Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Consumidor, talentos e custos são estratégicos para as empresas no curto prazo, aponta KPMG

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Melhorar a experiência do consumidor (42,8%), treinar e qualificar recursos humanos (19,05%) e reduzir custos (16,6%). Esses foram os três principais temas que empresários brasileiros ouvidos pela KPMG consideram estratégicos para o crescimento nos próximos dois anos. A primeira edição da pesquisa “Transformando insights em oportunidades de crescimento” foi realizada este ano com entrevistados de todo o país e tinha como objetivo compreender estratégias corporativas para o incremento dos negócios, além de avaliar os atuais riscos e desafios para ampliar oportunidades de expansão.

Entre os temas apontados como fundamentais para esse progresso, os empresários citaram ainda o fortalecimento da comunicação com as partes envolvidas (stakeholders) (9,5%), utilização de iniciativas associadas às práticas ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) como diferenciação no mercado (7,1%) e destaque para benefícios de uma cultura inclusiva e diversificada (4,7%).

Leia mais  Fusões e aquisições sobem 34% no Centro-oeste em 2022, diz KPMG

Quando questionados sobre as estratégias que os líderes usarão para impulsionar o crescimento organizacional nos próximos dois anos, as duas mais citadas por eles estão relacionadas com a tecnologia, a seguir: investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação e melhoria da transformação digital para ampliar escala e impacto, ambos citados com 19,05%. Também foram apontadas como importantes as questões ligadas às alianças estratégicas (14,2%), fusões e aquisições (14,2%) e atuação em novos mercados de regiões ainda não atendidas (11,9%).

“Entender como o consumidor está se comportando após o período de pandemia tem sido um grande desafio para as empresas, associado a isso estão a qualificação de talentos em áreas estratégicas como a tecnologia, por exemplo, e o fato de que todas as organizações estão buscando reduzir custos para se manter competitivas. O levantamento nos deu uma visão geral dessas principais preocupações dos líderes empresariais no momento. São esses tópicos que estão na pauta desses executivos e que vão garantir o sucesso dos negócios no curto prazo”, analisa o sócio-líder de clientes e mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul, Jean Paraskevopoulos.

Expectativa de crescimento a curto prazo:

Uma das questões levantadas na pesquisa diz respeito à expectativa de crescimento das empresas para os próximos três anos. Metade dos entrevistados (50%) espera que o negócio que eles lideram cresça mais do que 15% nesse período. Com relação ao outro grupo de executivos, 33,3% acreditam que esse aumento será de 10% a 15%, quase 10% preveem ampliar os negócios de 1% a 5% e cerca de 7% deles apontam acréscimo entre 6% e 10%.

Leia mais  Conheça os 6 maiores vilões da conta de luz na sua empresa (e saiba como economizar)

Riscos e ameaças empresariais:

Os entrevistados foram perguntados ainda sobre os principais riscos e ameaças para o crescimento aos negócios que eles administram. Os três primeiros foram os seguintes: falta de talentos e profissionais (28,5%), questões econômicas como inflação e desvalorização cambial (26,1%) e assuntos regulatórios (16,6%).


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Mês do Consumidor: confira 5 dicas para vender mais na data

Guia do Investidor

Carnaval mais caro: preço da cerveja aumentou 5,29% este ano

Guia do Investidor

Índia lidera crescimento mundial de consumidores

Guia do Investidor

Índice de Confiança do Consumidor cai pelo terceiro mês consecutivo

Guia do Investidor

“Banco não terá como ser responsabilizado se o próprio consumidor entrou em contato com o estelionatário e caiu no golpe”, analisa advogado

Guia do Investidor

Confiança dos consumidores avança novamente em setembro

Guia do Investidor

Deixe seu comentário