Guia do Investidor
conta conjunta bb banco do brasil
Guias

Conta Conjunta Banco do Brasil: como abrir uma?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Caso você tenha a dúvida sobre como abrir uma conta conjunta no Banco do Brasil, então acompanhe a seguir este artigo explicando os detalhes sobre o processo e mais.

O que é uma conta conjunta?

De forma direta, a definição de uma conta conjunta é a seguinte: conta bancária que pertence a duas ou mais pessoas ao mesmo tempo.

Nesse sentido, quaisquer pessoas podem fazer a abertura desse tipo de conta, seja um casal, parentes, um grupo de familiares ou de amigos com um objetivo em comum.

Carteira ESG fevereiro

Dentro dessa categoria de conta, existem dois tipos disponíveis: a conta conjunta solidária e a conta conjunta simples ou não solidária. Mas qual a diferença entre elas?

No caso da conta conjunta solidária, todos os titulares da conta podem fazer movimentações independente da assinatura dos demais.

Em uma conta conjunta simples, por outro lado, as movimentações dependem da assinatura de cada um dos correntistas. Portanto, não existiria o fator independência entre os titulares da conta.

Leia mais  Conta BB Digital é boa? Tem tarifa? Veja como abrir e se vale a pena

Quais são as vantagens de uma conta conjunta?

Em suma, uma conta conjunta é indicada para pessoas que precisam compartilhar todo ou parte de algum recurso com outras, de forma ágil e prática. Dessa maneira, existe mais de uma justificativa para compartilhar uma conta com alguém.

A mais óbvia, certamente seria a conta de casal. Afinal, a responsabilidade de pagar contas e fazer outras transações no dia a dia se tornariam mais práticas e simples assim. Mas vale dizer que esse não é o único motivo.

Pessoas com pais idosos, por exemplo, poderiam ajudá-los a fazer transações do dia a dia com menos burocracia.

dicas bolsa
Imagem ilustrativa (Fonte: Freepik).

Além disso, um grupo de amigos que tenha algum objetivo, obrigação, ou projeto em comum podem usufruir de uma conta conjunta para que todos tenham acesso de uma forma mais horizontal.

Ademais, há a isenção de tarifas, taxas e cestas de serviços para essa categoria de conta, dependendo da instituição financeira. Portanto, uma conta conjunta pode ter várias utilidades.

Quais bancos oferecem conta conjunta?

Em geral, é mais comum encontrar opções de conta conjunta com os bancos mais tradicionais e dificilmente é possível encontrar oferta desse tipo de conta entre fintechs. Na verdade, essa característica é bastante comum entre os bancos digitais atuais.

O motivo para esse fenômeno acontecer não tem uma justificativa oficial pelas instituições, mas se baseia em mais de um fator. Por exemplo, o forte domínio dos bancos mais tradicionais sobre essa área em especial é um desses itens.

Ao mesmo tempo, também há a divergência de público-alvo, visto que as fintechs normalmente costumam focar em clientes cujo perfil não se enquadraria para esse tipo de conta. Assim, os bancos digitais priorizam outras vantagens e diferenciais para aumentar a sua base de clientes.

O Banco do Brasil tem conta conjunta?

A resposta é sim. Inclusive, é possível solicitar uma abertura de conta conjunta do tipo corrente ou poupança com o Banco do Brasil.

Como solicitar uma conta conjunta?

De acordo com o Banco do Brasil, o seu processo de abertura de conta conjunta deve ser feito em uma agência da instituição, independente de possuir uma conta individual ou não.

Nesse sentido, é necessário ter em mãos alguns documentos que serão exigidos na hora do atendimento. São eles:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Além disso, vale observar que os comprovantes de renda e residência devem ser os mais atualizados possíveis. Normalmente, o BB aceita, no máximo, os documentos dos últimos três meses.

Portando todos esses documentos, basta ir até à agência e realizar o processo junto a um atendente. Após isso, a conta estará feita!

Caso você se pergunte se esse processo funciona apenas para quem não tenha conta no BB ou se também vale para quem já possua, a resposta é: o processo é o mesmo em ambos os casos.

Sobre o Banco do Brasil

Com mais de 200 anos desde sua criação, o Banco do Brasil (BBSA3) faz parte da história nacional, sendo a terceira empresa mais antiga a ser criada no país.

Mas o seu destaque não se limita a sua longevidade. Hoje em dia, o BB permanece relevante por ser uma das maiores empresas nacionais, sendo o segundo maior banco brasileiro em total de ativos.

Com perfil misto, a instituição financeira possui mais de 50% de suas ações detidas pelo Ministério da Economia. Por outro lado, o BB também está listado na Bolsa de Valores há mais de 40 anos. Inclusive, por mais de uma maneira, afinal, o banco também detém participação em outras empresas da bolsa, como: Kepler Weber, Cielo e Banco do Brasil Seguridade, por exemplo.

Banco Brasil projeções 2021
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Mercado Oscila: alta do minério impulsiona Vale e Fusão Azul-Gol avança

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Banco do Brasil (BBAS3) anunciou novo desdobramento de ações

Paola Rocha Schwartz

Banco do Brasil eleva expectativas para o PIB

Márcia Alves

Banco do Brasil (BBAS3) é destaque no setor em 2023

Mateus Sousa

Resultado Banco do Brasil 4T23: Lucro de R$ 9 bilhões impressiona?

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário