
- Dasa (DASA3) subiu mais de 8% após o balanço do primeiro trimestre.
- Bancos destacaram melhora operacional e avanço das margens da Rede Américas.
- Alavancagem e geração de caixa ainda seguem como principal preocupação do mercado.
As ações da Dasa (DASA3) operavam em forte alta nesta quarta-feira após o mercado reagir positivamente aos sinais de recuperação operacional apresentados no balanço do primeiro trimestre.
Por volta das 12h35, os papéis subiam 8,60%, cotados a R$ 3,41, entre os maiores ganhos da Bolsa no pregão.
Margens e eficiência animaram mercado
Segundo o Bradesco BBI, os resultados foram positivos, com crescimento robusto da receita e expansão relevante das margens operacionais.
Além disso, o banco destacou melhora consistente do momentum operacional e maior previsibilidade dos resultados ao longo de 2026.
Nesse cenário, a instituição manteve recomendação neutra para o papel, porém com viés mais positivo diante do avanço operacional e do potencial de melhora adicional nas estimativas.
Rede Américas mostrou avanço
A melhora da Rede Américas também chamou atenção dos analistas.
O Goldman Sachs destacou que a margem Ebitda recorrente da operação hospitalar subiu para 14,2%, avanço de 2 pontos percentuais frente ao trimestre anterior.
Enquanto isso, a receita líquida da divisão cresceu 8% na comparação trimestral, reforçando os ganhos operacionais observados nas unidades hospitalares.
Além disso, a operação apresentou forte contribuição do capital de giro para geração de caixa no trimestre.
Dívida ainda preocupa bancos
Por outro lado, a alavancagem continua sendo o principal ponto de atenção para o mercado.
Segundo o Goldman, a dívida líquida ajustada aumentou aproximadamente R$ 230 milhões no trimestre, pressionada principalmente pelo crescimento das contas a receber e piora do capital de giro.
Com isso, a relação entre dívida líquida e Ebitda permaneceu próxima de 3,1 vezes.
Mesmo assim, bancos como Itaú BBA e Morgan Stanley também destacaram melhora operacional relevante tanto da operação principal quanto da Rede Américas.