Continua após o anúncio
A Intelbras (INTB3), empresa brasileira com 46 anos de história, divulga seu Relatório de Sustentabilidade orientado pelas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O material destaca os principais resultados alcançados pela companhia nos âmbitos ambiental, social e de governança corporativa referentes ao ano fiscal 2020.
O Relatório apresentado pela Intelbras corresponde ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020. Este documento reflete os impactos da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo.
“Nesse relatório, reconhecemos a importância de comunicar nossos esforços e conquistas em relação à gestão social, ambiental e de governança. A Intelbras não mediu esforços para garantir a saúde e a segurança de seus colaboradores, apoiar seus parceiros e reforçar ainda mais seu compromisso: ser uma empresa inovadora e sempre próxima”, comenta Altair Silvestri, CEO da Intelbras.
Índice de conteúdo
Sempre próxima: a cultura Intelbras
Os destaques do relatório estão associados às práticas e ao compromisso da Intelbras com seus colaboradores, parceiros e a sociedade como um todo.
Em 2020, apesar do contexto desafiador da pandemia da Covid-19, a empresa priorizou a preservação dos empregos e desenvolveu uma série de iniciativas para a proteção da saúde, segurança, física e emocional de seus colaboradores, além de ações voltadas aos parceiros, políticas ambientais, ações de governança por meio de diferentes projetos.
Negócios de uma forma sustentável
A empresa está investindo em sistemas de monitoramento ambientais e energia limpa. Foi inaugurada a usina fotovoltaica instalada no teto da filial de São José, que conta com 4 mil módulos solares e com isso a empresa já deixou de consumir 689.258,4kWh. Isso significa que cerca de 90 toneladas de CO2 deixam de ser enviadas para a atmosfera.
“Com relação à agenda Environmental, Social and Governance (ESG), dispomos de um Comitê de Sustentabilidade que tem atuado para mitigar impactos e maximizar a geração de valor para nossos públicos. Contamos com uma robusta governança e, no aspecto ambiental, buscamos constantemente o uso eficiente de recursos, bem como aprimorar a logística reversa de nossos produtos”, afirma Altair Silvestri, CEO da Intelbras.
O compromisso com os impactos ambientais se estende para fora da Intelbras. Por meio de um programa de logística reversa, a empresa recebe os produtos que não são mais utilizados pelos consumidores, proporcionando aos equipamentos um descarte correto.
Inovação e Tecnologia a Serviço da Sociedade
A inovação faz parte da Intelbras como uma empresa que acredita na proximidade, proteção e sustentabilidade através de soluções que atendam o país como um todo.
Em 2020 foram lançados 276 novos produtos, dentro de um portfólio de 1.300 produtos e soluções para residências, condomínios, casas inteligentes, empresas de todos os portes, indústrias, agronegócio, entre outros mercados.
Além disso, cada uma das unidades de negócio tem equipes dedicadas à pesquisa e desenvolvimento, através de soluções desenvolvidas para a realidade brasileira.
A Intelbras é uma empresa nacional que desenvolve e produz câmeras térmicas capazes de detectar sintomas de Covid-19, como a febre, gerar alertas de forma automática e acionar sistemas de alarme, controle de acesso ou avisos na tela do operador.
“Devido à natureza de nossos negócios — e com a expertise que temos, pudemos apoiar a sociedade no combate à Covid-19. A tecnologia foi amplamente utilizada em vários locais, como aeroportos, supermercados, pontos turísticos e bancos, em conformidade com os protocolos de combate à pandemia”, complementa o CEO.
Além disso, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), foi desenvolvida uma tecnologia para monitoramento de pacientes na UTI capaz de captar reações e otimizar o atendimento.
Desenvolvimento de pessoas
Num ano tão difícil para milhares de famílias que se viram em condições delicadas, tanto social como economicamente, a Intelbras aumentou a disponibilidade de seus conteúdos e cursos gratuitos no formato EAD (online), a fim de oferecer oportunidades de qualificação profissional para toda a sociedade.
Com isso, a empresa ofereceu em 2020 mais de 570 conteúdos multimídias, incluindo vídeos e lives, com uma média de 30 mil acessos ao mês. Em 2020, mais de 184 mil parceiros participaram dos treinamentos e tiveram 96,80% de satisfação (entre notas boas e excelentes).
“Os treinamentos e conteúdo multimídia foram cruciais para manter nossos parceiros engajados e seguros na superação dos desafios de 2020. Nossa missão é transformar a maneira como as pessoas se comunicam, se conectam, se protegem e se transformam, para isso nada melhor do que oferecermos cada vez mais pilares de inclusão e capacitação”, explica Susana Brockveld, Diretora de Marketing e Comercial da Intelbras.
Além disso, a Intelbras atua em parceria com instituições de ensino de todo o Brasil para facilitar o acesso ao conhecimento dos parceiros. Entre essas parcerias vale destacar as oito unidades do Senai, onde foram montados 18 laboratórios técnicos para o desenvolvimento prático através das soluções.
“As pessoas e famílias são impactadas diretamente pela relação com a Intelbras. Isso porque vivem da instalação de produtos/prestação de serviços e porque apoiamos sua formação e a continuidade da qualificação conforme as tecnologias avançam oferecendo a maior parte dos cursos de forma gratuita”, conta a Diretora.
A Intelbras também reforçou seu compromisso de proporcionar um ambiente que gere oportunidades aos colaboradores. Para isso, foram criadas iniciativas de desenvolvimento, análise de desempenho e valorização. Em 2020, foram investidos mais de 35 mil horas em treinamento e em eventos de capacitação.
Segundo o relatório, a capacitação e apoio às lideranças também contribuiu para manter a proximidade com todos, prezando pela comunicação, transparência e suporte durante todo o ano de 2020.
Todas as iniciativas desenvolvidas são focadas nos colaboradores, parceiros, clientes e sociedade, buscando uma comunicação muito empática com o momento vivido. Foram produzidos conteúdos relevantes, transmitidos de uma forma sensível e leve, entendendo as principais necessidades que cada perfil precisa, sendo o mais assertivo possível na comunicação com seus stakeholders.
“Há mais de 18 anos, estamos entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Em 2020, figuramos mais uma vez no ranking Great Place to Work Brasil, Santa Catarina, Minas Gerais e Amazonas. Tais reconhecimentos são apenas um reflexo da nossa política de gestão de pessoas, que reforça a essência da Intelbras: estar sempre próxima”, afirma Dione Quadros, Gerente executiva de gestão de pessoas da Intelbras.
Para conferir o Relatório de Sustentabilidade 2020 completo basta acessar o site: ri.Intelbras
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.