Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Primeiro ETF de Ouro será lançado no Brasil, pela XP

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Nesta quarta-feira, 16, a XP Inc irá lançar o primeiro ETF – exchange traded fund – atrelado ao ouro do Brasil. De acordo com a corretora, o produto tentará replicar o preço do ouro em dólar por meio do ativo offshore iShares Gold Trust, que é gerido pela BlackRock. As cotas serão compostas por, no mínimo, 95% do seu patrimônio.

Portanto, a valorização do ETF não dependerá apenas da variação do preço do ouro, mas também da cotação do dólar.

Além disso, o índice de referência será o LBMA Gold Price, da London Bullion Market Association. Ou seja, uma referência mundial para o acompanhamento do preço da commodity.

Dessa forma, o ETF será aberto aos investidores de varejo e terá um investimento mínimo em torno de R$ 10. O produto, que será negociado na B3 (B3SA3) sob o ticker GOLD11 terá 0,30% ao ano de taxa de administração.

De acordo com Fabiano Cintra, especialista em fundos da XP, o novo produto dá ao investidor uma nova forma de investir no metal. Hoje, as opções para tal investimento se resumem a fundos, contratos de ouro e a compra efetiva do metal físico.

“O ETF oferece vantagens como facilidade de negociação, preço em tela e liquidez intradiária, além de buscar seguir um índice de referência amplamente conhecido e transparente”

Assim sendo, este é o segundo ETF lançado pela XP. No dia 30 de novembro, a corretora lançou o ETF XFIX11, que tem por objetivo replicar o IFIX – índice de fundos imobiliários da B3.

Leia mais  WEST3: Comprar ou Vender Ações da Westwing hoje?

O ouro como proteção

Naturalmente, o ouro é considerado um dos ativos mais seguros da economia mundial. Pois, além de ser um ativo físico, lastreia a reserva monetária de várias economias ao redor do globo.

Dessa forma, o ouro acaba assumindo a posição de reserva de valor em momento de crise e instabilidade financeira. Portanto, se valoriza bastante em momentos descrentes do mercado acionário e dos títulos de dívida de um país.

O dólar também pode assumir essa função, entretanto, como também sujeita-se a crises, o ouro acaba sendo o preferido.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  XP impede clientes de sacarem criptomoedas com encerramento da XTAGE

Leia mais

BlackRock reduz participação na Bradespar

Márcia Alves

Nubank lança dois novos ETFs

Márcia Alves

BlackRock lucra US$ 1,5 bi no 2T24 e supera expectativas

Paola Rocha Schwartz

BlackRock compra ações da Azul (AZUL4)

Márcia Alves

BlackRock eleva participação na Alpargatas

Márcia Alves

Itaú BBA elogia originalidade da Vivara, mas a coloca em revisão

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário