Guia do Investidor
Free Unsplash@krakenimages
Guias

Conta PJ: O que é? Saiba como abrir conta-corrente para PJ

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Você sabe o que é uma Conta PJ? Assim como as grandes empresas, os microempreendedores, pequenos e médios negócios também precisam de uma Conta PJ para ter o devido controle e organização das finanças. Por isso, esse serviço é bastante comum no portfólio dos principais bancos e fintechs do mercado brasileiro.

Vamos acompanhar a seguir a definição sobre o que é uma conta PJ, suas vantagens, como é o processo de abertura e quais são as instituições financeiras que oferecem o serviço. Confira a seguir.

O que é uma Conta PJ?

A respeito da conta para Pessoa Jurídica — ou apenas Conta PJ — ela se trata uma modalidade de conta bancária voltada sobretudo para empresas. Inclusive, existem Contas PJ dos mais diversos tipos, como os focados em MEI, EI, EIRELI, LTDA, SA ou Condomínio, por exemplo.

Para falar sobre a Conta PJ, é necessário entender a diferença entre Pessoa Física (PF) e Pessoa Jurídica (PJ). Em suma, a Pessoa Física é todo ser humano enquanto indivíduo, do seu nascimento até o seu falecimento, cadastrada na Receita Federal, tendo ela CPF ou não.

Enquanto isso, a Pessoa Jurídica indica uma entidade formada por uma ou mais Pessoas Físicas e/ou outras Pessoas Jurídicas. Nesse sentido, a entidade possui um propósito ou finalidade registrados sob um CNPJ, reconhecido pelo Estado em que é registrada. Além disso, também possui direitos e obrigações específicos e conta com uma “personalidade jurídica” independente em relação aos seus membros. Quem pode ter registro como PJ, por exemplo, são empresas, ONGs, partidos políticos, sociedades, fundações, igrejas, entre outros.

Conta PJ O que é
Conta PJ: O que é?
(Imagem: Unsplash@blakewisz).

Quais são as vantagens de uma Conta PJ?

Em primeiro lugar, fazer a separação entre a conta individual e a conta empresa é um importante passo na organização para um dono de negócio, seja ele um microempreendedor individual ou uma proprietário de uma grande empresa. Dessa forma, passa a existir um controle mais adequado do fluxo de caixa do negócio, bem como o planejamento financeiro pode ter uma melhora com isso.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Ao mesmo tempo, uma Conta PJ ajuda a evitar problemas com Imposto de Renda, visto que será mais fácil verificar as origens e destinos do dinheiro presente na conta. Também vale mencionar que esse tipo de conta é uma boa alternativa para receber de seus clientes mais facilmente e de forma organizada, bem como passa mais credibilidade e segurança no pagamento com os fornecedores.

Leia mais  O banco dos dividendos: Itaú anuncia nova distribuição

Outra vantagem é que, após abrir a conta, o acesso a outros produtos financeiros de um banco se torna mais facilitado. Afinal, conhecendo melhor o perfil como correntista, a instituição financeira tem uma avaliação mais aprofundada e pode fazer mais ajustes nas ofertas de seus produtos e serviços.

Alguns exemplos do que o cliente PJ pode solicitar com mais facilidade, por exemplo, são empréstimos, financiamentos, convênios de arrecadação e cobrança, aplicações financeiras, cartão corporativo de crédito, débito, ou ambos, uma máquina de adquirência, produtos de seguros e mais.

Conta PJ O que é
Conta PJ: O que é?
(Imagem: Freepik@senivpetro).

Como abrir uma Conta PJ?

A princípio, o processo de abertura de uma Conta PJ pode ter critérios e etapas distintas para cada banco que ofereça essa modalidade. Ainda assim, é possível traçar alguns pontos em comum.

Por exemplo, é essencial ter toda a documentação da empresa, assim como os documentos do responsável, seja um indivíduo ou grupo. Nesse sentido, alguns itens mencionados pelos bancos são: Cartão CNPJ, emitido no site da Receita Federal, de preferência com link de autenticação digital; Documento que comprove os rendimentos da empresa; Contrato social com a alteração mais recente; Endereço comercial e de correspondência; RG, CPF, CNH ou Passaporte dos sócios; Comprovante de endereço dos sócios; entre outros. Nesse caso, é importante saber o que exatamente cada instituição financeira exige e ter toda essa documentação por perto.

Em seguida, é necessário acessar o site ou aplicativo do banco e iniciar o preenchimento de um formulário com os dados exigidos. Após isso, o banco irá pedir a documentação listada e, caso esteja tudo certo, informará que a Conta PJ pode ser utilizada.

Conta PJ O que é
Conta PJ: O que é?
(Freepik@Freepik).

Quais bancos oferecem uma Conta PJ?

Desde os bancos tradicionais até as fintechs mais modernas e tecnológicas, a oferta de Contas PJ está se tornando cada vez mais diversificada para o público. Por isso, veja a seguir alguns destaques das contas PJ dos seguintes bancos e fintechs: Inter, PicPay, Caixa, Itaú e Santander.

Leia mais  Governo derruba cheque especial para 8%: e os bancões?

Conta Pessoa Jurídica – Inter

Banco Inter

O banco possui quantas modalidades de conta PJ? Duas: a Conta Digital PJ e a Conta Digital MEI.

Para quem as contas PJ estão disponíveis? As contas podem ser solicitadas por empresas constituídas como MEI, EI, EIRELI, LTDA, SA ou Condomínio. Sendo assim, podem ser empresas dos mais diversos tamanhos.

Os correntistas podem ter acesso a outras soluções para o seu negócio? Sim. Por exemplo: Empréstimos; Cartão de débito e crédito; Financiamento Imobiliário; Seguros; Máquina de Adquirência e mais.

Saiba como solicitar, custos e demais detalhes sobre a Conta PJ acessando aqui.

Conta Pessoa Jurídica – PicPay

LogotipoPicPay 02

O banco possui quantas modalidades de conta PJ? Duas: o PicPay Empresas e o PicPay PRO.

Para quem as contas PJ estão disponíveis? Uma das contas pode ser solicitadas por empresas constituídas como MEI, EI, EIRELI, LTDA, SA ou Condomínio. Sendo assim, podem ser empresas dos mais diversos tamanhos. Enquanto isso, a outra é destinada para quem possui um negócio, mas ainda não tem um CNPJ.

Os correntistas podem ter acesso a outras soluções para o seu negócio? Sim, mas depende do negócio. Por exemplo: PicPay E-commerce e PicPay Assinaturas.

Saiba como solicitar, custos e demais detalhes sobre a Conta PJ acessando aqui.

Conta Pessoa Jurídica – Nubank

Nubank

O banco possui quantas modalidades de conta PJ? Uma: a Conta PJ no Nubank.

Para quem as contas PJ estão disponíveis? A conta pode ser solicitada por empresas de um único sócio dos tipos MEI, EI, EIRELI, LTDA, Empresa Individual Imobiliária e Sociedade Unipessoal de Advocacia. Sendo assim, podem ser empresas dos mais diversos tamanhos.

Os correntistas podem ter acesso a outras soluções para o seu negócio? Sim, o cartão de crédito PJ.

Saiba como solicitar, custos e demais detalhes sobre a Conta PJ acessando aqui.

Conta Pessoa Jurídica – Caixa

Caixa 0

O banco possui quantas modalidades de conta PJ? Seis: a Caixa MEI Especial, Executiva, Clássica, Super, Master e Premium.

Para quem as contas PJ estão disponíveis? As contas podem ser solicitadas por empresas constituídas como MEI, EI, EIRELI, LTDA, SA ou Condomínio. Sendo assim, podem ser empresas dos mais diversos tamanhos, lembrando que cada modalidade de conta se encaixa com o porte da empresa.

Os correntistas podem ter acesso a outras soluções para o seu negócio? Sim. Por exemplo: Antecipação de receitas; Capital de giro; Microcrédito; Folha CAIXA Web; Pagamento de INSS, Tributos, FGTS e mais.

Leia mais  Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Saiba como solicitar, custos e demais detalhes sobre a Conta PJ acessando aqui.

Conta Pessoa Jurídica – Itaú

Itau 0

O banco possui quantas modalidades de conta PJ? Quatro: o Plano Adapt MEI, Adapt 1, Adapt 2 e Adapt 3.

Para quem as contas PJ estão disponíveis? As contas podem ser solicitadas por empresas constituídas como MEI, EI, EIRELI, LTDA, SA ou Condomínio. Sendo assim, podem ser empresas dos mais diversos tamanhos, lembrando que cada modalidade de conta se encaixa com o porte da empresa.

Os correntistas podem ter acesso a outras soluções para o seu negócio? Sim. Por exemplo: Empréstimo; Pagamentos e recebimentos; Renegociação; Cartão empresarial; Máquina de Adquirência e mais.

Saiba como solicitar, custos e demais detalhes sobre a Conta PJ acessando aqui.

Conta Pessoa Jurídica – Santander

4t20 resultado santander

O banco possui quantas modalidades de conta PJ? Seis: a Conta MEI, a Conta Digital Empresas, o Santander DUO, a Conta + Integrada 1, a Conta + Integrada 2, a Conta Integrada + Gestão de Empresas e a Conta Mais.

Para quem as contas PJ estão disponíveis? As contas podem ser solicitadas por empresas constituídas como MEI, EI, EIRELI, LTDA, SA ou Condomínio. Sendo assim, podem ser empresas dos mais diversos tamanhos, lembrando que cada modalidade de conta se encaixa com o porte da empresa.

Os correntistas podem ter acesso a outras soluções para o seu negócio? Sim. Por exemplo: Santander On Empresas; Programa Avançar; CoPiloto Santander; Máquina de Adquirência e mais.

Saiba como solicitar, custos e demais detalhes sobre a Conta PJ acessando aqui.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo lança programa de crédito a empresas

Rodrigo Mahbub Santana

Stone expande para PMEs e visa crescimento acelerado

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Paola Rocha Schwartz

Debêntures incentivadas continuam atrativas, diz Santander Brasil

Guia do Investidor

Como aumentar limite cartão: Caixa, Santander, Nubank e mais

Lara Donnola

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana