Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Copel avança rumo à privatização com convocação de Assembleia Geral Extraordinária

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Copel (CPLE6) deu um passo importante em direção à privatização ao aprovar, em reunião do conselho de administração realizada nesta quarta-feira, dia 7, a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre a reforma do estatuto da companhia. A AGE está agendada para o próximo dia 10 de julho. As alterações propostas têm como objetivo transformar a empresa em uma sociedade com capital disperso, sem acionista controlador, adotando o modelo de corporação.

De acordo com a proposta, nenhum acionista poderá exercer direitos correspondentes a mais de 10% do total de votos em cada deliberação. Essa estrutura é semelhante ao modelo adotado no processo de privatização da Eletrobras (ELET6). Além disso, o governo, que é o principal acionista, deverá ter direito a uma ação de classe especial Golden Share, mas esse direito estará condicionado à liquidação de uma potencial oferta de ações da companhia por meio de uma operação no mercado de capitais.

Leia mais  Copel (CPLE6): Copel Distribuição é registrada como companhia aberta na categoria B

Essa convocação da AGE representa um avanço significativo no processo de privatização da Copel. A transformação da empresa em uma sociedade com capital disperso busca atrair investidores e promover a competitividade no setor elétrico. Essa mudança também visa modernizar a gestão da empresa e estimular a eficiência operacional.

A privatização da Copel faz parte dos esforços do governo estadual para impulsionar o desenvolvimento econômico e promover investimentos no Paraná. A expectativa é de que a abertura de capital da empresa atraia investimentos significativos, proporcionando recursos para a expansão dos negócios e melhorias nos serviços prestados pela companhia.

A realização da AGE é um passo importante nesse processo, pois permitirá que os acionistas deliberem sobre as mudanças propostas no estatuto da Copel. A transformação em uma corporação com capital disperso oferece oportunidades de crescimento e fortalecimento da empresa, além de abrir caminho para uma maior participação do setor privado no segmento de energia elétrica.


Leia mais  Engie e Copel se juntam para participar de leilão de transmissão de energia
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ações da Tesla disparam e fusão entre companhias: confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

BlackRock compra mais ações da Copel

Márcia Alves

Radar altera sua posição acionária na Copel

Márcia Alves

Copel (CPLE6) teve um lucro de R$ 942,8 milhões em resultado 4T23

Márcia Alves

Programa de demissão voluntária da Copel alcança 1.437 adesões

Leonardo Bruno

As melhores? Copel, CSN e mais 3 ações ações são escolhas de analistas para comprar hoje

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário