Guia do Investidor
Foto: Divulgação/Outback
Notícias

Outback no Vermelho: Prejuízo milionário e venda da filial brasileira

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • Brands revela planos de vender suas operações no Brasil
  • A empresa registrou prejuízo global de US$ 83,8 milhões no 1T24
  • De janeiro a março de 2024, a filial brasileira, portanto, registrou uma queda de 0,7% nas vendas

A Bloomin’ Brands, controladora do Outback, revela planos de venda das operações no Brasil. Para tal, contratou o Bank of America como consultor financeiro. A empresa comunicou essa decisão aos acionistas na última terça-feira (7).

O Outback chegou ao Brasil em 1997, inaugurando seu primeiro restaurante no Rio de Janeiro. Atualmente, conta com 152 unidades no país, distribuídas em 20 estados e no Distrito Federal.

No primeiro trimestre deste ano, a empresa com sede na Flórida registrou um prejuízo de US$ 83,8 milhões (cerca de R$ 424 milhões). O grupo alcançou uma receita total de US$ 1,2 bilhão durante o mesmo período, representando uma queda de 4% em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Além disso, a margem operacional da empresa caiu de 9,7% para 6,4%. Mudanças fiscais no Brasil afetaram ambos os indicadores em certa medida.

Leia mais  Ações da Suzano sofrem queda: confira o resumo do dia

No comunicado da empresa, a Bloomin’ Brands declara estar “explorando e avaliando alternativas estratégicas para suas operações no Brasil, visando maximizar o valor para os acionistas”. Isso inclui, mas não se limita a, a possibilidade de venda das operações.

A empresa ainda não estabeleceu um cronograma definitivo para a conclusão desse processo e ressalta que não há garantia de que, ao final, ocorrerá uma venda ou outra solução estratégica. “Não há garantia de que o processo resultará em ‘uma transação ou outra alternativa de qualquer tipo’.”

“A empresa não pretende fazer mais comentários públicos sobre o tema, a menos que determine que a divulgação é apropriada ou necessária”. Ressalta, ainda, o comunicado.

Quedas nas vendas no Brasil e o prejuízo global

A empresa registrou prejuízo global de US$ 83,8 milhões no 1T24. A Bloomin’ Brands, contudo, anunciou nesta terça-feira que “suas operações globais registraram um prejuízo de US$ 83,8 milhões (cerca de R$ 424 milhões) no primeiro trimestre de 2024”. “Revertendo o lucro de US$ 91,3 milhões (cerca de R$ 462 milhões) no mesmo período do ano anterior”.

Leia mais  Vinci Partners adquire Outback Brasil por R$ 2 bilhões

No Brasil, portanto, as vendas apresentaram desempenho inferior. De janeiro a março de 2024, a filial brasileira registrou uma queda de 0,7% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No primeiro trimestre do ano anterior, as vendas no Brasil, no entanto, registravam um crescimento de 14,3%.

Outback Steakhouse

O Outback opera 152 restaurantes no Brasil, abrangendo 61 cidades em 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Internacionalmente, está presente em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi, no entanto, inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997.

Conhecido por seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback conquistou os brasileiros pela qualidade e sabor marcante de sua culinária. Ainda, combinados com um atendimento descontraído e ambientes acolhedores. Inspirado na Austrália, o restaurante destaca vários aspectos da cultura do país, como esportes, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer.

Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de alto padrão, conhecida no Brasil como #MomentoOutback. O Outback Steakhouse faz parte do grupo Bloomin’ Brands, que também inclui as marcas Abbraccio e Aussie Grill.

Leia mais  Como abrir um restaurante Outback e faturar muito

O Outback Steakhouse adota um modelo de negócio próprio, operando exclusivamente com “sócios e não com franquias”. O processo interno para a abertura de uma nova unidade inclui a seleção de um sócio com experiência em varejo e setores relacionados à hospitalidade, além disso, que possua características empreendedoras e habilidades de liderança. Atualmente, 85% dos sócios-proprietários dos restaurantes brasileiros são ex-colaboradores do Outback (“ex-outbackers“), que iniciaram suas trajetórias profissionais no atendimento ou na cozinha dos restaurantes.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Vinci Partners adquire Outback Brasil por R$ 2 bilhões

Paola Rocha Schwartz

Ações da Suzano sofrem queda: confira o resumo do dia

Márcia Alves

Como abrir um restaurante Outback e faturar muito

Diego Marques

Deixe seu comentário