Guia do Investidor
lula 27671682
Notícias

Lula diz que “empresas devem seguir o pensamento do governo”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou críticas contundentes à Vale na terça-feira (27), destacando o histórico da empresa em desastres ambientais e o abandono de projetos estratégicos. Lula acrescentou que a Vale não detém a propriedade do Brasil. Em seguida, o líder político afirmou que as empresas brasileiras devem alinhar-se ao pensamento do governo brasileiro, sem especificar se estava se referindo apenas às empresas em que a União possui participação ou a todas as empresas do país. “A Vale não pode pensar que ela é dona do Brasil, não pode pensar que ela pode mais do que o Brasil. Então o que nós queremos é o seguinte: empresas brasileiras precisam estar de acordo com aquilo que é o pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro. É isso que nós queremos”, declarou.

Leia mais  Aumento de impostos: Governo Lula já criou várias formas de arrecadar mais

Lula participou de uma entrevista no programa “É Notícia”, da RedeTV, transmitido na noite de terça-feira (27). Durante a entrevista, o presidente foi indagado sobre a sucessão na Vale, com especulações nos bastidores indicando que o governo estava envolvido na indicação do ex-ministro Guido Mantega, visando aumentar sua influência sobre a empresa. O político afirmou que não abordaria a seleção da diretoria da empresa, no entanto, iniciou uma série de críticas à Vale. “A Vale está tendo um problema no estado do Pará, está tendo um problema no estado de Minas Gerais. A Vale não pagou as desgraças que eles causaram em Brumadinho, não construiu as casas que prometeram. Criaram uma fundação para cuidar e agora a Vale agora fica fazendo a propaganda como se fosse a empresa que mais cuida desse país”, disse.

Lula afirma que o PIB brasileiro crescerá 3% em 2024

Lula mencionou o crescimento de aproximadamente 3% no ano passado, ecoando uma estimativa previamente anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os dados oficiais do Produto Interno Bruto (PIB) serão divulgados na próxima sexta-feira, dia 1º. “Nós vamos crescer mais do que qualquer previsão. Vamos chegar 3% ou um pouco mais de crescimento esse ano. E por que que nós vamos crescer? Porque as coisas estão acontecendo. Você pode pegar qualquer área do governo, qualquer área, escolha uma área. Em todas as áreas, a gente está investindo o dobro do que foi investido no governo do outro cidadão. O dobro”, afirmou.

Leia mais  Os Ministros de Lula: Futuro Presidente revela seus escolhidos

Dividendos da Vale (VALE3) podem chegar a 14% em 2024

A Vale (VALE3) enfrenta uma série de desafios em meio a uma conjuntura difícil. Apesar das questões envolvendo o preço do minério de ferro, a desaceleração econômica na China e os desastres ambientais em Mariana-MG e Brumadinho-MG, os analistas projetam que a posição de caixa da empresa se manterá sólida em 2024. Além disso, no cenário mais otimista, os dividendos da Vale poderiam atingir até 14%.

Os analistas de mercado observam que os dividendos robustos da Vale parecem não ter atingido o final de seu ciclo. Apesar da possibilidade de redução nos próximos dois a cinco anos, os dividendos ainda podem ser consideráveis quando comparados a outras empresas listadas na Bolsa de Valores.

Os efeitos do preço do minério e da situação econômica na China sobre os dividendos da Vale

De acordo com Felipe Paletta, sócio-fundador e analista da Monett, a perspectiva é de estabilidade para o preço do minério de ferro em 2024, mantendo-se acima de US$ 100 por tonelada. Ele ressalta que, apesar das adversidades macroeconômicas na China, a commodity permanece em um nível atraente. Isso reforça a ideia de que a Vale e as mineradoras australianas ainda exercem um forte controle sobre a oferta de minério no mercado.

Leia mais  Resultados da Vale (VALE3) no 2T22 serão divulgados em Julho: veja data
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa inicia com queda de 0,03%, Vale e Eletrobras recuam

Paola Rocha Schwartz

Bolsa abre sem direção com ataques de Irã e VALE3 registra alta

Paola Rocha Schwartz

Dólar atinge máxima em seis meses com tensões no Oriente Médio

Rodrigo Mahbub Santana

Bolsa abre em oscilação e queda, PRIO3, PETR4 e VALE3 em alta

Paola Rocha Schwartz

Popularidade de Lula apresenta queda em quatro estados

Paola Rocha Schwartz

Vale pode apresentar resultados ruins no 1T24

Márcia Alves

Deixe seu comentário