Vale comprar?

Renner, Smartfit e Mercado Livre vão bombar em 2025? BTG analisa cenário para as ações do varejo brasileiro

Banco mantém uma postura seletiva, recomendando ações de empresas com baixa alavancagem financeira e bom momento operacional

Renner, Smartfit e Mercado Livre vão bombar em 2025? BTG analisa cenário para as ações do varejo brasileiro Renner, Smartfit e Mercado Livre vão bombar em 2025? BTG analisa cenário para as ações do varejo brasileiro Renner, Smartfit e Mercado Livre vão bombar em 2025? BTG analisa cenário para as ações do varejo brasileiro Renner, Smartfit e Mercado Livre vão bombar em 2025? BTG analisa cenário para as ações do varejo brasileiro
vagas trainee renner emprego renda
vagas trainee renner emprego renda

O setor varejista brasileiro tem mostrado sinais de recuperação em 2025, com o índice de ações do varejo subindo 8% em maio e acumulando alta de 34% no ano. Para o BTG Pactual, a melhora é atribuída à diminuição da aversão ao risco por parte dos investidores e a fundamentos mais sólidos das empresas, em um cenário macroeconômico favorável.

“A combinação da melhora dos fundamentos das empresas e o melhor momento macroeconômico — particularmente o crescente consenso em torno do fim do ciclo de aperto monetário no Brasil — ajuda a explicar o desempenho superior”, destacam os analistas do BTG.

O banco observa que o valuation atual do setor, com uma mediana de P/L de 12,6x, está abaixo da média histórica de 17x dos últimos 14 anos, indicando potencial de valorização.

Além disso, as projeções de lucro para 2025 foram revisadas positivamente para várias empresas, incluindo Renner (LREN3), Mercado Livre (MELI34), Vivara (VIVA3) e Smartfit (SMFT3).

Por exemplo, o consenso para o lucro líquido da Renner em 2025 está 5% acima das estimativas de abril, após uma série de revisões negativas no ano passado.

“Enquanto os múltiplos não estão mais em níveis de crise, permanecem razoáveis, especialmente quando se considera o potencial macroeconômico para taxas mais baixas em 2026”, afirmam os analistas.

Diante desse cenário, o BTG Pactual mantém uma postura seletiva, recomendando ações do varejo com baixa alavancagem financeira e bom momento operacional. As principais escolhas incluem Mercado Livre, Smartfit, C&A, Renner, Grupo Mateus e Azzas.

“Com sinais de recuperação das margens e melhor alavancagem operacional em alguns nomes selecionados, vemos espaço para novas revisões positivas de lucro ao longo do ano”, concluem os analistas.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.