Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

FedNow e Pix: O que o Brasil ensina aos EUA sobre pagamentos instantâneos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Anunciado em 2019, o pagamento instantâneo FedNow entrou em atividade na última quinta-feira (20). O sistema é similar ao pix brasileiro e promete agilizar o processo de transferência nos Estado Unidos. Segundo o Federal Reserve, Banco Central norte-americano, usuários poderão transferir recursos a qualquer hora em todos os dias do ano (24/7/365). Esta primeira fase de implantação será limitada para 35 bancos e cooperativas de crédito, além de uma área do Departamento do Tesouro.

“O FedNow é uma promessa de transformação do sistema financeiro americano, que enxerga no modelo brasileiro uma inspiração para criar um serviço ágil, acessível e seguro para todos. Assim como o pix, o pagamento instantâneo dos EUA tem potencial para sustentar a economia e levar mais cidadãos para o sistema bancário”, avalia Cristiano Maschio, especialista em tecnologia e CEO da coretech Qesh.

Em seu terceiro ano de vida, o pix se estabeleceu como um dos meios de pagamento mais usado pelos brasileiros. Em 2022, totalizou 24 bilhões de transações, respondendo a 29% das transações realizadas. De acordo com o Banco Central do Brasil, o número de chaves pix ativas chegou a 625 milhões em junho deste ano.

Leia mais  Reforma Tributária: conheça 7 pontos importantes sobre a proposta

Para Maschio, a exemplo do que acontece no Brasil, o FedNow deve ampliar a inclusão financeira de cidadãos norte-americanos.

“Quem está fora do sistema financeiro tradicional, enfrentando dificuldades para receber ou enviar dinheiro, poderá se beneficiar do sistema, movimentando seus recursos com praticidade e segurança”.

O especialista aponta outras experiências do Brasil com o pagamento instantâneo que podem inspirar os Estados Unidos a melhorar sua própria infraestrutura de pagamentos e conquistar usuários.

Interoperabilidade: O pix no Brasil permite pagamentos e transferências instantâneas entre diferentes bancos e provedores de serviços de pagamento, independentemente da instituição financeira do usuário. Esse aspecto é essencial para a adoção generalizada e conveniência.

Baixo custo: Transações pix costumam ser mais econômicas do que métodos de pagamento tradicionais, como transações com cartão de crédito. Isso pode encorajar mais pessoas a usar o sistema e reduzir a dependência de transações em dinheiro.

Medidas de segurança: O Brasil implementou medidas robustas de segurança para proteger usuários contra fraudes e acesso não autorizado. Tais protocolos garantem que usuários se sintam mais confiantes ao usar serviços de pagamento instantâneo.

Leia mais  CEO da Magalu afirma que empresa voltou a rentabilidade

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Confiança da Construção se mantém relativamente estável em junho
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste em abril

Fernando Américo

GWM divulga lançamento de carro a hidrogênio no Brasil em 2025

Márcia Alves

Brasil subiu em ranking dos principais destinos de investimentos

Márcia Alves

Sem orçamento, PIX pode parar de funcionar: entenda

Paola Rocha Schwartz

Bancos estimam investir R$ 47,4 bilhões em tecnologia em 2024

Guia do Investidor

Brasil amplia relações comerciais com a China

Guia do Investidor

Deixe seu comentário