
- Lançamentos de imóveis caíram 4,9% no primeiro trimestre
- Vendas seguiram crescendo no mercado imobiliário
- Construtoras mantêm postura mais cautelosa com novos projetos
MRV (MRVE3), Cyrela (CYRE3), Direcional (DIRR3) e outras construtoras seguem no radar do mercado após o setor imobiliário registrar queda nos lançamentos, mas avanço nas vendas no primeiro trimestre.
Segundo levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), os lançamentos de imóveis caíram 4,9% na comparação anual. Apesar disso, as vendas continuaram crescendo no período.
Vendas seguem sustentando setor
O resultado reforça a percepção de que a demanda imobiliária continua resiliente mesmo em um cenário de juros ainda elevados no Brasil.
Além disso, o desempenho das vendas ajuda a reduzir estoques das incorporadoras e melhora a geração de caixa das companhias listadas na Bolsa.
O mercado também interpreta o movimento como um sinal de maior disciplina operacional das empresas, que passaram a lançar projetos com mais cautela após períodos de pressão nos custos e no crédito.
Juros ainda limitam novos projetos
Apesar da melhora comercial, o nível elevado da Selic continua afetando decisões de novos lançamentos no setor.
Construtoras seguem priorizando projetos com maior retorno financeiro e menor risco de execução enquanto aguardam maior previsibilidade para o mercado de crédito imobiliário.
Enquanto isso, investidores continuam monitorando o comportamento dos juros, da renda e da inadimplência, fatores considerados decisivos para o desempenho das incorporadoras nos próximos trimestres.