Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Cyrela (CYRE3) entra na mira da CVM após denúncias de investidores

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A comissão de valores mobiliários está sempre de olho no mercado para evitar danos e problemas no mercado de capitais brasileiro, para tal, a autarquia está sempre atualizada no mercado e na opinião dos iinvestidores. Neste sentido, a Cyrela (CYRE3) vem recebendo uma atenção negativa por parte da CVM, após detalhes de uma operação que já se arrasta a dez anos chegar aos “ouvidos” da comissão.

O engenheiro Reynaldo Rosemberg e o arquiteto Renato Gurevich travam um litígio de 10 anos contra a construtora. A origem do litígio foi a negociação de um terreno em que foi erguido no início dos anos 2010 o Start Jardim Clube São Bernardo, um dos maiores empreendimentos da Cyrela no ABC Paulista.

Leia mais  Resultado 3T21: BR Malls, Cyrela, EZTEC, Trisul e Unicasa

A então parceria se estende, uma década depois, em processos judiciais, denúncias na Comissão de Valores Imobiliários (CVM) e um inquérito da Polícia Federal que apura a suspeita de eventuais crimes contra o mercado de capitais e contra o sistema financeiro nacional.

O inquérito na PF foi aberto a pedido do Ministério Público Federal a partir de uma denúncia dos dois empresários. Apura se a Cyrela feriu as leis das Sociedades Anônimas – “realizar operações simuladas ou executar outras manobras fraudulentas destinadas a manipular o preço das ações” (artigo 27-C da Lei 6.385/1976) ou dos Crimes contra o Sistema Financeiro – “inserir elemento falso” em balanço (artigo 10 da Lei 7.492/2986).

Na CVM, a apuração é sobre “a suspeita de que a insuficiente auditoria realizada [nos balanços da Cyrela de 2016 a 2018] tivesse como objetivo direto a manipulação das informações financeiras do grupo, de modo a alterar significativamente a percepção do mercado e influir na negociação de seus ativos na bolsa de valores”, conforme parecer da área técnica da CVM ao qual a Bloomberg Línea teve acesso.

Leia mais  Cyrela registra lucro líquido de R$ 164 milhões no 1T23, com leve alta de 1,1%

A investigação foi instaurada em 25 de abril deste ano.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Cyrela (CYRE3) realiza venda de participação na Cury (CURY3)

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa cai em maio: especialistas recomendam diversificação

Rodrigo Mahbub Santana

Big Techs impulsionam bolsa e inflação dos EUA: confira o resumo de hoje

Rodrigo Mahbub Santana

Cyrela, Brisanet e Usiminas anunciam distribuição de dividendos

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa fecha em alta, Vamos Locação (VAMO3) se destaca

Rodrigo Mahbub Santana

As ações mais recomendadas para comprar em Abril

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário