Guia do Investidor
Orcamento Secreto Lula
Notícias

Governo Lula quer taxar as criptomoedas: entenda

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Em anúncio feito, Governo Lula pretende acabar com isenção de imposto sobre Bitcoin e criptomoedas.

De acordo com informações passadas na terça-feira (02), o governo Lula fez uma nova proposta para impor uma alíquota de até 22,5% para Bitcoin e criptomoedas, que tem com o objetivo de reformar a tributação sobre aplicações financeiras.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, anunciou que a proposta vai unificar as normas tributárias para investimentos. Sejam eles em títulos, valores mobiliários, operações de bolsa e investimentos estrangeiros nesses segmentos.

Esse será o fim das isenções para Bitcoin e criptomoedas?

Técnicos da Receita Federal, disseram que objetivo principal da nova proposta é eliminar lacunas que permitiam aos investidores escapar do pagamento do Imposto de Renda (IR) sobre seus rendimentos. Essas lacunas também facilitam a evasão fiscal em transações com criptomoedas.

Atualmente, a legislação isenta de imposto a venda de criptomoedas é até o valor de R$ 35 mil e a proposta do governo Lula é impor uma alíquota de até 22,5% par Bitcoin e criptomoedas, equivalente à de outras aplicações financeiras. A alíquota seria para todas as operações com criptomoedas que gerem ganho de capital, eliminando assim qualquer brecha para investidores escaparem do pagamento de IR.

Leia mais  IPCA-15 sobe 0,52% em dezembro e fecha 2022 com alta de 5,9%

A proposta também aborda a complexidade e a volatilidade associadas aos ativos digitais, estabelecendo um marco regulatório para o setor. Ao fazer isso, o governo espera aumentar a arrecadação fiscal e promover um ambiente de investimento mais justo.

O projeto segue para o Congresso Nacional, onde será debatido e, possivelmente, modificado antes de ser aprovado.

Se aprovado, o projeto deve entrar em vigor a partir de 2025, mantendo a isenção de IR para investidores estrangeiros na Bolsa e uma alíquota reduzida de 15% para outras aplicações, exceto para residentes em paraísos fiscais, que deverão pagar até 22,5%.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Maioria dos reajustes salariais em setembro repôs inflação
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Copasa registra lucro líquido de R$ 351,6 milhões no 1T24

Márcia Alves

Votação do projeto que recria Dpvat fica para 7 de maio

Agência Brasil

Desemprego no primeiro trimestre sobe para 7,9%, revela IBGE

Agência Brasil

Mercado mantém previsão de PIB acima de 2% este ano

Agência Brasil

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Agência Brasil

Vale negocia proposta de indenização para desastre de Mariana

Márcia Alves

Deixe seu comentário