Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Em SP, mais de 20 mil contribuintes têm inscrição estadual suspensa por inatividade presumida

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) suspendeu a inscrição estadual de 20.505 contribuintes do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por inatividade presumida. As notificações foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (1º). A suspensão ocorreu pela omissão consecutiva na entrega de Guias de Informação e Apuração do ICMS (GIA) relativas aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2022.

Com o objetivo de manter o cadastro de contribuintes atualizado e confiável, a Sefaz-SP continua rotineiramente efetuando a suspensão de contribuintes por inatividade presumida, em decorrência da falta de cumprimento das obrigações acessórias e do recolhimento do imposto, inclusive para evitar que as inscrições estaduais possam ser utilizadas de forma fraudulenta.

Leia mais  Imóveis de até R$ 1,5 milhão já podem ser financiados com FGTS

O contribuinte que desejar restabelecer a eficácia da inscrição tem prazo de 60 dias, contado a partir da data de publicação em Diário Oficial, para apresentar no Posto Fiscal Eletrônico (PFE) as declarações omissas, sob pena de cassação da eficácia de sua inscrição estadual, conforme prevê a Portaria CAT 95/06.

O restabelecimento da eficácia da inscrição será automático para o contribuinte que entregar as GIAs, sem a necessidade de comparecimento ao Posto Fiscal de vinculação do estabelecimento. A relação dos contribuintes com a inscrição estadual suspensa pode ser consultada no portal da Sefaz-SP, acessando o Catálogo de Serviços > CADESP > Mais Informações.

Confira o número de suspensões por região:

Delegacia Regional Tributária Contribuintes com inscrição suspensa por inatividade presumida
DRTC-I (São Paulo) 4.224
DRTC-II (São Paulo) 2.433
DRTC-III (São Paulo) 3.174
DRT-2 (Litoral) 724
DRT-3 (Vale do Paraíba) 737
DRT-4 (Sorocaba) 730
DRT-5 (Campinas) 1.398
DRT-6 (Ribeirão Preto) 1.106
DRT-7 (Bauru) 457
DRT-8 (São José do Rio Preto) 525
DRT-9 (Araçatuba) 386
DRT-10 (Presidente Prudente) 337
DRT-11 (Marília) 395
DRT-12 (ABCD) 749
DRT-13 (Guarulhos) 950
DRT-14 (Osasco) 1.235
DRT-15 (Araraquara) 300
DRT-16 (Jundiaí) 645
Total  20.505
Leia mais  Mulheres representam 69% dos cargos de liderança comunicacional

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  São Paulo inova: Ônibus gratuitos aos domingos a partir do dia 17
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Líder do PT pagava R$ 70 mil por semana ao PCC, diz Estadão

Guia do Investidor

Comércio paulista registra queda 35% na geração de empregos

Guia do Investidor

Feriado em SP: Bolsa de valores irá operar?

Lara Donnola

IPVA 2024 São Paulo: Veja calendário de pagamento

Guia do Investidor

Riscos econômicos para o futuro com a tarifa zero nos ônibus em SP

Autor Convidado

São Paulo inova: Ônibus gratuitos aos domingos a partir do dia 17

Miguel Gonçalves

Deixe seu comentário