Guia do Investidor
consulta serasa score grátis
Guias

Consulta Serasa Score Grátis: saiba se seu nome está “limpo”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Um dos grandes medos dos brasileiros quanto consumidores é de ter o nome “sujo”. É muito comum vermos pessoas com dívidas, principalmente depois da pandemia, isso porque ela foi a causa de muitos problemas econômicos no nosso país. Com isso, é possível você fazer a consulta Score Serasa Grátis para saber se seu nome está “limpo”

Nesse contexto, no final de 2022, o endividamento atingiu 78,9% das famílias, 30.3% estando com dívidas em atraso. Ainda, 39,71% da população estava negativada no mês de Setembro, revelando que o medo de muitos é a realidade de outros.

Entretanto, o que é estar negativado? Muito se ouve sobre tal medo mas nem sempre explicam.

Por isso, o Guia do Investidor vai te explicar o que é e ensinar o passo a passo de como consultar o status do seu nome no Serasa Score.

O que é ter o nome “sujo”?

Ter o nome sujo, também chamado de negativado, significa que um consumidor não pagou uma dívida. Assim, a pessoa a quem ele está devendo – o credor – pede para que o nome e CPF desse consumidor seja incluído em algum birô de crédito, como é o caso do Serasa.

Ou seja, um birô de crédito é uma empresa que guarda os dados das pessoas. Então, se alguma pessoa endividada solicita algum serviço de crédito, como um empréstimo ou parcelamento, a instituição vai atrás desses birôs para ver o histórico dessa pessoa: se ela tem os pagamentos em dia, se possui alguma dívida em aberto, etc.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Dessa forma, os birôs funcionam, de certa forma, como empresas que protegem os créditos, pois permitem essas consultas e evitam riscos às instituições.

Logo, quem tem “o nome no Serasa”, ou Serasa Score negativo, são aqueles quem não pagam as dívidas em dia. E ainda, é muito importante saber se você tem o nome “sujo” ou não, pois existem consequências que pesam para esses.

Consulta Score Serasa Grátis
Consulta Score Serasa Grátis

Consequências de um nome “sujo”

Como seu nome é checado por certas instituições que você pode precisar dos serviços, estar devendo pode gerar algum impacto negativo. Abaixo, listaremos consequências possíveis de estar com o nome sujo.

1. Dificuldades no banco

Estar devendo pode gerar dificuldades em mexer no dinheiro da sua conta bancária. O banco, sabendo do seu histórico negativo, pode impedir acesso a empréstimos, cheque especial, abrir contas, ter cartões de crédito, entre outras funções.

Até porque, um banco pode acabar não confiando na possibilidade de você pagar os devidos créditos, por isso, é rígido com esse tipo de situação, podendo até bloquear certas atividades.

2. Dinheiro descontado automaticamente

É possível que um banco desconte dinheiro automaticamente da conta de alguém que está devendo. Dependendo das cláusulas de um empréstimo, a justiça permite que o dinheiro seja retirado como quiser para que a dívida e os juros existentes sejam pagos.

3. Aluguel ou compra de imóveis

Outra dificuldade que existe para quem está com o nome sujo é conseguir alugar ou comprar um imóvel. Esse processo é sempre bem burocrático e as imobiliárias não só checam o CPF do cliente como também solicitam pagamento de caução ou então assinatura de um fiador.

Dessa forma, é difícil que as imobiliárias aceitem firmar contrato com um cliente que possua dívidas em seu nome, pois precisam ter a certeza de que receberão o pagamento em dia.

Leia mais  Atenção: WhatsApp deixará de dar suporte e até de funcionar em aparelhos a partir de 2023; Veja se seu celular está na lista

4. Fazer financiamentos

Ainda mais, da mesma forma que um banco pode negar um empréstimo para quem está com o nome negativado, as empresas também costumam negar financiamentos. Assim, comprar um carro ou um imóvel financiados pode ser mais uma dificuldade para quem deve. Na mesma linha, é difícil também ter acesso a crediários de lojas, já que também funcionam como uma espécie de financiamento de um produto.

Consulta Score Serasa Grátis
Consulta Score Serasa Grátis

5. Vida pessoal

Além de todas essas complicações que envolvem dinheiro, também é importante citar os impactos que um nome sujo traz para a vida do indivíduo.

Em primeiro lugar, podemos citar os processos judiciais que podem ocorrer por parte do credor, levando a pessoa a lidar com os estresses e gastos com advogados.

Outro ponto é a saúde mental no geral. Segundo o SPC, 70% das pessoas que devem sofrem de ansiedade e outros problemas psicológicos. Isso porque estar devendo gera sentimentos como angústia, insônia, atrapalha a qualidade de vida e até as relações interpessoais.

Mas, mesmo com todas essas questões listadas, existem muitos mitos sobre ter um score negativo. Por isso, pode ficar um pouco mais tranquilo, pois iremos te mostrar que nem tudo é um bicho de 7 cabeças.

Mitos sobre ter o nome sujo

Não é nada bom ter que lidar com o pagamento de dívidas atrasadas e de juros altos que só atrapalham nossa vida. Porém, não existem dificuldades que vão muito além do que as que listamos aqui. Muitas pessoas espalham mitos que acabam deixando aqueles que devem em pânico.

Mas para não existir esse pânico desnecessário, eis abaixo essas inverdades faladas.

1. Não pode usar o cartão de crédito

Há quem acredite que o banco pode impedir o cliente que possui o nome sujo de usar o cartão de crédito, mas isso é um mito. Isso porque não é possível acabar com um serviço que já foi solicitado antes nem alterar regras de um contrato já feito antes. O mesmo serve para débito automático: o banco não pode impedir.

2. Pode ser eliminado de concurso público

Eis outro mito existente. Não é possível eliminar candidatos com nome sujo, a não ser que se trate de concursos relacionados a bancos, como por exemplo para cargos no Banco Central ou Casa da Moeda.

3. Não pode tirar passaporte ou visto.

Há quem diga que estar com o nome sujo impede o indivíduo de tirar passaporte ou visto para viajar para fora. Mas, não deixa de ser um mito. É permitido, sim, tirar esses documentos.

Recusar contratos

Tirando os contratos que envolvem o setor financeiro (como os já citados empréstimos e financiamentos), outras empresas não podem recusar contrato e atendimento aos clientes. Inclusive, isso é considerado discriminação, indo contra a lei.

O que é a consulta do Score Serasa?

Como já explicado, o Serasa é um birô de crédito. Ele tem registros sobre o histórico de um consumidor, ou seja, às dívidas, pagamentos pendentes e até falências. Esses dados são postos em 3 categorias: informações negativas, completas e cadastro positivo.

  • As informações negativas tratam sobre as inadimplências, tendo as datas de pagamento. Mas, se a dívida for paga, ela sai do cadastro.
  • As informações completas tratam de todas as informações do consumidor. Entre elas, contas abertas e fechadas, dívidas dos últimos 5 anos, financiamentos, limites disponíveis, e outras informações do tipo.
  • O cadastro positivo mostra as dívidas, operações de créditos e serviços já pagos ou que ainda estão sendo pagos.

Dito isso, o que seria o score, propriamente dito? Score significa “pontuação”, em inglês. Essa pontuação retrata o perfil financeiro do consumidor, e pode ser consultada pelos birôs de créditos. O número varia de 0 a 1000, e indica a probabilidade de alguém pagar as contas em dia.

Ou seja, quanto maior o score da pessoa, maior essa probabilidade. Por isso, as empresas de crédito olham o score dos clientes, e, quanto mais perto de 1000 for, mais chances há dele ter um pedido aprovado – como por exemplo, um empréstimo.

Agora, como faz para fazer essa consulta do score Serasa?

Como fazer a consulta grátis do Score Serasa?

É muito simples checar a sua reputação como consumidor. Você pode fazer a consulta do seu score Serasa de maneira grátis, basta acessar o site ou então baixar o aplicativo na App Store ou na Google Play.

Com esses aplicativos, você tem acesso a diversas informações sobre o seu Score. Você fica ciente dos motivos da sua pontuação ter caído ou aumentado, entende o que compõe sua pontuação, vê o que afetou ela e mais informações sobre o seu histórico.

Passo a passo da consulta do Score Serasa

Logo que você baixar o app ou solicitar a consulta no site, ao abrir, terá um espaço para digitar seu CPF, seguido de uma mensagem que informa a segurança de seus dados.

Consulta Score Serasa Grátis

Depois de digitar o número do seu CPF, solicitará a criação de um cadastro, onde você deve preencher seu nome completo, data de nascimento, e-mail e criar uma senha. Em seguida, deve aceitar os termos de uso e privacidade

Ao entrar no aplicativo, a tela inicial apresenta 3 funcionalidades: conhecer os planos premium que o Serasa oferece, bloquear e desbloquear seu score para consultas e receber um relatório de vazamento de dados.

Leia mais  Nome sujo é “limpo” depois de 5 anos?

Em seguida, ao descer, você tem acesso ao número do seu score.

Consulta Score Serasa Grátis

No exemplo acima, temos um score de 407, considerado regular. Todos podem ter acesso a esse valor, a não ser que você solicite a assinatura Premium do aplicativo, podendo bloquear o acesso e escolher quando podem consultar. Ainda, você tem a opção gratuita de entender seu score.

Ao clicar em “Entenda seu score”, você novamente tem acesso ao seu número, seguida da chance de conseguir crédito. Nesse caso da imagem, a chance seria baixa, pois esse valor indica uma possível inadimplência.

O que compõe meu Score?

Abaixo, ainda nessa página, contamos com a sessão “O que compõe seu Score”, onde você tem acesso a mais detalhes sobre cada categoria.

Consulta Score Serasa Grátis

Clicando na setinha rosa para ver mais, temos acesso às seguintes sessões:

Registro de Dívidas e Pendências

Essa sessão aborda os fatores que aumentam o score: seu histórico com dívidas e pendências a resolver, seu tempo sem dívidas e pendências e o tempo desde o último pagamento de dívidas (constam somente os últimos 5 anos).

Consulta Score Serasa Grátis

Como você pode ver na imagem, essa sessão está sendo considerada “Boa”. Ao clicar em cada uma, deparamos com as a mesma mensagem: “Excelente! Você não possui dívidas negativadas e/ou pendências em seu nome”, seguido de dicas para continuar sempre pagando seus débitos em dia.

Compromisso com Crédito

Esse é outro fator que compõe a pontuação do seu score. Assim, se trata das informações do nosso Cadastro Positivo.

Consulta Score Serasa Grátis

Dessa forma, na imagem temos a indicação de um compromisso com crédito “Boa”, pois, como visto anteriormente, não há registro de dívidas nesse CPF de exemplo.

Entretanto, temos uma mensagem de que o Cadastro Positivo está negativo. Como dito anteriormente, o cadastro positivo mostra as dívidas, operações de créditos e serviços já pagos ou que ainda estão sendo pagos.

Então, isso indica que no nosso exemplo, o dono do CPF provavelmente não tem nenhuma conta em seu nome e nunca solicitou um serviço de crédito. Ao clicar no botão de “Cadastro Positivo”, deparamos com uma mensagem dizendo que sem essas informações, existem chances do score diminuir mais.

Isso então responde uma outra questão que pode ser feita: por que meu número do score é baixo se eu não tenho nenhuma dívida?

Partindo do nosso exemplo, que possui uma pontuação considerada regular e de baixas chances para conseguir serviços, podemos concluir que um CPF não estar ligado a nenhuma conta ou serviço também é um motivo de preocupação para as operadoras de crédito. Isso porque mostra um indivíduo sem histórico no mercado, o que também gera dúvidas e inseguranças a essas empresas se essa pessoa é de confiança.

Consultas ao seu CPF

Ainda mais, temos mais um fator que modifica a pontuação: as informações de consultas que outras empresas fazem ao CPF, envolvendo a primeira consulta, as consultas em geral e o tempo entre elas.

Consulta Score Serasa Grátis

No nosso exemplo, vemos que essa sessão também está sendo considerada boa em todos os quesitos. Um fator positivo é ter bastante tempo entre as consultas.

Ter a informação de consultas ao CPF são importantes pois demonstram a relação do consumidor com o mercado, como por exemplo o interesse do mercado em fazer negócios. Além disso, caso existam consultas frequentes de uma empresa financeira, pode significar uma grande busca do consumidor por serviços de crédito, o que leva a diminuir a pontuação.

Evolução Financeira

Por fim, temos a última parte que compõe o score, que diz sobre o tempo de relação que o usuário tem com o mercado de crédito e com empresas.

Consulta Score Serasa Grátis

Diante disso, vemos que no nosso exemplo a evolução financeira é considerada boa. Ao clicar em “Relacionamento com o Crédito”, temos uma mensagem de que o tempo de relacionamento do CPF em questão com o mercado de crédito está aumentando.

Gráfico de categorias que compõe o score

A fim de ilustrar todas essas categorias, no fim dessa página temos um gráfico que traz a porcentagem da representatividade das categorias que compõe a consulta do Serasa Score grátis.

Consulta Score Serasa Grátis

Podemos ver que o compromisso com crédito compõe 55% do Serasa Score, 33% diz respeito ao histórico de dividas, 6% a evolução financeira e 6% as consultas ao CPF.

Enfim, abaixo, você também tem acesso ao histórico do seu score, podendo ver as últimas alterações da pontuação.

Monitoramento de CPF

Além dessas informações, o aplicativo permite que você monitore seu CPF. Basta selecionar o ícone de cartão com uma lupa na parte inferior da tela, onde está escrito “Meu CPF”.

Consulta Score Serasa Grátis

Na sessão “Monitoramento de CPF”, é só descer um pouco que você tem acesso às suas pendências, como dívidas, protestos, cheques sem fundo, ações judiciais ou falências.

Consulta Score Serasa Grátis

Na imagem acima, temos o exemplo de uma conta com 0 pendências. Além disso, ao lado do botão de pendências, temos o de vazamentos. Neste, você pode ver se o seu CPF, celular, e-mail e passaporte já passaram por algum vazamento de dados na dark web.

Consulta Score Serasa Grátis

No exemplo acima, temos um caso em que ocorreram 2 vazamentos de CPF e 1 de e-mail. Ao clicar sobre um desses botões, abre uma página com mais informações sobre tais vazamentos.

No description available.

Podemos ver que o aplicativo nos mostra mais detalhes sobre os vazamentos, informando a data em que ocorreu e quais os dados que foram vazados. No print acima, podemos observar que em 2020 e em 2021 ocorreu um vazamento de CPF, nome, país e sobrenome.

No description available.

Nesse exemplo dado, há também um vazamento de e-mail, então é possível também ver que em 2019 foi vazado o endereço e a senha.

Leia mais  Carrefour vai ter conta digital com aquisição da Ewally

Na sessão de monitoramento de CPF, há também mais funções para quem é assinante Premium, como ter acesso às empresas em seu nome, poder consultar seus CNPJs e documentos perdidos, mas esse não é o foco, pois estamos falando da consulta do Serasa score grátis.

Carteira digital

O aplicativo também conta com uma carteira digital, a qual você tem acesso clicando no ícone de “pagar”, que fica bem no meio da barra inferior da tela.

No description available.

Nela, você pode pagar suas dívidas, acordos, débitos veiculares, efetuar recarga de celular e fazer Pix. Ainda, o aplicativo apresenta 2 vantagens: Você pode simular crédito, conseguindo ofertas de empréstimo e cartão de crédito sem afetar o score. Também, pode negociar suas dívidas, podendo receber propostas para renegociação.

Mais serviços que a consulta grátis do Serasa Score oferece

Nós já vimos sobre as soluções oferecidas como:

  • A carteira digital do Serasa para pagar as contas
  • O relatório de vazamentos, que informa se os dados vazaram na Dark Web
  • O monitoramento do CPF, tendo acesso ao “Extrato Serasa”, que mostra se o nome está “limpo” ou “sujo”

Mas ainda, o Serasa Score oferece outros serviços para o usuário. No ícone de “Serviços” na tela inferior, podemos ter acesso às propostas para quitar dívidas e acompanhar acordos negociados.

É possível também fazer a busca por crédito, podendo encontrar ofertas de cartão pré-pago e empréstimo pessoal com garantia de imóvel ou veículo.

O Serasa também garante a segurança e proteção dos seus dados ao utilizar esse serviço, seguindo a legislação. E mais, todos os parceiros passam por análise, além de serem regulamentados.

No mais, todo ano ocorre o Feirão Serasa Limpa Nome. Esse é o maior evento de renegociação de dívidas do Brasil, podendo pagar com até 99% de desconto. Nisso, ao utilizar o aplicativo para isso, é possível conseguir cashback de 50 reais.

Como aumentar o Score?

Como já vimos, para ter um score alto, não basta apenas não ter dívidas. Por isso, agora vamos te ensinar o que você pode fazer para aumentar essa pontuação.

É claro que não ter dívidas é algo que importa para um bom score. Mas, existe mais fatores. Vimos o gráfico que compõe os pesos para a pontuação, e o principal, marcando 55%, tratava do cadastro positivo. Então, quando você possui pagamentos e/ou contratos de crédito ativos ou finalizados no último ano, sua pontuação melhora pois existe uma ciência de que você é financeiramente ativo e comprometido.

No mais, a quitação de dívidas, consultas no CPF e o tempo no mercado também são pontos que aumentam o valor, como comentamos antes.

Por isso, se você usa cartão de crédito e paga suas faturas em dia, ou então paga seus empréstimos e financiamentos sem atrasos, sua pontuação tem grandes chances de ser positiva.

Mitos relacionados ao Score Serasa

  • Compra com CPF na nota: muitos dizem que colocar no CPF na nota pode fazer o score subir, mas isso não faz mudar a pontuação. Inclusive, o CPF na nota nem tem relação com o Serasa.
  • Pessoas com renda alta possuem um score alto: o que mantém o score alto é o perfil financeiro do indivíduo, e não o salário dela. Uma pessoa que ganha bem também pode ter dívidas e atrasos de pagamentos.
  • Existem aplicativos ou serviços que aumentam o score: qualquer empresa que se propõe a isso é fraude. Não existe nenhum método para aumentar a pontuação a não ser a mudança de hábitos financeiros.
  • Pagar as faturas adiantado aumenta o score: se o pagamento for feito antes ou no dia de vencimento da fatura, o score vai permanecer o mesmo. Agora, se for pago com atraso, o score pode diminuir.
  • O score sobre na hora quando paga a dívida: a pontuação não irá mudar de repente. Antes, é necessário tempo para saber se houve uma mudança nos hábitos da pessoa.

Enfim, mesmo com tudo isso, um bom score ainda não garante completamente a aprovação de créditos, pois essa é uma decisão exclusiva das empresas financeiras. Mas é importante monitorar o seu CPF para entender seus hábitos e comportamentos quanto consumidor, e mudar o que for necessário. E assim, você tem mais chances de conseguir os créditos que deseja.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Você sabe a diferença entre um endividado e um inadimplente?

Guia do Investidor

O nome fica limpo depois de 5 anos? É verdade isso?

Arthur Piassetta

Cartão de crédito é o principal motivo entre os inadimplentes

Guia do Investidor

Dismorfia Financeira: o que é? Entenda fenômeno que afeta jovens

Arthur Piassetta

Trabalhadores se irritam em casa por causa da falta de dinheiro

Guia do Investidor

Acordocerto.com.br é confiável? Veja Reclame Aqui e mais

Lara Donnola

Deixe seu comentário