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Ganhou o leilão, mas perdeu na bolsa: O céu e o inferno da Ecorodovias

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A companhia Ecorodovias (ECOR3) passou por muitas emoções nos últimos dias. A companhia saiu vencedora do leilão rodoviário do Noroeste Paulista – um ativo relevante que reúne 660 quilômetros de estradas que interligam cidades como São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos.

Apesar de se sair vencedora, a companhia parece ter perdido em outro importante jogo: o da bolsa de valores. Logo após o anúncio, a ação da Ecorodovias começou a desabar e fechou o pregão de sexta-feira em queda de 12%, perdendo quase meio bilhão em valor de mercado. O problema: o preço pago pela concessão.

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A companhia tenta se recuperar nesta manhã, em alta de 2,20%, mas ainda não recupera as perdas acumuladas na última semana.

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A oferta da Ecorodovias equivale a um terço do market cap da companhia e foi tão acima dos lances iniciais dos concorrentes que o leilão não foi para o viva-voz. A Ecorodovias ofereceu uma outorga de R$ 1,24 bilhão, enquanto a CCR ofereceu R$ 753 milhões, e o Pátria apenas R$ 321 milhões. A ação refletiu duas preocupações iniciais do mercado: se a Ecorodovias, que já está alavancada, terá de fazer uma oferta de ações; e se, no preço pago, o negócio será capaz de gerar valor para a companhia.

O que dizem os analistas?

Nas contas do BTG Pactual, para atingir um retorno real desalavancado de 9% a Ecorodovias vai precisar de uma economia de 20% no opex e 15% de eficiência no capex, além de uma curva de tráfego 5% acima do projetado na licitação.

“Desafiador, mas viável”, escreveram os analistas Lucas Marquiori e Fernanda Recchia, que ainda esperam mais detalhes das contas da empresa mas mantiveram a recomendação de ‘compra’.

Para o BTG, os dados do tráfego do ativo e o fato de já existir pedágios na rodovia diminuem o risco de demanda e garantem geração de receita desde o primeiro dia, o que ajuda a mitigar pressões de capex.

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