Continua após o anúncio
O mercado de token para clubes está chegando à todo vapor com grandes times como PSG Token, Flamengo Token, Juventus Token e tudo mais. Entretanto, você deve se tá perguntando o que é um Fan Token e se isso vale a pena?
Basicamente, o Fan token é um ativo digital que permite que os torcedores influenciem nas decisões e ações do clube e concorram a brindes e prêmios ao participar de consultas e enquetes ou responder a quizzes e pesquisas. Contudo, será que isso se aplica ao NFT do time do PSG?
É isso que vamos te explicar nesse conteúdo bem detalhado, sobre o que é PSG Token, como funciona, onde comprar e tudo mais. Confira mais detalhes!
Índice de conteúdo
O que é PSG Token?
Em 2018, o Paris Saint-Germain entrou no mundo blockchain e se tornou a primeira franquia esportiva a fazer parceria com a Socios.com – um aplicativo que é construído na blockchain Chiliz (CHZ). Além disso, os funcionários do clube assinaram uma parceria de vários anos com a plataforma.
Dessa maneira, o PSG Fan Token é um token utilitário (NFT) que dá aos torcedores do Paris Saint-Germain uma parcela tokenizada de influência nas decisões do clube usando o aplicativo e serviços sócios.
Nesse sentido, o token serve como uma chave de associação que permite que os usuários concorram por recompensas exclusivas, reconhecimento de clubes e muito mais.
Anteriormente, os torcedores eram apenas espectadores que apoiavam e aplaudiam seus times de futebol favorito. Entretanto, a tecnologia blockchain e a criptomoeda começaram iniciaram uma aproximação para a indústria esportiva o que facilitou a participação dos fãs e o apoio ao seu clube através de interações reais.
Portanto, os fans que possui os tokens (NFTs) do PSG podem votar via contrato inteligente em várias pesquisas de “decisão do torcedor” publicadas pelo Paris Saint-Germain. O Paris Saint-Germain está contratualmente obrigado a agir de acordo com os resultados das pesquisas.
Além disso, os detentores de tokens podem interagir com a plataforma Sócios (votando em pesquisas, competindo em concursos e quizzes, conectando/conversando com usuários com mentes semelhantes, etc.) e ganhar diversas recompensas.
Paris Saint-Germain vai chamá-lo para tomar algumas das decisões do clube
Envolva-se
Nossas equipes parceiras buscarão sua participação nas decisões do clube selecionado realizando pesquisas vinculantes e consultivas – os resultados da pesquisa vinculante são uma instrução que os clubes concordam em seguir.
Divirta-se, seja recompensado.
Além dos direitos de voto, o Fan Tokens serve como um “cartão de sócio” para acessar recompensas, produtos e experiências, incluindo tabelas de classificação, jogos e muito mais.
Quem lançou a tecnologia?
Fundado em 1970, o Paris Saint-Germain é o clube de futebol mais premiado do seu país. Em 1974, o clube voltou à Ligue 1 da França e, na primeira década, o PSG venceu a Copa da França duas vezes. Atualmente, a equipe tem 45 títulos oficiais conquistados. O PSG é nove vezes campeão da França (Ligue 1), ganhou a Copa da França 14 vezes e a Copa da Liga Francesa nove vezes. Após a aquisição pela Qatar Sports Investments, o PSG é o clube francês mais rico e o nono clube mais valioso do mundo.
Paris Saint-Germain Fan Token (PSG) foi lançado no início de 2020 na Chiliz, a principal provedora de serviços de blockchain de esportes e entretenimento do mundo. Em 2018, o Paris Saint-Germain anunciou uma parceria com Socios.com e iniciou uma colaboração produtiva.
Socios.com é um aplicativo alimentado pela Chiliz projetado para engajar e recompensar os fãs de esportes, disponíveis para iOS e Android. Alexandre Dreyfus (CEO da Chiliz e Socios.com) e Marc Armstrong (Diretor de Parcerias do Paris Saint-Germain) são os responsáveis por essa parceria.
Alexandre Dreyfus é um empreendedor web hábil com mais de 20 anos de experiência digital. Na década de 1990, ele desenvolveu um guia de viagem interativo – Webcity, e mais tarde fundou os projetos de poker on-line bastante bem sucedidos Winamax e Chilipoker nos anos 2000.
Em 2013, tornou-se dono do Global Poker Index e do The Hendon Mob. Em 2017, Dreyfus fundou a Chiliz, uma moeda digital para plataformas de esportes & entretenimento. E em 2018, nasceu a Socios.com, com o objetivo de fornecer aos clubes de futebol e esportes a oportunidade de monetizar suas bases de fãs introduzindo a tecnologia blockchain.
Quantidade máxima
O PSG tem uma oferta total de tokens de 20.000.000, dos quais cerca de 1.288.396 foram distribuídos aos torcedores do clube através de uma FTO. Dessa forma, os demais tokens são mantidos pelo PSG e podem ser adquiridos participando de atividades comunitárias. Ou também, através da Binance Launchpool, bem como comprando diretamente em exchanges.
Além disso, os tokens do PSG detidos pelo Paris Saint-Germain têm um calendário mensal de colete linear de 8 anos, dos quais 2.500.000 tokens do PSG são lançados por ano, a partir de junho de 2020. Nesse sentido, o Paris Saint-Germain Fan Token existe na Cadeia Chiliz (que funciona como uma sidechain de prova de autoridade no Ethereum) com um fornecimento total de 20.000.000 moedas.
Entretanto, é importante saber como Chiliz funciona: se baseando em contratos inteligentes na blockchain Ethereum e um mecanismo proprietário de controle de multidões, de modo que os fãs estão em um ambiente protegido e votam apenas em pesquisas auditadas publicamente. CHZ é um token ERC-20 e BEP2 que foi auditado pela Certik.
Desse modo, o PSG foi emitido como parte de uma Oferta de Token de Fã (FTO) e o token é usado para governança, estaca e recompensas.
O que é NFT?
NFT é uma sigla para “Non-fungible Token” que, em tradução livre, seria algo como “Token não-fungível”. É uma espécie de selo de autenticidade digital que se utiliza da mesma tecnologia descentralizada que sustenta as criptomoedas, o “blockchain”.
De modo resumido, um token é basicamente um registro de um ativo que funciona como um contrato, garantindo sua autenticidade.
E esse token representa um ativo que possui algum valor de mercado, uma criptomoeda, podendo até mesmo representar um bem físico.
Um bem não-fungível (NFT) é quando você tem bem com um valor de mercado, mas é único, que você pode até ter o mesmo elemento do dragão, mas conforme a imgem, você pode notar que embaixo do HP você tem a série do NFT, tornando se único.
Contudo, muitas pessoas usam esse projeto de tokens não-fungíveis (NFT) para a criação de obras de arte digital — sendo única, ela é cobiçada por colecionadores do mundo tudo. Isso porque obras de arte, são exemplos claro de bens não-fungíveis, ao trocar um pelo outro, você acaba com um resultado diferente.
O começo dos NFTs
Os NFTs tornaram-se populares com o lançamento do CryptoKitties em novembro de 2017. Sendo um jogo baseado em blockchain e construído no Ethereum, o CryptoKitties era propenso a vários problemas de escalabilidade. No entanto, a raridade de possuir uma NFT capturou a atenção de todos. Desde então, complementos e NFTs encontraram seu caminho em muitos jogos, arte e colecionáveis.
O conceito por trás de NFTs, são como uma categoria de assinatura digital, transformando qualquer tipo de mídia, como GIF ou JPEG, fotos, vídeos, mensagens, audios e etc. Nesse caso, vamos imaginar que você tenha encontrado um meme na internet, você pode usar se passando como autor da imagem.
Entretanto, quando você pega esse meme e “linka” a um NFT, você consegue autenticar quem tem a posse “cópia” e quem tem a posse “original”.
Em conclusão, NFTs (Cryptokitties, Axie, Dragonary Coin, Illuvium e entre outros) são um tipo de atestado digital, verificado por blockchain, que transformam as mídias digitais únicas em originais perante cópias comuns.
O que torna o PSG Token único?
O Paris Saint-Germain Fan Token (PSG) é uma parte tokenizada de influência nas decisões do clube, vários direitos, recompensas e benefícios para os titulares do PSG. Por exemplo, escolher uma mensagem para a braçadeira do capitão através de uma votação, assistir a uma partida na área VIP, visitar a área do jogador e muito mais.
O PSG é principalmente um token de fã – um ativo digital que representa o poder de voto de seu titular. Os tokens permanecem disponíveis enquanto o clube do Paris Saint-Germain estiver listado na plataforma Socios.com. O PSG também pode ser negociado no mercado do aplicativo.
Além disso, o token PSG tem uma vinculação inicial ao token nativo da plataforma – CHZ, que foi definido antes do lançamento do FTO. Assim, o preço do CHZ e o crescimento do Chiliz podem afetar o preço do PSG também.
As principais características do token PSG incluem: participar do processo de tomada de decisão através da votação em pesquisas apenas por posse de tokens PSG; distribuição de prêmios para participar de jogos, concursos e quizzes sobre Socios.com; fan-communication uns com os outros em Socios.com; obtenção de bônus, recompensas de cashback e prêmios de um clube de futebol em troca de participar de vários eventos realizados pelo clube.
Além disso, PSG vem apostando em recompensas da NFT; implementação de um utilitário e utilitário de jogo no mundo real – NFT para jogos baseados em blockchain e NFT com propriedade de ativos reais.
Onde comprar?
De acordo com o relatório disponibilizado pelo PSG, você poderá comprar o token em grandes exchanges, como Binance, Gate.io, Paribu, Upbit, e entre outras.
Além disso, é possível ser obtido de maneiras alternativas. Por exemplo, quando os fãs participam de jogos e usam aplicativos de plataforma, eles caçam tokens e os ganham como recompensa.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.