Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Por que a inflação na Argentina é tão alta?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Argentina tem enfrentado uma crise e por esse motivo a sua inflação tem ficado em um patamar elevado. Desse modo, alguns fatos ajudam a entender o porque dessas oscilações na economia do país.

Nesse sentido, a moeda Argentina tem obtido uma grande desvalorização a cada ano, enquanto a taxa de inflação só cresce. Então, vamos analisar e entender o porque isso vem ocorrendo no país vizinho.

A Argentina e a alta na inflação

Certamente um dos assuntos mais comentados atualmente é sobre a crise na argentina que assola o país a alguns anos. Pois, essa crise econômica tem contribuído para elevar a taxa de inflação do país.

Além disso, a moeda local, ou seja, o peso argentino também tem sentido esse impacto e tem se desvalorizado bastante. A situação se tornou tão complicada que foi necessário recorrer a ajuda do FMI (Fundo Monetário Internacional).

A inflação é um tipo de medição dos preços de uma determinada economia e quando ela aumenta as coisas complicam. Assim, quando ocorre a queda no consumo de produtos/serviços, a renda e o emprego tendem a diminuir.

Leia mais  Dólar retorna ao patamar de R$ 5 após acordo sobre Teto da Dívida nos EUA

Então, os dois principais causadores desse aumento da inflação na Argentina são:

  • Os produtos do mercado interno possuem pouca oferta
  • Ocorre uma fuga nos capitais

Ou seja, se a quantidade de produtos é baixa no mercado eles tendem a ser mais procurados pelas pessoas. Consequentemente os preços ficarão maiores e assim a inflação aumentará consideravelmente.

Em resumo, a fuga nos capitais é quando as empresas e fábricas deixam um determinado país, diminuindo o dinheiro. Nesse sentido, os preços aumentarão tanto no comércio quanto no mercado financeiro.

Além disso, quando um produto precisa ser importado seu valor será mais alto, o que também ajuda nesse aumento. Assim, se o dólar estiver alto haverá o encarecimento do produto. Portanto, a alta na inflação argentina, basicamente está ligada a esses fatores explicados anteriormente.

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter  e fique por dentro de as nossas atualizações! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook.

Leia mais  A Via odeia seus acionistas? Varejista lança follow-on com diluição de quase 50%

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa abre com baixa e sem impulsos, seus ativos iniciam sem ânimo

Paola Rocha Schwartz

BCE descarta impacto de tarifas de Trump nas perspectivas de inflação da Europa

Paola Rocha Schwartz

Número de falências dispara 50% em 2024 e empresas enfrentam desafios

Paola Rocha Schwartz

Confiança dos empresários industriais cai em outubro

Agência Brasil

BRF anuncia aquisição de fábrica na China

Rodrigo Mahbub Santana

Peso argentino aumenta seu valor e atinge recorde

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário