Guia do Investidor
arroz 1009201524.jpg
Notícias

Preço do arroz sobe e se aproxima de recorde

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O presidente Lula disse na semana passada que as chuvas irão atrasar a colheita de arroz, o que significa que o país deverá importar arroz e feijão.

O clima não está abalando somente o Rio Grande do Sul, o Brasil num todo está sendo prejudicado. O mercado de arroz segue com preços elevados e chega perto do nível mais alto em 15 anos, após longo período de calmaria.

De acordo com informações, o mercado e estoques já estavam prejudicados após restrições de exportações da Índia e por preocupações sobre o clima seco provocado pelo El Ninõ e agora, as catástrofes no RS, gera ainda mais preocupações.

“As inundações coincidiram com a colheira de arroz do Brasil, uma parte da qual não havia sido concluída. Isso gera preocupações significativas sobre o volume da produção doméstica e o eventual excedente exportável,” disse Charles Hart, analista de commodities da unidade BMI da Fitch Solutions.

Os preços do arroz branco tailandês 5% quebrado, teve um aumento de U$S 71 desde o início do mês de Abril, chegando a US$ 649 por tonelada. A nova alta de custos pode aumentar as pressões inflacionárias e elavar as contas de importação para compradores.

O presidente Lula informou na semana passada que as chuvas irão atrasar a colheita de arroz no Rio Grande do Sul, o que significa que o país deverá importar arroz e feijão.

Leia mais  Milei quer se reunir com Lula

Hoje, o Brasil é o nono maior exportador de arroz do mundo.

Tarifa de importação é zerada para garantir abastecimento de arroz

Três tipos de arroz deixarão de pagar Imposto de Importação para entrar no país. Em reunião extraordinária, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou na segunda-feira (20) as tarifas para dois tipos não parbolizados e um tipo polido/brunido do grão.

A medida tem como objetivo garantir o abastecimento de arroz após as enchentes no Rio Grande do Sul. O estado responde por 70% da oferta nacional do produto.

Para zerar as tarifas, os três tipos de arroz foram incluídos na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec) do Mercosul. A medida, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), foi pedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A resolução do Gecex/Camex será publicada no Diário Oficial da União até a próxima quinta-feira (23). A medida vale até 31 de dezembro. A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Mdic vai monitorar a situação para reavaliar o período de vigência, caso necessário.

Leia mais  Lula diz que Arábia Saudita deve fortalecer banco do Brics; entenda

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

“Alguém que pratica assédio não vai ficar no governo”, aponta Lula

Paola Rocha Schwartz

Lula veta isenção de IPI para famílias do RS

Márcia Alves

Lula perdeu credibilidade em políticas econômicas, afirma Folha

Paola Rocha Schwartz

Governo Lula terá gasto de R$ 1,8 mi em persianas e cortinas motorizadas

Márcia Alves

Gabriel Galípolo: Quem é o novo indicado por Lula ao Banco Central?

Paola Rocha Schwartz

Lula libera bilhões em verbas para sindicatos

Márcia Alves

Deixe seu comentário