Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

FedNow e Pix: O que o Brasil ensina aos EUA sobre pagamentos instantâneos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Anunciado em 2019, o pagamento instantâneo FedNow entrou em atividade na última quinta-feira (20). O sistema é similar ao pix brasileiro e promete agilizar o processo de transferência nos Estado Unidos. Segundo o Federal Reserve, Banco Central norte-americano, usuários poderão transferir recursos a qualquer hora em todos os dias do ano (24/7/365). Esta primeira fase de implantação será limitada para 35 bancos e cooperativas de crédito, além de uma área do Departamento do Tesouro.

“O FedNow é uma promessa de transformação do sistema financeiro americano, que enxerga no modelo brasileiro uma inspiração para criar um serviço ágil, acessível e seguro para todos. Assim como o pix, o pagamento instantâneo dos EUA tem potencial para sustentar a economia e levar mais cidadãos para o sistema bancário”, avalia Cristiano Maschio, especialista em tecnologia e CEO da coretech Qesh.

Em seu terceiro ano de vida, o pix se estabeleceu como um dos meios de pagamento mais usado pelos brasileiros. Em 2022, totalizou 24 bilhões de transações, respondendo a 29% das transações realizadas. De acordo com o Banco Central do Brasil, o número de chaves pix ativas chegou a 625 milhões em junho deste ano.

Leia mais  Lula agrotóxicos: Governo bate recorde na liberação

Para Maschio, a exemplo do que acontece no Brasil, o FedNow deve ampliar a inclusão financeira de cidadãos norte-americanos.

“Quem está fora do sistema financeiro tradicional, enfrentando dificuldades para receber ou enviar dinheiro, poderá se beneficiar do sistema, movimentando seus recursos com praticidade e segurança”.

O especialista aponta outras experiências do Brasil com o pagamento instantâneo que podem inspirar os Estados Unidos a melhorar sua própria infraestrutura de pagamentos e conquistar usuários.

Interoperabilidade: O pix no Brasil permite pagamentos e transferências instantâneas entre diferentes bancos e provedores de serviços de pagamento, independentemente da instituição financeira do usuário. Esse aspecto é essencial para a adoção generalizada e conveniência.

Baixo custo: Transações pix costumam ser mais econômicas do que métodos de pagamento tradicionais, como transações com cartão de crédito. Isso pode encorajar mais pessoas a usar o sistema e reduzir a dependência de transações em dinheiro.

Medidas de segurança: O Brasil implementou medidas robustas de segurança para proteger usuários contra fraudes e acesso não autorizado. Tais protocolos garantem que usuários se sintam mais confiantes ao usar serviços de pagamento instantâneo.

Leia mais  Quase metade da população está endividada na região Sudeste

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Canadá se torna 9º principal destino das exportações brasileiras

Fernando Américo

TRPL4 e TRPL3 mudam de ticker para ISAE4 e ISAE3

Fernando Américo

Taxação dos super-ricos: impactos reais devem ser considerados

Fernando Américo

Reforma tributária vai impactar a rotina de empresas de todo o Brasil

Fernando Américo

Pix é utilizado por 90% da população adulta do país em apenas 4 anos

Fernando Américo

Panvel registra recordes em relatório do 3T24

Fernando Américo

Deixe seu comentário