Continua após o anúncio
O Itaú está entre os bancos que cobram a taxa PIX para pessoas jurídicas, assim como outras agências bancárias padrão, por exemplo Santander e Bradesco. Mas além dessas taxas, vamos descobrir se fazer PIX com cartão de crédito Itaú é possível? Esse já é uma função diferente do popular meio de pagamento. Acompanhe o post e entenda como funciona: as taxas, se tem juros, entre outras questões.
Índice de conteúdo
O que é PIX com cartão de crédito?
Em geral, não é o método de pagamento mais utilizado: ou as pessoas fazem o PIX padrão, ou então, usam o cartão de crédito diretamente. Mas essa acaba sendo uma solução para quem precisa fazer uma transferência, mas está sem saldo na conta. Além disso, é possível também parcelar o PIX quando os bancos tem esse tipo de pagamento por crédito.
Para fazer isso, normalmente os bancos permitem com que o cliente use soluções de crédito para realizar o PIX. Assim, quando a pessoa for efetuar o pagamento, existe a opção de escolha entre realizar um PIX tradicional, com o saldo da conta ou pelas opções de crédito. Logo, a cobrança é feita como se fosse uma compra no cartão, recebendo na fatura do mês e podendo parcelar.
E saiba que quem receberá o PIX não ficará no prejuízo. A pessoa recebe o dinheiro na hora, que nem um PIX normal, sem nem saber que veio do cartão de crédito.
Entretanto, mesmo com toda essa praticidade, é necessário cuidar ao utilizar o PIX com cartão de crédito. Isso porque, diferente do PIX normal, direto da conta corrente, esse tipo de PIX cobra juros e IOF.
É possível realizar PIX com cartão de crédito Itaú?
A princípio, em Janeiro de 2022, foram divulgadas algumas notícias informando que estava na agenda do Itaú oferecer serviços de crédito para o cliente realizar um PIX, como feito pelo Santander ou Nubank. Até a data de publicação dessas notícias, o Itaú pretendia ser o pioneiro nessa função, e o mercado veria como revolucionário e com potencial para balançar com a indústria dos cartões.
Entretanto, por mais que essa notícia tenha saído nos portais, até o presente momento, um ano depois da divulgação, vemos que essa função ainda não existe no app do banco Itaú. Com isso, concluímos que não é possível realizar PIX com cartão de crédito Itaú.
Mas, não paramos por aqui. Por mais que o Itaú não ofereça o pagamento por PIX via crédito, ainda assim, o PIX tradicional, direto da conta corrente ou poupança do banco, não é a única forma que o banco entrega para efetuar a transferência.
Sendo assim, o Itaú oferece um sistema chamado Open Finance, ou Open Banking, e o cliente pode realizar um PIX a partir dessa função.
Veja outros bancos que fazem Pix com Cartão de Crédito
O que é Open Finance?
Primeiramente, o Open Finance é apresentado como uma iniciativa gratuita, fácil e segura que o Itaú entrega para que o cliente controle suas finanças. Essa iniciativa então permite com que ele compartilhe os seus dados entre as instituições que participam. Assim, pode gerenciar as finanças e movimentações bancárias em um lugar só, e pode receber ofertas de produtos e serviços pelo perfil dele.
Ou seja, a tradução de Open Finance já diz: Sistema Financeiro Aberto. Sendo assim, esse conjunto de regras e tecnologias é autorizado pelo Banco Central do Brasil. O cliente Itaú pode decidir quando e com qual das outras instituições que participam ele vai querer compartilhar para fins e prazos específicos.
Até o momento atual, são 18 instituições que podem compartilhar dados com os clientes Itaú. Entre elas, temos o Nubank, o Bradesco (somente para PF), Santander, Mercado Pago, Next, PicPay, Banco do Brasil, e outros.
Agora, sabendo o que é Open Finance, dá para entender melhor como funciona o PIX pelo banco Itaú. Como dizemos antes, a transferência pode ser feita com o saldo da conta corrente, conta poupança ou você pode pagar com o saldo que possui em outro banco.
Passo a passo para utilizar
Usar o Open Finance para fazer PIX é bem simples. Veja o passo a passo abaixo. As imagens foram retiradas do próprio Itaú.
- Primeiramente, você deve entrar no app do banco Itaú e clicar em “Pix“.
- Dentro da área Pix, você deve clicar em “transferir“, que fica logo abaixo de “transações”
- Em seguida, você deve indicar para quem é a transferência. Pode ser para um contato já salvo ou então para um novo.
- Com isso, é só escolher a chave Pix de quem vai receber a transferência (caso seja um contato já salvo) ou então colocar uma chave Pix nova, que pode ser o número do CPF, celular, e-mail, copia e cola, aleatória, QR Code, etc.
- Depois disso, você deve indicar de onde sairá o valor do pagamento. Então, deverá clicar na terceira opção, “pagar com outra instituição via Open Finance”.
- A próxima tela pede para que você escolha com qual banco deseja pagar o valor. Nessa, você deve selecionar o de sua preferência – no exemplo, selecionamos um banco fictício, o banco “SemprePay”
- Com o banco selecionado, o próximo passo é colocar o valor que deseja pagar para a outra pessoa.
- Depois de inserir o valor, você deverá conferir se todos os dados estão corretos: o valor a ser pago, o tipo de pagamento (via Pix), a data e de qual banco sairá o valor.
- Após inserir sua senha, o Itaú irá processar sua transferência. Feito isso, irão te redirecionar para o aplicativo do outro banco solicitado, no caso do exemplo, o Banco SemprePay
- Depois de clicar em “continuar agora”, você irá para o app do outro banco, e lá deverá realizar uma autenticação para que o pagamento seja permitido.
- Por fim, basta revisar os dados, e se estiver tudo certo, basta confirmar, digitar sua senha, e pronto.
Veja contas que possuem Pix com cartão de crédito
Mais informações sobre o Open Finance
Como vimos, não é possível fazer Pix com o cartão de crédito Itaú, nem contratar serviços de crédito para realizar esse serviço. Apesar do banco ter demonstrado o interesse em oferecer esse serviço, até o momento, a ideia não seguiu adiante.
Entretanto, vimos também que o Open Finance se mostra como uma boa função para aqueles que podem não ter o dinheiro na conta Itaú no momento e desejam fazer o pagamento por Pix utilizando o saldo de outra conta, deixando mais fácil de controlar todas as finanças do cliente em um lugar só.
No mais, o cliente que desejar participar do Open Finance pode escolher com quais bancos e instituições quer compartilhar seus dados. A autorização para o acesso vale por 12 meses, mas pode ser alterada a qualquer momento.
Além disso, todo esse processo, desde a implementação do Open Finance até o consentimento do cliente é grátis. Ou seja, você não precisa pagar nenhuma taxa, seja para adesão, seja para realização dos pagamentos, entre outras.
Ainda, ao compartilhar seus dados dos outros bancos com o Itaú, faz com que eles conheçam melhor seu perfil financeiro, e então podem entregar um atendimento mais personalizado. Então, além de ser uma opção para quando você precisar realizar um pagamento, o Open Finance também pode te agregar como consumidor.
Por fim, as informações compartilhadas são as seguintes:
- Dados pessoais e empresariais: como nome, telefone, CPF
- Dados transicionais: movimentação da conta corrente, cartão de crédito, histórico de empréstimos, financiamentos e faturamento.
Com esses dados, você já fica apto para fazer um Pix utilizando o saldo de suas outras contas bancárias!
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.