Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Como a taxa Selic afeta os juros: um guia completo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Taxa Selic é um termo bastante conhecido no mundo econômico bm comoe financeiro, mas nem todos compreendem exatamente o seu significado e a maneira como ela afeta os juros tão pouco suas vidas.

O que pouco se sabe é a taxa Selic é fundamental para a economia e afeta diretamente a vida financeira dos brasileiros.

O que é a Selic?

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia ou simplesmente SELIC, é a taxa básica de juros da economia brasileira. O Comitê de Política Monetária (COPOM) determina a taxa Selic, avalia periodicamente as condições econômicas e toma decisões sobre a taxa.

O Comitê de Política Monetária (COPOM) determina a taxa Selic, avalia periodicamente as condições econômicas e toma decisões sobre a taxa. Diversas operações financeiras no país, como empréstimos, financiamentos, investimentos e até mesmo a remuneração da caderneta de poupança, referenciam-se na taxa Selic

Leia mais  Juros do rotativo de cartões subiu para 326% ao ano em março

O que a Selic tem a ver com os juros?

A Taxa desempenha um papel fundamental na economia ao influenciar os juros praticados no mercado. Quando o COPOM decide aumentar a Selic, por exemplo, isso significa que o custo do dinheiro está maior, o que leva a uma elevação dos juros nos empréstimos e financiamentos. Por outro lado, quando a Selic é reduzida, os juros tendem a cair, tornando o crédito mais acessível.

Dessa forma a oscilação da taxa afeta diretamente a capacidade de crédito disponível em circulação e como consequência o fluxo da economia no geral.

As reuniões para ponderação se haverá aumento ou não bem como diminuição da Selic ocorre a cada seis semanas. Veja abaixo o calendários das próximas reuniões até 2024.

  • 31 de outubro e 1 de novembro;
  • 12 e 13 de dezembro;
  • 30 e 31 de janeiro;
  • 19 e 20 de março;
  • 7 e 8 de maio;
  • 18 e 19 de junho;
  • 30 e 31 de julho;
  • 17 e 18 de setembro;
  • 5 e 6 de novembro;
  • 10 e 11 de dezembro.

Embora não seja o fator predominando e único. A inflação ou conhecido como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é utilizado como indicador da manutenção da taxa Selic.

Leia mais  Prévia da inflação oficial fica em 0,04% em junho, diz IBGE 

Em períodos de inflação elevada ocorre o aumento da taxa para conter o IPCA. Quando temos um IPCA dentro da meta estipulada o Banco Central consegue reduzir os juros.

Juros do empréstimo está alto? Faça a portabilidade para reduzir os custos!


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Copom anuncia terceiro corte seguido na Taxa Selic, que chega a 12,25%
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Agência Brasil

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste em abril

Fernando Américo

Teremos déficit esse ano e nos próximos

Fernando Américo

Governo argentino corta tarifas para impulsionar indústria automotiva

Rodrigo Mahbub Santana

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

Agência Brasil

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

Agência Brasil

Deixe seu comentário