Noite inesquecível

Cachê de Lady Gaga em show no RJ deve superar R$ 5 milhões

Apresentação gratuita da estrela americana deve atrair 1,6 milhão de pessoas e provocar recorde de movimentação econômica no Rio.

Cachê de Lady Gaga em show no RJ deve superar R$ 5 milhões Cachê de Lady Gaga em show no RJ deve superar R$ 5 milhões Cachê de Lady Gaga em show no RJ deve superar R$ 5 milhões Cachê de Lady Gaga em show no RJ deve superar R$ 5 milhões
Lady Gaga - Reprodução: Redes Sociais
Lady Gaga - Reprodução: Redes Sociais
  • Lady Gaga fará megashow gratuito no Rio com custo estimado em R$ 90 milhões e impacto econômico de R$ 600 milhões
  • Público estimado em 1,6 milhão de pessoas, sendo 240 mil turistas; maioria estrangeira, com alto gasto médio diário
  • Prefeitura planeja repetir grandes shows gratuitos em Copacabana anualmente até 2028 no projeto “Todo Mundo no Rio”

O Rio de Janeiro se prepara para um dos maiores espetáculos de sua história. A cantora Lady Gaga sobe ao palco na Praia de Copacabana neste sábado (3), prometendo uma noite inesquecível para um público estimado em 1,6 milhão de pessoas.

O show gratuito, marcado para o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, se tornou um dos eventos mais aguardados do ano no Brasil. Contudo, tanto pelo impacto cultural quanto pelo efeito econômico.

Organização

Embora os organizadores, incluindo a prefeitura do Rio, patrocinadores como a Ambev (marca Corona) e o Santander, além da produtora Bonus Track de Luiz Oscar Niemeyer, não tenham revelado o cachê da artista, estimativas indicam um custo total de R$ 90 milhões para a realização do evento. Fontes da revista Rolling Stone Brasil apontam que esse valor cobre a logística, estrutura e apresentação da cantora americana.

Niemeyer, veterano da produção de grandes shows no país, revelou ao Valor Econômico que 90% do custo foi coberto por patrocinadores privados. Enquanto, os 10% restantes vieram do poder público.

O formato segue o modelo de eventos históricos também produzidos por ele na mesma praia, como os shows dos Rolling Stones em 2006 e de Madonna em 2024. Ambos com entrada gratuita e público estimado entre 1,5 milhão e 1,6 milhão de pessoas.

Mesmo com o valor elevado, os organizadores esperam retorno significativo. A prefeitura do Rio calcula que o impacto econômico do show deve alcançar cerca de R$ 600 milhões, um número 27,5% maior que o gerado pelo show de Madonna no ano passado. A estimativa, no entanto, considera gastos com hospedagem, alimentação, transporte e compras feitas pelos turistas, nacionais e internacionais.

Levantamento

O estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Lady Gaga no Rio – 2025”, conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Riotur, revela que 240 mil dos presentes devem ser turistas, sendo 80% deles estrangeiros.

O levantamento estima que turistas internacionais gastem, em média, R$ 590,40 por dia, enquanto os brasileiros desembolsam R$ 515,84. Já os moradores do Rio, sem custos de hospedagem, devem gastar cerca de R$ 133,60 por dia. Segundo a prefeitura, estrangeiros devem permanecer quatro dias na cidade, e brasileiros, três.

Lady Gaga também se prepara para dar início à sua turnê mundial, a Mayhem Ball Tour, em julho. Com 57 apresentações previstas até dezembro na América do Norte, Europa e Oceania, a expectativa de receita supera US$ 100 milhões.

A Billboard estima que os ganhos médios por show ultrapassem US$ 1,75 milhão. Em sua turnê anterior, a cantora arrecadou US$ 112,4 milhões em apenas 20 apresentações.

A promessa da prefeitura é manter o padrão de grandes eventos gratuitos. Até 2028, a cidade pretende realizar um megashow anual em Copacabana. Dessa forma, como parte do projeto “Todo Mundo no Rio”, reforçando a cidade como um dos principais destinos turísticos de entretenimento do mundo.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.