Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Mercado reduz estimativas de inflação para 2022 para 5,60%, 17ª redução seguida

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

As expectativas dos analistas econômicos, capturadas na Pesquisa Focus, continuam apontando para melhora das expectativas de inflação em 2022 e 2023.

Contudo, a mediana das projeções de IPCA para este ano, de 5,60%, está acima do teto da meta, de 5,0% (centro da meta de 3,5%). Para 2023, a mediana das projeções, de 4,94%, também está acima do teto da meta de inflação, de 4,75% (centro da meta de 3,25%).

Para 2024, o IPCA projetado pelos analistas oscilou de 3,43% para 3,50%, distanciando-se da meta de 3,0% para aquele ano, mas ainda assim, abaixo do teto (4,5%).

Por mais que o foco do Banco Central, nas decisões mais recentes de juros, tenha migrado para o horizonte de 2023 e início de 2024, avaliamos que essa leve piora nas expectativas de IPCA para 2024 não irá alterar as percepções do Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne nesta semana e não deverá alterar a Selic e nem o comunicado da reunião anterior.

A sinalização prospectiva do Banco Central deverá continuar sendo de manutenção da Selic por “período suficientemente prolongado”, diante dos riscos existentes.

Leia mais  Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Essa visão é reforçada pelo Focus no que tange às expectativas de Selic, que apontam queda para 11,25% em 2023.

No que tange às expectativas de PIB, o Focus oscilou de 2,71% para 2,76% neste ano, e de 0,59% para 0,63% em 2023. A nosso ver, os dados mais recentes de atividade econômica, especialmente no setor de serviços, têm corroborado pela melhora das percepções, para o terceiro e quarto trimestres deste ano, o que deve gerar um carregamento (carry-over) maior para 2023, motivo pelo qual os analistas também têm revisado suas projeções para o crescimento do próximo ano.

Avaliamos que o crescimento brasileiro apresentará desaceleração já a partir desde segundo semestre, respondendo aos efeitos defasados da política monetária e ao cenário global mais adverso. Contudo, também reconhecemos que os dados de curto prazo têm surpreendido.


Leia mais  Expectativas de inflação no Brasil para o 2º semestre de 2022
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras pode criar joint venture para atuar no mercado de etanol até 2025

Rodrigo Mahbub Santana

Tensões entre Ucrânia e Rússia impulsionam alta do petróleo

Rodrigo Mahbub Santana

Anuncio do pacote fiscal pode ser feito na próxima semana

Rodrigo Mahbub Santana

Gol dispara 20% e Petrobras tem leve alta em dia de volatilidade na B3

Rodrigo Mahbub Santana

BCE descarta impacto de tarifas de Trump nas perspectivas de inflação da Europa

Paola Rocha Schwartz

Número de falências dispara 50% em 2024 e empresas enfrentam desafios

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário