Guia do Investidor
soja goias 5foto tony oliveira cna direitos reservados
Notícias

Projeções da safra mundial de soja indicam redução da produção

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Relatório mais recente projetou a safra mundial de soja em 2023/24 em 398,88 milhões de toneladas, uma ligeira redução.

O relatório mais recente do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou a safra mundial de soja em 2023/24 em 398,88 milhões de toneladas, uma ligeira redução em relação à previsão anterior de 400,42 milhões de toneladas. Além disso, os estoques finais foram ajustados para 114,21 milhões de toneladas, um pouco abaixo das expectativas do mercado, que estimavam 112,9 milhões de toneladas.

Nos Estados Unidos, a projeção para a safra de soja permaneceu inalterada em 112,4 milhões de toneladas. No entanto, para o Brasil, o USDA reduziu a estimativa para 161 milhões de toneladas, cortando dois milhões de toneladas em relação à estimativa anterior. 

Leia mais  Planejamento para a próxima safra de soja: doenças e clima devem ser levados em consideração

De acordo com Rafaela Debiasi, especialista em investimentos para o segmento agro há mais de dez anos, o plantio da safra 2023/24 de soja no Brasil estava em 90,9% da área estimada de 45 milhões de hectares até a última atualização. “Embora esse número represente um progresso em relação ao mês anterior, ainda está abaixo dos níveis do ciclo passado e da média histórica das últimas cinco temporadas. Alguns estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, já concluíram o plantio”, afirma. 

Segundo a especialista, o clima desempenha um papel significativo na produção de soja no Brasil. “O excesso de chuvas no Sul e a falta de umidade no centro-norte do país têm afetado a produtividade da safra. Essas condições climáticas adversas resultaram em replantio em várias áreas, contribuindo para a redução da estimativa de produção da Conab, que agora está em 160 milhões de toneladas”, explica. 

Outro ponto importante mencionado por Rafaela é que a China, um dos maiores importadores de soja do mundo, deverá importar 102 milhões de toneladas em 2023/24. “É um aumento em relação às 100 milhões de toneladas estimadas anteriormente. Isso indica uma demanda crescente por soja no mercado chinês”,  finaliza. 

Leia mais  Boa Safra (SOJA3) anuncia programa de Recompra de ações

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Tendências para o agronegócio em 2024

Guia do Investidor

Boa Safra (SOJA3) anuncia programa de Recompra de ações

Leonardo Bruno

Planejamento para a próxima safra de soja: doenças e clima devem ser levados em consideração

Guia do Investidor

Produtores de soja do Brasil registram perdas nas relações de troca em 2022, mostra análise da DATAGRO

Guia do Investidor

Balança comercial segue positiva, acumulada em $21,57 bilhões

Diego Dias

Colheita cai 12% em 2019; maior afetada é a produção de soja

Diego Dias

Deixe seu comentário