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Marisa (AMAR3) também sofre com ciclo de juros e amarga prejuízo de R$ 64 milhões no 2T23

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A Marisa Lojas (AMAR3), varejista renomada, divulgou seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2023 (2T23), reportando um aumento no prejuízo líquido em comparação com o mesmo período do ano anterior. A empresa explicou que os resultados foram impactados principalmente pela redução de receita e margens operacionais no varejo, além do resultado operacional negativo do Mbank.

Aumento no Prejuízo Líquido no 2T23

Conforme o relatório divulgado, a Marisa Lojas apresentou um prejuízo líquido de R$ 63,4 milhões no 2T23, um montante 82,1% superior ao mesmo período de 2022. Por outro lado, o prejuízo líquido pró-forma, que leva em consideração ajustes, foi de R$ 3,1 milhões, o que representa uma redução de 91,1% em relação ao ano anterior.

Desempenho do Ebitda e Receita Líquida

O Ebitda ajustado, que mede o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, foi negativo em R$ 36,7 milhões no 2T23, em comparação com um resultado positivo de R$ 11 milhões no 2T22.

A receita líquida da varejista somou R$ 555,1 milhões no segundo trimestre deste ano, registrando uma queda de 25% em relação ao mesmo período de 2022.

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Impacto nas Margens e Despesas Operacionais

O lucro bruto atingiu R$ 222,2 milhões no 2T23, apresentando um recuo de 30,4% em relação ao mesmo período de 2022. A margem bruta foi de 40% no 2T23, refletindo uma queda de 3,1 pontos percentuais em relação à margem do 2T22.

As despesas operacionais totalizaram R$ 290 milhões no 2T23, registrando uma redução de 0,6% em relação ao mesmo período de 2022.

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Indicadores Financeiros-Chave (2T23):

Indicador Valor (R$ milhões) Variação (%) 2T22
Prejuízo Líquido (R$ mi) -63,4 +82,1
Prejuízo Líquido Pró-Forma (R$ mi) -3,1 -91,1
Ebitda Ajustado (R$ mi) -36,7
Receita Líquida (R$ mi) 555,1 -25,0
Lucro Bruto (R$ mi) 222,2 -30,4
Margem Bruta (%) 40 -3,1 p.p.
Despesas Operacionais (R$ mi) 290 -0,6

Estratégias para Mitigar Impactos

A Marisa Lojas enfrentou um cenário desafiador no 2T23, resultando em um aumento significativo no prejuízo líquido. A empresa atribuiu essa situação à redução de receita e margens operacionais no varejo, além do impacto negativo do resultado operacional do Mbank.

A companhia informou ter adotado estratégias para mitigar esses impactos, incluindo a racionalização do investimento em marketing e a revisão de políticas de frete. Além disso, a empresa destacou que o Ebitda do canal digital apresentou um desempenho positivo pela primeira vez após vários trimestres.

A Marisa Lojas continua a enfrentar desafios em um ambiente de varejo competitivo e está trabalhando para otimizar suas operações e melhorar seu desempenho financeiro.

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