Guia do Investidor
2022 ford f 150 lightning side view - carro
Notícias

Fim do Petróleo? Volkswagen e Ford se movimentam na eletrificação

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

As grandes montadores estão se movimentando no processo de eletrificação dos seus veículos. Será o fim do mercado de veículos a combustão? Confira mais agora!

A evolução e os veículos elétricos

A tendência da sociedade humana é evoluir. Assim, não é difícil perceber os padrões evolutivos na sociedade capitalista. Afinal, a cerca de 20 anos, quem imaginaria que iríamos viver em um mundo digital, integrado, trabalhando e estudando por um computador?

O avanço tecnológico é importante, e é vetor de avanços da sociedade em si.

Para os novatos na teoria dos clássicos econômicos, irei introduzir a teoria schumpeteriana, que demonstra claramente a relação do progresso tecnológico com a quebra dos paradigmas dos ciclos econômicos.

Segundo Joseph Schumpeter, a inovação é o método de alcançar desenvolvimento econômico. Pois, apenas a inovação pode dar a economia o fôlego necessário para iniciar um novo ciclo produtivo. Em outras palavras, pense neste seguinte exemplo:

A Apple lança todos os anos um novo modelo de seu Iphone. Que sempre causa uma verdadeira euforia no mercado. Contudo, um consumidor, que estivesse com um aparelho celular, em seu pleno estado de funcionamento, compraria um novo modelo exatamente igual ao que já possui?

A inovação funciona como ferramenta de geração de valor numa cadeia produtiva. Assim, trazendo novos clientes e movimentando a economia.

Pensando nisso, não é surpresa ver as grandes montadoras de veículos estarem investindo no processo de eletrificação de seus veículos.

Volkswagen e Ford no processo eletrificação

Primeiramente, a maior montadora do mundo, a Volkswagen (VOW3), a anunciou que não irá mais investir no desenvolvimento de motores a combustão, seja a gasolina ou a diesel.

Segundo a informação do Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen, em entrevista à Automobilwoche, a montadora alemã continuará apenas atualizando e revisando os atuais motores a combustão a gasolina e diesel de forma a torná-los mais eficientes. O motivo dessa medida é que a multinacional vai investir pesado na fabricação e produção de carros elétricos.

A empresa, recentemente já havia anunciado seus planos para liderar o setor de veículos elétricos. No entanto, agora parece ter tomado a decisão definitiva, mudando todo seu foco de desenvolvimento para o processo de eletrificação, que demonstra realmente a tendência de atualização do mercado automotivo nas próximas décadas.

Além da empresa, a Ford (FDMO34), que recentemente saiu do Brasil, é outra montadora que já começa a atuar firme na competição do mercado de eletrificação.

A montadora lançou na última semana um novo modelo de uns dos seus veículos mais populares: a picape F-150 Lightning. Contudo, dessa vez, um modelo totalmente elétrico. O mercado americano parece ter aceitado bem a novidade, e a empresa anunciou que quase 45 mil unidades da picape foram encomendadas nas primeiras 48 após o lançamento.

O mercado de veículos elétricos parece ter vindo para ficar. Portanto, é bom ficar de olho em seus investimentos para não perder as próximas grandes oportunidades que este mercado irá oferecer.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

BNDES financiará carros elétricos da Volkswagen com R$ 500 mi

Guia do Investidor

Buscas por SUVs elétricos usados aumentam 204% em 2023 no Brasil

Guia do Investidor

Governo Lula vai elevar em até 35% preços de carros elétricos em 2024

Guia do Investidor

O protecionismo econômico e os carros elétricos: um golpe na eletrificação nacional

O fim dos carros elétricos?: Governo vai aumentar imposto sobre importação da categoria

Leonardo Bruno

Carros elétricos X a combustão: economia pode chegar a quase 80%; confira os cálculos

Guia do Investidor

Deixe seu comentário