Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Estudo mostra que o brasileiro enfrenta alta de 17% nos preços médios de itens no supermercado

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Cesta de compra nos varejistas diminui 15%. Gasto médio mensal subiu 9%

A Dotz, plataforma omnichannel de engajamento B2B2C, que integra milhões de usuários e empresas, verificou em sua recente análise, com base em dados sobre o comportamento dos clientes e nos números de 5 dos principais supermercadistas parceiros de varejo alimentar, que o consumidor perdeu poder de compra e está levando menos itens para casa na comparação entre maio deste ano e o mesmo período de 2021. Mesmo gastando os mesmos R$ 131 do ano passado em cada compra, a cesta diminuiu 15%, devido ao aumento de 17% no preço médio dos produtos. Consequente os clientes estão com uma frequência mais alta de ida às lojas, e elevaram em 9% o gasto médio mensal.

Leia mais  Em março, valor médio da Cesta Básica diminui em sete das oito cidades pesquisadas
image 90

A alta da inflação, de acordo com os dados da empresa, pode ser vista na análise dos produtos. Ao comparar o mesmo carrinho com itens básicos de abastecimento e alguns de conveniência, em maio de 2022 e no mesmo mês em 2021, a alta no preço foi de 11%, mas ele ficou 5% mais vazio.

image 91

 “Os clientes estão consumindo mais carnes suínas, essa foi a única categoria que apresentou alta na quantidade média de itens, e isso se deve à diminuição do preço médio”

explica Jonathas Mendes, head de dados da Dotz.

O especialista afirma ainda que o biscoito, por exemplo, foi impactado por uma grande diminuição de itens por cesta e aumento no preço médio, assim como o leite, que custou 39% a mais no valor e, consequentemente, 13% menos itens por cesta.

“Já o café segue sendo o mais impactado no preço médio, mas diferente do leite, podemos notar que não houve uma redução tão expressiva no consumo (-5%). Quando olhamos para açúcar, óleos e leite, mesmo considerados como itens básicos, foram produtos com a maior redução de consumo por clientes nos varejistas”

completa.

O Radar Dotz traz ainda uma relação dos itens que tiveram maior reijeição dos clientes, no período:

Leia mais  IPC-S atinge 0,32% na 3ª quadrissemana de abril, indica FGV
image 92

A compra de cerveja nos supermercados teve a maior redução, 12%, algo que pode ser explicado pelo fato de que, em 2021, muitos bares/restaurantes estavam fechados devido à pandemia, induzindo o consumo em casa. Neste ano, com a retomada das atividades desses estabelecimentos, os consumidores possuem outras opções além do varejista para o consumo dessa categoria de produto.

São Paulo sofreu mais com a inflação

O estudo da Dotz aponta que São Paulo é o mais impactado pela inflação nos varejistas parceiros da empresa. No estado, o consumidor acabou gastando mais no mês e levando menos produtos, se colocados os dados de maio deste ano, frente ao mesmo mês em 2021. O ticket médio aumentou 1%, a frequência subiu 12% e o gasto médio ficou 13% acima do ano passado. Quando analisado o preço médio, houve uma alta de 19% – a maior na comparação com Ceará (15%), Espírito Santo (12%) e Minas Gerais (15%). Enquanto a média de itens por cesta caiu 15% em São Paulo, ficando atrás somente do CE com queda de 18%.

Leia mais  Indicador P/EBIT: O que é?
image 93

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Argentina registra inflação de 2,7% em outubro, mas desacelera em relação a setembro

Rodrigo Mahbub Santana

IGP-M sobe 0,89% em maio

Guia do Investidor

Inflação acelera em maio por custos de saúde e combustíveis

Rodrigo Mahbub Santana

IPC-S atinge 0,32% na 3ª quadrissemana de abril, indica FGV

Paola Rocha Schwartz

Valor da cesta básica ultrapassa os R$ 1.000 no Rio de Janeiro

Guia do Investidor

Etanol sobe 3,33% em Fevereiro: média nacional é de R$ 3,713 por litro

Guia do Investidor

Deixe seu comentário