Continua após o anúncio
Metaverso como entrar e investir? O metaverso é um mundo virtual que os usuários podem explorar usando avatares personalizados.
Nesse sentido, ele se estende além dos jogos e permite que os visitantes interajam virtualmente e experimentem várias atividades em tempo real.
- O Metaverso é uma rede de mundos virtuais 3D focados na conexão social.
- Ao entrar no Metaverso, as oportunidades são infinitas. Bancos, viagens, festas, reuniões e assim por diante estão todos em andamento. Você pode tomar uma bebida com alguns de seus amigos e assistir ao jogo de futebol no Metaverso.
- Uma das grandes empresas que já entraram no metaverso realizando eventos ou comprando espaço é a Samsung.
- A Disney também está buscando entrar no mercado de NFTs e metaverso como a samsung.
Índice de conteúdo
O que é Metaverso?
Especialistas acreditam que o Metaverso agora representa uma oportunidade única de receita de US$ 1 trilhão.
O Facebook foi quem usou a palavra Meta pela primeira vez nos últimos anos mudando o nome da empresa.
A princípio, muitos achavam que era para fugir da má publicidade que estava recebendo na época. Isso pode ser verdade do ponto de vista do tempo, no entanto, a mudança de nome reflete muito mais para onde o mundo está indo ou onde está o foco.
Nesse meio tempo, principalmente nos últimos cinco meses, não se fala em outra coisa no mercado financeiro a não ser em Metaverso.
Enquanto que esse conceito não chamava a atenção dos especialistas do mundo, que tinham pensamentos de “Como as pessoas podiam viver a vida em uma realidade alternativa?”.
Todavia, muitos passaram agora a buscar e tentar entender como funciona esse novo mercado e como ele pode ser aplicado no mundo real.
Agora todos se perguntam como entrar no Metaverso e investir nesse mercado?
Metaverso como entrar e entender melhor?
O Metaverso é uma rede de mundos virtuais 3D focados na conexão social. Ou seja, você colocaria um par de óculos com fones de ouvido conectados a eles. Com seu telefone ou computador também conectado a eles e está tudo pronto! Os usos são infinitos.
Mas como entrar no Metaverso e nesse mundo virtual?
Nos últimos três anos, empresas como Google, Apple, Facebook, Microsoft e Amazon gastaram bilhões na criação desse Metaverso.
Por exemplo, digamos que você estivesse escolhendo entre dois navios de cruzeiro. Ambos indo para dois destinos diferentes.
Você colocaria esse fone de ouvido e podia andar pelo convés dos navios, ver os diferentes andares, ver quais atividades eles tinham e ver seu quarto.
Então, você poderia sair e ver os diferentes portos e descer do navio para ver o que havia para fazer. Além disso, pode até sentar e apreciar o pôr do sol.
Obviamente, o cheiro e o vento não estariam lá, então não é o mesmo que o real. No entanto, imagine poder escolher entre dois cruzeiros estando virtualmente nos navios! Isso ajudaria na sua decisão?
Por outro lado, que tal ir a uma reunião de equipe com outros sete funcionários. Estão todos trabalhando em casa e colocam seus óculos.
Você pode olhar ao redor da mesa e ver todas as outras pessoas. Você pode ver seu amigo, seus braços, suas expressões faciais e literalmente parecem que estão na sala juntos.
Entrar no Metaverso: oportunidades e possibilidades infinitas
Ao entrar no Metaverso, as oportunidades são infinitas. Bancos, viagens, festas, reuniões e assim por diante estão todos em andamento. Você pode tomar uma bebida com alguns de seus amigos e assistir ao jogo de futebol no Metaverso.
Você poderá ir à loja online e experimentar uma roupa enquanto se olha no espelho. Que tal não precisar mais usar a opção de bate-papo em um site; em vez disso, e se alguém que você puder ver estiver pronto para ajudá-lo no site?
Se você tem um filho com idade entre 8 e 17 anos, provavelmente já ouviu falar da plataforma online Roblox.
As crianças já estão entendendo esse conceito e estão comprando a ideia. Elas abrem hamburguerias, jogam tênis, arrumam o cabelo e visitam as casas 3D uma das outras.
Embora nos perguntemos quando e com que rapidez isso irá evoluir, muitas das pessoas que conhecem essa área afirmam que isso já é realidade ou será realidade nos próximos dois anos.
A tecnologia melhorará rapidamente e, em três a cinco anos, começará a se tornar normal. Então, a pergunta que fazemos é Metaverso como entrar?
O mercado e o Metaverso
O enorme poder computacional necessário para a criação e velocidade torna os microchips e processadores extremamente valiosos.
Esses setores tiveram um desempenho fenomenal nos últimos dois anos e, na minha opinião, devem continuar a fazê-lo se o Metaverso estiver aqui para ficar.
As empresas de nuvem também estão realmente entrando nesse negócio do lado comercial, investindo bilhões em sua infraestrutura.
No lado do uso pessoal, muitas empresas estão despejando bilhões no Metaverso.
O Facebook nos deu o que eles acreditam que será o seu próprio Metaverso quando anunciaram a mudança no nome da empresa no ano passado.
A Roblox está envolvendo as crianças na criação de seus próprios jogos e permitindo que outros jovens joguem os jogos dos outros, como mencionado anteriormente.
Há muitas pequenas empresas surgindo também, e algumas delas podem ser eventualmente adquiridas por empresas maiores.
A infraestrutura é o que leva tempo para ser construída e é por isso que essas empresas maiores podem estar muito à frente hoje em comparação com as empresas menores.
Samsung faz ação especial no metaverso
Uma das grandes empresas que já entraram no metaverso realizando eventos ou comprando espaço é a Samsung.
A gigante de tecnologia sul-coreana sediou o evento usando a Decentraland, um mundo virtual focado em criptos que os usuários podem criar, explorar e negociar.
O jogo, um dos muitos games com metaverso, funciona através de um navegador de desktop.
Os usuários criam um avatar no qual podem navegar pelo mundo virtual movido na blockchain usando mouse e teclado.
Assim, o evento ocorreu no Samsung 837X, um edifício virtual que a Samsung construiu no jogo projetado para ser uma réplica de seu principal centro de experiência em Nova York.
O prédio fica o tempo todo acessível para entrar, porém, o acesso não era tão simples ou intuitivo como se imaginava.
Para entrar no evento você tinha que ir ao pequeno mundo da Samsung na Decentraland através de um teletransporte.
Havia uma grande fila de pessoas na entrada principal do edifício, contudo, as pessoas estavam lutando para entrar em vão.
Alguns usuários estavam fazendo seus avatares pularem na cabeça de outras pessoas enquanto subiam para a frente da fila, mas isso não ajudava.
As portas não abriam e o chat estava novamente cheio de pedidos de ajuda.
Em resposta a CNBC a Samsung disse que:
“Infelizmente, um problema técnico em um dos reinos da Decentraland impediu que algumas pessoas acessassem o evento. Assim que soubemos do problema, informamos a comunidade via Twitter e redirecionamos nossos visitantes para uma nova entrada.”
Como pode ver, apesar de ser algo em crescimento, o metaverso ainda precisa ser melhorado e aprimorado, contudo a popularização do mesmo é algo notório.
Disney está pronta para entrar no mercado de NFTs e Metaverso
A Disney também está buscando entrar no mercado de NFTs e metaverso como a samsung.
A empresa conhecida por seus filmes infantis e de super-heróis, buscou em fevereiro por um especialista para ajudar a desenvolver a ideia da empresa relacionada a NFTs.
A oferta era para um gerente de desenvolvimento de negócios, que iria atuar em uma equipe de Experiências Digitais, bem como que “liderará os esforços da Disney no espaço NFT”.
A descrição do trabalho listava que os candidatos devem ter “paixão por categorias digitais e NFT”, bem como um mínimo de cinco anos de experiência em licenciamento ou desenvolvimento de negócios.
O ex-CEO Bob Iger descreveu a oportunidade para a Disney em NFTs como “extraordinária”.
Em janeiro, ele disse ao New York Times que previa que a tecnologia explodiria, já que as pessoas os colecionavam “como cartões de beisebol”.
A Disney também registrou os direitos de uma patente que usa conceitos do metaverso e que a possibilita fazer atrações interativas e personalizadas para visitantes dos parques temáticos.
Leia essa notícia na íntegra aqui.
McDonald’s entra no metaverso
A McDonald’s também está buscando entrar nesse novo conceito do metaverso.
A rede de fast-food comemorou o Ano Novo lunar no metaverso. A rede lançou uma experiência imersiva e interativa usando uma coleção de designs de animais do zodíaco chinês.
Para celebrar o Ano Novo Lunar, a Mc junto com Humberto Leon, co-fundador da Opening Ceremony, lançou uma coleção especial para a data.
Na época, ahamada de “McDonald’s Hall of Zodiacs: 2022 Lunar New Year with Humberto Leon” podiam entrar na exibição realista nas plataformas AltspaceVR e Spatial.
Além disso, eles também podiam observar os animais do zodíaco e até receber leituras do horóscopo que ofereciam previsões sobre o que está por vir.
O acesso à exposição ficou aberta até 15 de fevereiro.
“Estamos empolgados em alcançar nossos fãs de uma maneira significativa que capture a essência do Ano do Tigre mostrando bravura, força e confiança por meio da arte, enquanto aproveita uma experiência digital que os atende em espaços que eles gostam”.
Disse Elizabeth Campbell, sênior diretor de engajamento cultural do McDonald’s na época.
Walmart no metaverso
Até a Walmart busca de forma conservadora, entrar no metaverso.
A maior rede de super mercados do mundo, parece estar se preparando para um passo no metaverso.
Não é de se espantar, já que como vimos, empresas de todo o mundo estão de olho nesse novo nicho.
Pedidos de registro de marcas recentes indicam que a empresa está procurando estabelecer suas próprias NFTs e criptos.
A gigante registrou várias marcas em dezembro, sugerindo planos para começar a vender produtos virtuais, incluindo eletrônicos, brinquedos, eletrodomésticos, equipamentos esportivos, vestuário e muito mais.
Além disso, também há a possibilidade de oferecer aos clientes uma moeda digital, bem como a oportunidade de comprar e vender NFTs.
Enquanto isso, outro aplicativo detalha “serviços de treinamento físico” e “aulas na área de saúde e nutrição” que podem ocorrer em realidade aumentada e virtual;
Conforme apontado pela Bloomberg, o Walmart também registrou marcas para os nomes “Verse to Home”, “Verse to Curb” e “Verse to Store”, uma dica de que o Walmart pode estar preparando uma experiência de compra virtual.
“O Walmart está continuamente explorando como as tecnologias emergentes podem moldar futuras experiências de compras”, disse a porta-voz do Walmart, Carrie McKnight, ao The Verge.
“Não temos mais nada para compartilhar hoje, mas vale a pena notar que rotineiramente registramos pedidos de marca registrada como parte do processo de inovação.”
Metaverso como entrar e investir nessa tendência?
Existem três maneiras pelas quais você pode investir no Metaverso:
- 1 – Compre tokens do Metaverso
- 2 – Compre tokens não fungíveis (NFTs) no jogo
- 3 – Compre terrenos virtuais no metaverso (também vendidos como NFTs)
Passo 1: Crie uma carteira de moedas cripto
Cada compra, bem como com mercadorias físicas, requer uma carteira cheia de dinheiro. Assim sendo, você precisa criar uma carteira digital e carregá-la com criptos para investimentos no metaverso.
A carteira de moedas cripto mais popular globalmente é a MetaMask. Coinbase e Binance também são boas opções.
A maioria dos NFTs são baseados em Ethereum, então é melhor comprar a criptomoeda Ether (ETH) com real ou alguma outra moeda tradicional.
Lembre-se que as taxas na rede Ethereum são bem altas, então caso você não tenha tanto para investir, uma ótima alternativa é a Binance Smart Chain, que também possui bons projetos e tem taxas muito mais baratas.
Passo 2: Abra uma conta em uma plataforma
Depois de criar e configurar sua carteira, você agora precisa escolher uma exchange para realizar suas compras.
A mais famosa e uma das mais confiáveis é a Binance. Nela você pode comprar diversos tokens associados ao metaverso.
Entre os tokens do metaverso mais procurados estão o MANA, a moeda do metaverso Decentraland; SAND a moeda do metaverso Sandbox, e o AXS, a moeda do metaverso Axie Infinity.
Em alguns jogos você pode também comprar terras ou itens exclusivos que serão usadas no próprio jogo.
Para comprar você precisará escolher um jogo e conectar sua carteira ao game.
Por exemplo, acesse Decentraland para comprar imóveis virtuais, Axie Infinity para personagens e terrenos, Sandbox para comprar/vender criações artísticas, etc.
Você também pode criar uma conta no OpenSea.io para negociar todos os seus NFTs em um mercado paralelo ao jogo.
Bons projetos Metaverso para investir
Vamos analisar alguns bons projetos para investir nesse mercado crescendo do metaverso.
Projetos Metaversos em redes blockchain são alimentados por tokens fungíveis – tokens que são divisíveis e podem ser trocados mutuamente.
Com o token, o usuário pode comprar terrenos virtuais ou roupas para avatares. Além disso, os usuários também podem negociar os tokens por outras moedas.
Certas criptos do Metaverso também permitem que os proprietários votem em decisões dentro de uma plataforma do Metaverso. Como, por exemplo, decisões financeiras ou econômicas do projeto.
Teoricamente, à medida que o valor dos ativos digitais aumenta, também aumenta o valor de seus tokens associados.
Abaixo estão os tokens do Metaverso listados em ordem decrescente por tamanho de capitalização de mercado (valor de mercado).
Decentraland (MANA) – Com um valor de mercado de cerca de US$ 5.3 bilhões no momento da publicação, o token MANA da Decentraland alimenta o Metaverso Decentraland e é usado como meio de troca no mercado da plataforma.
Axie Infinity (AXS) – Ao contrário do MANA da Decentraland, que é usado para comprar bens e serviços digitais, o token AXS da Axie Infinity é um token de governança.
Existem planos futuros para modificar o token AXS para que possa ser usado para comprar bens e serviços digitais no Axie Infinity.
O seu valor de mercado no momento da publicação é US$ 4.6 bilhões
The Sandbox (SAND) – O Sandbox é focado em um Metaverso de conteúdo gerado pelo usuário, muito parecido com o Roblox.
SAND é um token de utilidade, governança e staking. Quem tem os token podem usá-lo para comprar bens e serviços digitais, votar em iniciativas propostas no The Sandbox e apostar seu SAND para ganhar mais recompensas.
Seu valor de mercado no momento da publicação é de US$ 4.2 bilhões
O futuro do Metaverso
As empresas investidas no Metaverso estão gastando milhões de dólares para convencer os clientes de que o Metaverso está chegando.
Mas isso dará início a uma era de adoção em massa e interação digital sem barreiras ou será um produto de nicho, reservado para jogadores e futuros entusiastas de tecnologia? Só o tempo irá dizer.
Por enquanto, os investidores interessados no Metaverso devem explorar esse mercado afim de encontrar bons projetos.
Conheça mais projetos do metaverso e games NFT em nossa categoria especial
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.