Notícias

10 novas companhias integram o índice de liderança feminina na bolsa

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A nova composição do índice Teva Mulheres na Liderança passa a valer este mês. O índice seleciona as companhias com maior participação de mulheres em órgãos de governança é replicado pelo ELAS11. O ETF, lançado em março deste ano, é gerido pelo Safra Asset e negociado na B3. Este é o primeiro fundo de índice ESG focado na diversidade de gênero no mercado brasileiro.

O índice replicado pelo ELAS11 permite uma exposição ampla e diversificada à bolsa, pois seleciona um número grande de companhias e a ponderação é feita pelo valor de mercado em circulação. Para composição da carteira, são elegíveis as empresas com maior participação de mulheres nas diretorias, nos conselhos de administração e fiscais e comitês de gestão.

No rebalanceamento de outubro 10 companhias ingressaram na carteira do índice, são elas: Equatorial Energia (EQTL3), Grupo Carrefour/Atacadão (CRFB3), Caixa Seguridades (CXSE3), São Martinho (SMTO3), Copasa (CSMG3), Zamp (BKBR3), Mills (MILS3), Camil Alimentos (CAML3), Blau Farmacêutica (BLAU3) e Guararapes Confecções (GUAR3).

Em geral as companhias ingressam no índice pelo aumento da diversidade de gênero, medido pelo score Teva Mulheres na Liderança. Entre o rebalanceamentos de julho e outubro a empresa com maior ganho de pontuação foi o Grupo Carrefour/Atacadão (CRFB3), com um aumento de 6,23 para 28,12 pontos no score. O aumento do score reflete o ingresso de 4 mulheres nos colegiados de liderança, atingindo a marca de 23,1% de participação feminina, contra 9,1% em julho deste ano. Apenas no conselho de administração, 3 mulheres foram eleitas, elevando a participação feminina de 10% para 30,7%.

Desde seu lançamento no dia 08 de março de 2022, ETF acumula ganho de 8,8% contra 0,8% do Ibovespa.

Melhora a participação de mulheres nas empresas listadas

As mudanças na carteira do índice são reflexo da melhora da diversidade de gênero na liderança das empresas. O Score Teva Mulheres da Liderança médio das empresas elegíveis subiu de 22,7 para 23,1. O Score de 50 representa igualdade na quantidade de homens e mulheres em cargos de liderança.

A atenção dada ao tema de diversidade de gênero nos conselhos de administração contribuiu para a diminuição do gap nesses colegiados. O número de companhias com pelo menos uma mulher no conselho de administração atingiu a marca inédita de 68%.  Uma evolução, considerando que em 2020 esse número era de 56% e em 2016 de apenas 36%.

O ingresso das mulheres nos conselhos traz mudanças de perspectiva, diversidade de valores e visões. As conselheiras possuem menor idade média, 52 anos vs. 57 dos homens. Além disso, 35% das conselheiras estão em seu primeiro mandato, contra apenas 23% dos conselheiros.

Apesar do aumento da diversidade nos conselhos de administração, a evolução não é a mesma nos demais colegiados de liderança. O número de empresas sem nenhuma mulher em órgãos como diretorias, conselhos fiscais e comitês de auditoria, ainda ultrapassa 56%.

ELAS11

Por meio do ELAS11 o investidor pode ter seus investimentos alinhados aos seus valores e princípios pessoais, influenciando a busca da igualdade de gênero na liderança das maiores empresas brasileiras.

Para conhecer mais sobre o Índice Teva Mulheres na Liderança acesse Índice Teva Mulheres na Liderança – Teva Indices e para mais informações sobre o ETF ELAS11, confira o site ETF Safra Mulheres na Liderança – ELAS11 | Banco Safra.

Medir para mudar

O Score Teva Mulheres na Liderança atribui uma pontuação para cada uma das empresas brasileiras com ações negociadas na B3. Sua metodologia leva em conta a presença de mulheres na composição de conselhos, diretorias e comitês de todas as empresas brasileiras listadas que atendem a critérios de liquidez e valor de mercado observados pelo índice. São mais de cinco anos de histórico, 150.000 cargos mapeados e cobertura mensal de 8.000 posições.

Para saber mais sobre o Índice Teva Mulheres na Liderança e conferir o estudo completo, acesse o site Índice Teva Mulheres na Liderança – Teva Indices.