gestão do Carrefour, especialmente no ambiente digital.

Essas transformações resultaram em um marco histórico, com a bandeira alcançando três milhões de associados no mês passado. No entanto, também apontou os desafios. Ao “traduzir para o cidadão comum” o que é na prática um clube de compras e, assim, de fidelizá-lo com a marca própria.

“Hoje o Sam’s é o vetor de crescimento, é a grande aposta”, afirmou o José, complementando que o atacarejo está num momento de maturação.

“Estou muito feliz por ter voltado. O Carrefour fez um excelente trabalho com o Sam’s, que tem uma proposta de valor muito específica. É um varejista no qual é preciso se associar (pagando anuidade de R$ 75) a ele para poder comprar. Fazemos a curadoria das mercadorias para os nossos clientes, que chamamos de sócios, e as nossas lojas – o clube. Temos de 5 mil a 6 mil SKUs (tipos diferentes de produtos), enquanto num hipermercado chegamos a ter 32 mil SKUs. Isso numa loja com tamanho semelhante ao de um hipermercado (entre 5,5 mil a 6 mil metros quadrados).” Apontou Vasquez, quando questionado sobre a sensação de sua volta.

Leia mais  Confira a agenda de resultados da semana

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

B3 lançará novo índice que agrega BDRs de empresas brasileiras: confira o resumo do dia

Márcia Alves

Carrefour (CRFB3) reporta lucro líquido de R$ 151 mi no 2T24

Paola Rocha Schwartz

Anatel lista sites que mais vendem celulares irregulares

Rodrigo Mahbub Santana

Mercado: Alta Tímida do Ibovespa e Variações Setoriais

Rodrigo Mahbub Santana

Queda da Ibov e Chambriard assume Petrobras: confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Carrefour investe no crescimento do Sam’s Club no Brasil

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário