Guia do Investidor
Dogecoin
Colunistas

O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A tendência mais quente no segmento das criptomoedas neste momento é, sem dúvida, o retorno dos Meme Coins. Já mencionei isso antes: as moedas meme dizem muito sobre o mercado atual. A maioria das pessoas não entende a tecnologia e a “razão de ser” da maioria dos projetos cripto, portanto, eles se voltam para aquilo com que estão mais familiarizados: a cultura da Internet.

Os memes se tornaram um fenômeno social tão importante que universidades passaram a oferecer cursos para entendê-los, alimentando, assim, uma parte significativa do espaço cripto. O valor das Meme Coins é quase inteiramente baseado em tendências e especulações da internet, que são, muitas vezes, criados (e tratados) como piadas. Assim, a falta de uma base mais sólida os torna altamente voláteis (sim, mais ainda do que as criptos tradicionais) e as pessoas podem perder ou ganhar muito em questão de dias ou minutos.

A maioria das criptos está fora do espaço e são criadas com base nas inovações tecnológicas que impulsionam. O crescimento desses tokens (ou a falta deles) é apoiado por equipes de desenvolvedores brilhantes, profissionais de marketing e fundadores visionários. Já no caso das Meme Coins, das quais existem milhares, surgem rapidamente e tão logo já são esquecidas. Algumas, no entanto, tornaram-se bastante relevantes, marcando não apenas a história, como, também, o universo cripto.

Leia mais  Binance remove 50 pares de criptomoedas em reestruturação de negociações

Dogecoin

A primeira de muitas, foi lançada em 2013 como uma sátira à natureza altamente especulativa das criptomoedas. DOGE chegou a atingir um valor de mercado de quase 90 bilhões de dólares em maio de 2021. Para ilustrar a volatilidade desses ativos, a Dogecoin subiu 300% em valor em 72 horas após seu lançamento, enquanto três dias depois sofreu uma queda de 80%.

Elon Musk tem sido um defensor aberto da Dogecoin, declarando publicamente “Eu adquiri… Bitcoin, Ethereum & DogeCoin e é isso”. Como brincadeira do 1º de Abril de 2023, o dono da rede social X (antigo Twitter) também alterou o ícone da plataforma para o rosto do cachorro símbolo da Dogecoin.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Shiba Inu

Leia mais  Bitcoin retrocede após alcançar US$ 49 mil com antecipação de ETFs

Foi criada em 2020 usando a blockchain ETH. Seu objetivo era seguir a tendência do mercado de moedas com temáticas de cães. Depois de um ganho de valor significativo, tornou-se oficialmente rival da DogeCoin. Um ano após sua criação, experimentou uma ascensão meteórica de 150 milhões por cento.

40% dos tokens disponíveis foram bloqueados na Uniswap (uma corretora descentralizada) e a metade foi transferida para o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, provocando muitas críticas (lembre-se: a descentralização está no centro do espaço cripto). Em resposta, ele doou 10% para o fundo de ajuda à COVID da Índia e queimou (basicamente tirou de circulação) as moedas restantes.

Dogwifhat

Um dos participantes mais recentes do cenário de moedas temáticas de cães. Lançada em novembro de 2023, no final de Fevereiro de 2024 ela já se tornava a terceira maior Moeda Meme. Com o apoio de algumas grandes comunidades, veremos o que o futuro reserva para ela.

Assim, administrar a expectativa pessoal, especialmente a do investidor novato, é crucial para manter a confiança em torno do espaço cripto. Não queremos ver uma repetição da febre dos NFTs, onde alguns aliados naturais do espaço cripto – os gamers – tiveram seus corações partidos e carteiras esvaziadas por projetos vazios que prometiam o céu, com a maioria não chegando nem na metade do caminho.

Leia mais  A Binance é financeiramente sólida, líquida e estável, de acordo com um relatório

Mas os retornos rápidos e massivos prometidos pelas Meme Coins são sempre atrativos e tentadores. Além disso, eles também são divertidos, e muitos acreditam que essas moedas refletem a natureza excêntrica do espaço cripto. Para ganhar dinheiro investindo em moedas meme criadas recentemente, você precisa ter muita sorte ou adquirir informações extremamente cedo com grupos internos – e mesmo nesses casos é impossível prever quando e quanto um determinado ativo vai valorizar.

Para finalizar, investir em criptoativos é arriscado, devido à natureza volátil do mercado de criptomoedas, os investidores correm o risco de perder seus fundos quando fazem um investimento. Os retornos dos investimentos em criptoativos não são garantidos, portanto, os usuários devem estar sempre cientes dos riscos.

Por Mel Gelderman, CEO da token.com, aplicativo que permite acesso rápido e interativo ao mercado de tokens.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Novidade: Brasil Bitcoin expande sua lista com novos tokens; Confira

Lara Donnola

Brasil Bitcoin: é seguro? Como funciona? Conheça a exchange

Lara Donnola

Ethereum: por que essa criptomoeda que merece ser observada?

Autor Convidado

Empresa de Trump tem prejuízo de quase US$ 60 bi em 2023

Rodrigo Mahbub Santana

BTG Pactual rebaixa recomendação da Vale em meio a tumulto

Rodrigo Mahbub Santana

Investir em Bitcoin é seguro? Vale a pena em 2024?

Arthur Piassetta

Deixe seu comentário