Notícias

Resultado impressionante ou "mais do mesmo"? Grupo Soma (SOMA3) lucra R$ 99 milhões no resultado 4T22

Vendas do varejo de moda crescem em dezembro
Vendas do varejo de moda crescem em dezembro

Grupo Soma (SOMA3), proprietário de marcas famosas como Hering, Farm e Animale, anunciou nesta terça-feira (7) que registrou um lucro líquido ajustado de R$ 99,3 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), um aumento de 14,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com a Refinitiv, a média de expectativas dos analistas era de um lucro de R$ 107,3 milhões. É importante destacar que o lucro líquido sem ajustes foi de R$ 72,4 milhões no 4T22, um crescimento de 61,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No quarto trimestre de 2022, o lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado do Grupo Soma alcançou R$ 210,7 milhões, representando um aumento de 40% em relação ao 4T21. O valor ficou praticamente em linha com a projeção média de analistas, que era de R$ 210,6 milhões. Ademais, a margem Ebitda ajustada cresceu 3,1 pontos percentuais em relação a margem registrada no 4T21, totalizando 15,5% entre outubro e dezembro.

A receita líquida atingiu R$ 1,357 bilhão, um crescimento de 11,5%. O lucro bruto ajustado foi de R$ 741,7 milhões, alta de 13%, com margem bruta ajustada de 54,6%. As despesas gerais e administrativas cresceram 3,1%, somando R$ 530,5 milhões. O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 56,3 milhões, uma elevação de 197,6% em relação ao 4T21. O Grupo Soma encerrou 2022 com um caixa de R$ 337,6 milhões e uma dívida líquida de R$ 580,3 milhões, com indicador de alavancagem financeira de 0,79 vez em dezembro de 2022. Em 2022, o capex totalizou R$ 209,6 milhões, com foco em tecnologia e expansão de lojas.

Sair da versão mobile