Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Nunes Marques relatará ação de Lula sobre influência da União na Eletrobras

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O ministro Nunes Marques será o relator da ação que questiona a limitação do poder de voto da União na Eletrobras.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques, será o relator da ação impetrada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que questiona a constitucionalidade de trechos da lei que desestatizou a Eletrobras.

A ação está relacionada com outros dois processos que Nunes Marques analisa, ambos questionando a privatização da empresa. O governo federal defende que a União deveria ter um poder de voto proporcional à sua participação societária na Eletrobras.

A Advocacia-Geral da União argumenta que a limitação de 10% do poder de voto afronta princípios constitucionais.

Questionamento sobre poder de voto da União na Eletrobras será relatado por Nunes Marques

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator da ação movida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que questiona partes da lei que desestatizou a Eletrobras.

Leia mais  Mais impostos: Governo Lula estuda taxar multinacionais

A escolha de Nunes Marques se deve à sua relação com outros dois processos que também questionam a privatização da empresa, apresentados pelo Partido dos Trabalhadores e pelo Podemos.

De acordo com a visão do governo federal, representada pela Advocacia-Geral da União (AGU), a União deveria ter um poder de voto na Eletrobras proporcional à sua participação societária.

A AGU argumenta que a atual limitação de 10% do poder de voto é inconstitucional, pois “afronta os princípios constitucionais de razoabilidade, proporcionalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência da administração pública”.

Apesar de a União deter 43% do controle da Eletrobras, a lei que permitiu a privatização da empresa limita o poder de voto a 10%. A AGU esclareceu que o objetivo não é reestatizar a Eletrobras, mas revisar essa questão, que “deve ser discutida pelo Congresso Nacional, inclusive à luz da jurisprudência dessa Corte”.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, expressou em suas redes sociais a confiança de que o STF “devolverá à União a prerrogativa de exercício pleno de seus direitos políticos nessa gigante do setor elétrico nacional”.

Leia mais  Governo Lula só se preocupou com imposto em regulação das Bets, diz Estadão

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Decisões do Governo Lula custarão R$ 3 trilhões em 10 anos: entenda

Paola Rocha Schwartz

Resumo do dia: Crescimento das indústrias automotivas, Hora de comprar ações das Americanas, Restrição de publicidade das Bets e Frieza no encontro de presidentes

Paola Rocha Schwartz

Deputados da oposição cobram retratação pública e moção de repúdio a Janja por ofensas a Musk

Paola Rocha Schwartz

Temer critica arcabouço fiscal: “teto de palha”

Paola Rocha Schwartz

Governo Lula eleva para 25% imposto sobre painéis solares

Fernando Américo

Campos Neto critica PEC que visa derrubar jornada ‘6 por 1’

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário