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De olho no B2B, Hermes Pardini anuncia lançamento de novo MarketPlace

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O mercado sempre se lembra das operações B2C, que expõe a relação entre os consumidores e as empresas. No entanto, existe outra vertente que também se destaca, e em muitos casos possui ainda mais relevância: o B2B.

A relação entre empresas é notória no cotidiano do mercado, e crucial para a existência de algumas operações essenciais para a saúde da economia e do mercado financeiro. Para se expor ainda mais neste movimento, a Hermes Pardini (PARD3) revelou ao mercado sua mais nova ambição.

Em busca de novas receitas, o Pardini, avaliado em R$ 2,7 bilhões, lança nesta quarta-feira, 28 de setembro, o marketplace da Pardis.

Segundo informações divulgadas pelo Neofeed, a empresa de distribuição foi criada na pandemia, inicialmente, para a entrega de testes rápidos de Covid-19, e opera sob o guarda-chuva da Lab to Lab, unidade de negócios B2B do grupo mineiro. Com a nova plataforma, cujo lançamento foi antecipado ao NeoFeed, o plano inicial do Pardini é ampliar seu share of wallet na base de 6,5 mil clientes ativos atendidos pelo Lab to Lab, em especial os laboratórios de pequeno e médio porte. Essa carteira inclui ainda clínicas, hospitais e os demais elos da cadeia de saúde.

“Hoje, com o Lab to Lab, nós só atingimos, em média, de 10% a 15% do bolso dos clientes que terceirizam o processamento dos seus exames conosco”, diz Fernando Ramos, diretor de negócios Lab to Lab do Grupo Pardini. “Com o Pardis e o marketplace, nós vamos começar a entrar nos 85% restantes.”

O projeto do marketplace começou a ser gestado no fim de 2021, em uma parceria com a VTEX. Como uma das etapas anteriores ao desenvolvimento e à validação da plataforma, a Pardis colocou os pés no digital com um e-commerce próprio. Desde 2021, esse e-commerce processou mais de 7 mil pedidos, para 2,2 mil laboratórios, em mil cidades, e faturou mais de R$ 30 milhões.

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Mais de 60% desses clientes fizeram mais de uma compra no canal. A partir desses números, o grupo entendeu que era a hora de dar o próximo passo em sua estratégia online. “Nós já somos um comprador muito relevante no mercado. Queremos colocar essa expertise e as negociações que temos para as nossas operações a serviço dos clientes”, afirma Ramos. “A ideia é deixar de ser apenas uma empresa de processamento de exames para atender essas companhias de ponta a ponta.” À frente do projeto, Mateus Moura, gerente-executivo de negócios do Pardis, acrescenta:

“Em geral, esse cliente não tem uma área de supply chain e sua jornada de compra é muito analógica e complexa”, diz. “No fim do dia, ele lida com muitos distribuidores para comprar o que precisa e tem rupturas nesse processo.”

Em um contraponto a esse modelo e em direção ao conceito de one stop shop, cada vez mais em voga no mercado, o marketplace B2B da Pardis nasce com um sortimento de 400 produtos. Até o fim do ano, a projeção é passar de 1,5 mil itens disponíveis. Hoje, a operação já conta com uma unidade em Vespasiano, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

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