Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

O mercado de tecnologia e bens de consumo deve desacelerar mais de 5 vezes no Brasil em 2022

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com preços em alta e no meio de incertezas do consumidor, o mercado de tecnologia e bens de consumo deve desacelerar mais de cinco vezes no Brasil em 2022 enquanto o brasileiro busca equipar a sua casa com outros itens essenciais, segundo um relatório global da GfK, consultoria líder de inteligência de consumidor e mercado.

Por meio de big data e ferramentas de inteligência artificial, os especialistas da GfK estão prevendo um crescimento de apenas 2% no mercado de tecnologia e bens de consumo para 2022, em comparação com um aumento de 12% em vendas em 2021. Mas esse momento de desaceleração não é único para o Brasil, segundo o relatório da GfK, ‘The State of Consumer Technology & Durables’.

Por exemplo, o mercado de tecnologia e bens de consumo na América Latina como toda está previsto reduzir em -1% em 2022, enquanto a GfK prevê que a América do Norte deve expandir apenas 1% em vendas até o final do ano, nesse mercado global de US$ 1.41 trilhão em 2021. A inflação e os preços crescentes estão causando muitas incertezas. A GfK estima que o mercado global apresenta um crescimento de apenas 2% em 2022. Apenas 34% dos consumidores em todo o mundo acreditam que sua situação econômica terá alguma melhora em doze meses, em comparação com 41% em 2019.

“Hoje o consumidor brasileiro procura trazer praticidade ao dia a dia, equipar a sua casa e procurar itens menores que ajudem a ‘ganhar tempo’ nas atividades”

explica Felipe Mendes, diretor-geral da GfK para América Latina.

“O foco mudou e as marcas precisam buscar novas formas de atrair o consumidor este ano, especialmente em um ano marcado por uma crise econômica, alta de preços, inflação e a Copa do Mundo no último trimestre”.

“Diante desses desafios, as empresas devem basear suas decisões estratégicas em dados sólidos – não em sua intuição”

comenta Felipe Mendes.

“Nossa plataforma de dados gfknewron combina dados do mercado e do consumidor e com a inteligência artificial pode fornecer previsões bem fundamentadas para a evolução do mercado em 2022. De acordo com a gfknewron, por enquanto, podemos esperar que os preços continuem subindo este ano.”

Atualmente, o conflito na Ucrânia e as sanções econômicas contra a Rússia estão apresentando à indústria decisões difíceis. As principais cadeias de suprimentos estão em risco de interrupção e a escassez de combustível está restringindo ainda mais a aquisição dos principais materiais e bens de produção. Esse aumento de custos está reduzindo as taxas de lucro dos fabricantes, que estão sendo forçados a repassar pelo menos alguns desses aumentos de preços para seus usuários finais.

Enquanto o mercado brasileiro de tecnologia e bens de consumo deve apresentar um crescimento estável em 2022, os brasileiros trocaram o seu foco para equipar a casa, com grande destaque para as vendas de fritadeiras sem óleo, que aumentaram 49,5% apenas no primeiro trimestre de 2022, quando fechou 2021 com um acumulado de 32,8% em relação ao ano anterior. Os vaporizadores de roupa – aparelho que passa e higieniza roupas sem precisar de uma mesa de apoio – igualmente chamam atenção com o desempenho de vendas, terminando o primeiro trimestre deste ano com aumento de 42,9%, quando concluiu 2021 com um crescimento de 41,6%.

“Sobre esta nova cultura de trabalho, precisamos destacar que em uma pesquisa global de mídia social da GfK, 65% dos entrevistados querem trabalhar em casa até quatro vezes por semana. Para isso, eles precisam do equipamento técnico adequado”

destaca Mendes.

Esta categoria abrange todos os itens que trazem praticidade e são necessários dentro de casa, como equipamentos de cozinha e limpeza, televisores, fones de ouvido e laptops, e segue sendo impulsionada por esta nova cultura de trabalho pós-pandemia, seja ele 100% home office ou híbrido.

Leia mais  Cade investiga Itaú e Rede por práticas anticompetitivas

Um bom exemplo disso é o forte interesse em aspiradores de pó robô. Enquanto os aspiradores de pó normais registram um crescimento de vendas de 14%, em 2021 as vendas de aspiradores de pó robô aumentaram 207% em todo o mundo.

Os modeladores de cabelo, como pranchas de alisamento e secadores 2 em 1 (seca e escova) são itens que caíram no gosto do consumidor e estão apresentando crescimentos constantes, desde o começo da pandemia e a retomada tem impulsionado ainda mais as vendas dessa categoria. Após fechar o ano de 2021 com um saldo positivo de 28%, já acumula 22% nos primeiros três meses de 2022.

Sobre o estudo

O ‘State of Consumer Technology & Durables Report’ fornece uma visão global da indústria de tecnologia e bens de consumo. Destaca as tendências atuais mais importantes no comportamento do consumidor e nas condições de mercado, além de fornecer uma perspectiva para os próximos meses do ano. O relatório é baseado em dados da gfknewron e no conhecimento de especialistas e analistas de dados experientes da GfK.

Leia mais  Governo derruba cheque especial para 8%: e os bancões?

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa inicia a sexta-feira com baixa e seus ativos buscam ganhos curtos

Paola Rocha Schwartz

Surpresa no mercado: Governo de Minas envia projeto para privatizar Cemig e Copasa

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre com baixa e sem impulsos, seus ativos iniciam sem ânimo

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre com alta acompanhando os ganhos curtos de seus principais ativos

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre com baixa mas seus principais ativos tem ganhos curtos

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre mais um dia com queda e ativos buscam estabilidade

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário