Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Foz do Amazonas pode tornar Brasil quinto maior produtor de Petróleo do mundo, se Marina deixar e Lula quiser

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas é um assunto polêmico no Brasil. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, tem demonstrado preocupação com os impactos ambientais dessa exploração e defendido uma abordagem mais criteriosa na análise de concessão de licenças.

Por outro lado, a Petrobras, que detém 100% das áreas exploratórias, acredita na aprovação das licenças e busca investir nessa nova fronteira para continuar crescendo.

O Ibama tem negado pedidos de perfuração na Foz do Amazonas, e a exigência de uma Avaliação Ambiental Estratégica pode levar à suspensão da licença da Petrobras. No entanto, as reservas estimadas na região podem ser significativas, chegando a até 30 bilhões de barris de óleo do tipo leve.

Leia mais  Vai subir? Petrobras pode aumentar valor dos combustíveis em 16% ainda nesta semana

Os vizinhos Suriname e Guiana têm obtido resultados promissores na exploração de suas reservas em águas profundas, o que alimenta o interesse das petroleiras na região.

A Petrobras, buscando compensar o declínio na exploração das bacias de Campos e Santos, vê na Margem Equatorial uma oportunidade de aumentar a produção brasileira e, assim, fazer o Brasil entrar no top 5 dos maiores produtores mundiais.

No entanto, Marina Silva defende que a Petrobras priorize a transição para os combustíveis verdes e utilize o dinheiro do petróleo para essa mudança. Além disso, organizações ambientalistas como Greenpeace e WWF também se opõem à exploração das áreas.

O governo brasileiro enfrenta um dilema: explorar a Margem Equatorial, gerando bilhões em arrecadação e potencialmente levando desenvolvimento aos estados do Norte e Nordeste, ou preservar a região e focar na transição energética? A disputa promete ser acirrada e colocar à prova as políticas ambientais do país.


Leia mais  Presidente do conselho de administração da Petrobras (PETR4) convoca reunião extraordinária
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa inicia em queda junto à Vale e Petrobras em negativas

Paola Rocha Schwartz

Petrobras assina memorado para projeto de eólica offshore no RN

Márcia Alves

FMI piora previsão fiscal do Brasil, vê alívio após governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa em queda na abertura, enquanto B3 e Vale registram alta

Paola Rocha Schwartz

Preço da gasolina aumenta 0,7% na semana e atinge quase R$8

Paola Rocha Schwartz

Petrobras firma acordos para cessão de campos inativos

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário