Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Mais impostos: setor de Games agora é alvo de taxação do Governo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Projeto de lei prevê imposto extra para indústria de games no Brasil, gerando debates e incertezas no setor.

O governo brasileiro está estudando a possibilidade de aplicar um imposto extra à indústria de games no país. O projeto de lei em fase de elaboração prevê a regulamentação do setor e poderá incluir essa taxa, semelhante à discutida para jogos de azar.

O senador Irajá, relator do PL, explicou que a viabilidade da contribuição está sendo avaliada em parceria com a Receita Federal.

O setor de games tem um grande potencial de crescimento e criação de empregos, e a aprovação do projeto é aguardada com expectativa. No entanto, a possibilidade de um imposto extra tem gerado preocupações e debates sobre seu impacto no mercado de jogos.

Imposto extra para indústria de games no Brasil gera discussões e incertezas no setor

O governo brasileiro está estudando a possibilidade de implementar um imposto extra para a indústria de games no país.

Leia mais  Inflação nos EUA supera projeções e pode afetar mercados

O projeto de lei (PL) 2796/2021, que visa estabelecer o marco legal para o setor de jogos eletrônicos e jogos de fantasia, está em fase de elaboração e pode incluir essa taxa. A proposta foi revelada pelo relator do PL, o senador Irajá (PSD-TO), em entrevista ao portal Broadcast/Estadão.

De acordo com o senador, a taxa em discussão com a Receita Federal é semelhante à que está sendo avaliada para o segmento de jogos de azar.

Assim como nesse caso, a ideia é criar uma contribuição de intervenção no domínio econômico (Cide) para os jogos eletrônicos. A viabilidade dessa contribuição está sendo analisada em parceria com o órgão responsável pela arrecadação de impostos.

O PL 2796/2021 já está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mas o senador Irajá pediu mais tempo para consultar a Fazenda e a Receita antes de seguir com a discussão. Ele prevê que a resposta seja dada em breve e que o tema seja pautado nas próximas semanas.

Atualmente, as empresas do setor de games pagam impostos como as companhias de outros segmentos, com base no lucro real ou presumido.

Leia mais  GWM divulga lançamento de carro a hidrogênio no Brasil em 2025

A regulamentação proposta no PL tem como objetivo trazer mais segurança jurídica para a indústria e espera-se um crescimento significativo do setor após sua implementação. O senador Irajá acredita que o mercado de games no Brasil possa ser quintuplicado.

O PL 2796/2021, de autoria do deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), abrange tanto os jogos eletrônicos quanto os jogos de fantasia, como o Cartola e o Rei do Pitaco.

Em 2022, os jogos de fantasia, como Cartola e Rei do Pitaco, movimentaram R$ 70 milhões no Brasil e geraram 5 mil empregos diretos. A expectativa é a de que o crescimento seja de 300% nos próximos quatro anos e crie 20 mil postos de trabalho diretos.


Nos siga no Google News
Leia mais  Ambipar (AMBP3) anuncia nomeação de novos conselheiros

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Impactos da demissão de Prates e mais: Confira o resumo dia

Rodrigo Mahbub Santana

BEEF3: Ações da Minerva disparam na Bolsa

Márcia Alves

Brasil terá maior imposto de importação do mundo, diz Aliexpress

Márcia Alves

Governo Federal prorroga pagamento de tributos no RS

Márcia Alves

Petrobras e as perspectivas futuras sob intervenção política

Paola Rocha Schwartz

GPS Participações adquire 100% do Grupo GRSA

Márcia Alves

Deixe seu comentário