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GOL e LATAM acusadas de cartel na ponte aerea
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Gol processa Latam por tentativa de apropriação de aeronaves e tripulantes

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A Gol Linhas Aéreas (GOLL4) entrou com uma ação judicial contra a Latam Airlines, acusando a rival de tentar se apropriar indevidamente de seus recursos em meio à situação financeira delicada enfrentada pela empresa.

Documentos apresentados à Justiça americana revelam que a Gol alega que a Latam enviou cartas a parceiros comerciais da Gol, questionando sobre o aluguel de aeronaves da Boeing e procurando por pilotos brasileiros com experiência na operação dessas aeronaves.

A Gol afirma que tais ações da Latam ocorreram logo após a Gol entrar com um pedido de recuperação judicial no Chapter 11, o que teria colocado a empresa em uma posição de vulnerabilidade. Segundo a Gol, a Latam teria enviado uma carta aos parceiros comerciais da Gol no dia seguinte à entrada da empresa no Chapter 11, buscando informações sobre a aquisição de aeronaves Boeing 737.

Disputa judicial entre Gol e Latam se intensifica

A Gol argumenta que essa atitude da Latam configura uma tentativa de interferência em seus negócios e possivelmente viola as regras de proteção da concordata. A empresa solicitou à Justiça americana permissão para investigar mais a fundo essas supostas solicitações da Latam.

Por outro lado, a Latam negou veementemente as acusações da Gol. A empresa afirmou que sua busca por aeronaves narrow body se deve a problemas na cadeia de suprimentos que afetam a disponibilidade de aeronaves Airbus e Boeing. A Latam destacou que, embora tenha operado aeronaves Boeing até 2014, atualmente opera apenas uma fração do mercado dessas aeronaves.

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Os advogados da Latam argumentam que as acusações da Gol são infundadas e que é a Gol que está tentando interferir nos negócios da Latam. A disputa entre as duas empresas ocorre em um momento de turbulência no setor aéreo devido à crise econômica provocada pela pandemia.

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Enquanto a Gol busca superar suas dificuldades financeiras, obtendo aprovação para utilizar um empréstimo emergencial de US$ 950 milhões, a Latam busca esclarecer sua posição e negar qualquer tentativa de se aproveitar da situação da concorrente. A batalha entre as duas gigantes do setor aéreo promete continuar enquanto ambas buscam garantir sua sobrevivência em um ambiente econômico desafiador.

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Vou perder meus voos da GOL com recuperação judicial da empresa?

Com a agitação do mercado, consumidores que já possuem passagens previamente compradas começam a se preocupar quanto à prejuízos em eventuais adiamentos ou até cancelamentos de viagens.

Especialistas na área de Recuperação Judicial, entretanto, adiantam que o momento não é para pânico. “Em princípio, não há motivos para alardes. A recuperação judicial, ainda mais no Estados Unidos, é um procedimento bastante comum e diversas outras empresas já passaram por isso, sem grandes impactos em suas operações. Não me parece que o simples fato de a empresa requerer esse procedimento deva causar preocupações aos consumidores brasileiros”, explica Giulia Panhóca, advogada associada do escritório Ambiel Advogados e especialista em Direito Empresarial.

Na mesma linha, o especialista em Direito Empresarial e sócio do Godke Advogados, Fernando Canutto, endossa que se o consumidor já tiver passagens compradas com a GOL, o risco de ficar sem voo é baixo. “Quanto a um cancelamento de voo, não posso dizer que é impossível, mas é altamente improvável que haja impacto imediato. A maioria das companhias aéreas continua a honrar as reservas durante o processo de reestruturação”, destacou o advogado, ressaltando ser mais provável que haja alterações em horários ou rotas do que cancelamentos totais de voos.

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