Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Nível de Incerteza da Economia no Brasil dispara e entra em “faixa desfavorável”, aponta FGV

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas subiu 4,1 pontos em outubro, para 110,9 pontos, levando o indicador de volta à faixa desfavorável, superior aos 110 pontos, da qual havia se afastado desde junho.

“A alta da incerteza em outubro foi influenciada principalmente por fatores externos como o conflito no Oriente Médio e, em menor grau, pelas eleições na vizinha Argentina. Ambos os componentes do indicador subiram, com a maior influência dada pelo componente de Mídia, que mede o nível de incerteza através das notícias econômicas. O componente de Expectativas subiu motivado pelo aumento modesto das dispersões para as previsões da inflação 12 meses à frente, influenciado pelo impacto do conflito, mesmo que temporário, no preço do barril de petróleo e a possibilidade de um menor espaço para o corte das taxas de juros no Brasil. O cenário internacional desafiador vem gerando volatilidade do indicador desde agosto, interrompendo a sequência de quedas que vinham ocorrendo desde abril”, afirma Anna Carolina Gouveia, economista da FGV IBRE.

Leia mais  Pesquisa revela que Brasil já supera Estados Unidos no uso de carteiras digitais

Em outubro, o componente de Mídia subiu 4,1 pontos, para 111,8 pontos, contribuindo positivamente com 3,6 pontos para a evolução do índice agregado. O componente de Expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, subiu 0,5 ponto, para 103,1 pontos, contribuindo positivamente com 2,4 pontos.

Acesse aqui o Press Release


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Florestas públicas serão concedidas para gerar crédito de carbono

Agência Brasil

Produção industrial cresce 0,9% em março, diz IBGE

Agência Brasil

Juros de cartão de crédito sobem e atingem 421,3% em março

Agência Brasil

Renner abre quatro novas lojas em Abril

Márcia Alves

Bradesco reporta queda de 1,6% em seu lucro líquido no 1T24

Márcia Alves

Novidade: Brasil Bitcoin expande sua lista com novos tokens; Confira

Lara Donnola

Deixe seu comentário