Notícias

Novos cortes de juros à vista conforme o Copom

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Novos cortes de juros pode estar próximo! Então o COPOM anunciou na última reunião que os juros devem cair ainda mais. A taxa SELIC teve o primeiro corte em 18 meses e deixou o mercado otimista.

Foi anunciado na última reunião do COPOM um corte juros na taxa SELIC de 0,5%. A taxa caiu de 6,5% para 6,0%. Então esse foi o primeiro corte desde março de 2018 e atingiu o menor nível desde que o Banco Central teve início.

Nesta reunião, foi debatido o efeito que a baixa na taxa de juros pode ter na economia do pais na atual conjuntura. Assim acredita-se que os juros mais baixos poderão estimular a economia.

A perspectiva é de Novos cortes de juros

Existe a perspectiva positiva em relação à inflação que tem previsão de fechar o ano abaixo do esperado. Isso incentiva a baixa dos juros e deixa os economistas otimistas em relação a possibilidade de mais cortes.

A reforma da previdência é outro fator que terá influência direta na queda dos juros. A continuidade do processo de reforma será determinante na conjectura financeira do país.

O COPOM, entretanto, frisou que esses cortes ainda não são certos. Dependerá de como ficará a atividade econômica nos próximos dias e se confirmarem as expectativas em relação à baixa da inflação.

O Governo prevê que a reforma consiga estabilizar o cenário econômico e iniciar um período positivo para a economia brasileira. Com essa estabilidade seriam possíveis mais cortes nas taxas de juros.

Caso as negociações da reforma sejam positivas é possível o anúncio de um novo corte já na próxima reunião. Acredita-se que o bom andamento das negociações criarão um ambiente propício para isso.

O cenário internacional é outro fator que tem criado boas expectativas. Bancos Centrais de outros países tem voltado a investir no Brasil, isso que aumenta a confiança dos mercados.

Em resumo, de forma contida, o Copom deixou claro que as perspectivas são positivas. Isso deixou economistas animados em relação ao futuro da economia do país.

Gostou do artigo? Então assine a nossa NEWSLETTER clicando AQUI e fique por dentro de as nossas atualizações! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook clicando AQUI!

Sair da versão mobile