Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Qual o futuro das startups no Brasil e na América Latina?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O ano de 2023 foi extremamente desafiador para as startups e, consequentemente, o ecossistema de inovação precisou passar por um ajuste com diminuição do ritmo de investimentos, aumento do ciclo de avaliação de startups e readequação de valores e rodadas de investimentos. E diante deste cenário, o crescimento no mercado de Corporate Venture Capital (CVC) não foi abalado.

Cerca de 88% das empresas brasileiras têm iniciativas CVSs e fazem investimentos pensando em se preparar para disrupções futuras e buscar novas oportunidades, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP). O número é maior do que a média global, de quase 62%, e revela que o mercado brasileiro percebe o investimento corporativo com mais importância. Gabriela Schirmerespecialista em Direito Corporativo nas áreas de Direito Civil e Direito Societário, destaca que esses dados mostram um amadurecimento do ecossistema de startups e capital de risco.

“A implementação do Corporate Venture Capital é estratégia nevrálgica para qualquer empresa que pretenda permanecer relevante no mercado, aliás, arrisco dizer que é questão de sobrevivência. Não há mais espaço para empresas que veem inovação como inimiga, e quem ainda não incorporou a estratégia no planejamento empresarial já está atrás na corrida do ouro”, diz.

Os motivos do crescimento e adesão ao CVC podem ser explicados pelas suas diferenças em relação ao Venture Capital (VC), uma vez que no primeiro a meta central não é a rentabilização monetária, mas o resultado estratégico para a corporação matriz, com taxas internas de retorno médio entre 10% a 15%, ao passo que no VC a meta primária é o resultado obtido através do capital de risco. Isso mostra que o investimento via CVC tende a ser mais seguro e mais ajustado à empresa investidora, uma vez que a estratégia é pensada especificamente para suas necessidades.

Leia mais  IGP-10 cai 1,53% em maio

“Há, contudo, algumas questões importantes a serem consideradas quando falamos em CVC. É fundamental que a corporação desenhe uma boa e coerente estratégia, passando pelo alinhamento de expectativas internas, para que fique claro que não pode ser equiparado ao planejamento feito para a expansão através dos M&As”, explica Schirmer, que também é sócia fundadora do PS&S, um escritório de advocacia que integra o Direito a uma visão de negócios para atender clientes da Nova Economia.

Caso tenha interesse na pauta, fico à disposição para fazer a ponte com os especialistas.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Fugindo do Brasil: número de brasileiros morando no exterior bate recorde
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Vale negocia proposta de indenização para desastre de Mariana

Márcia Alves

Mahle anuncia pagamento de dividendos adicionais

Márcia Alves

Petrobras assina memorado para projeto de eólica offshore no RN

Márcia Alves

Rombo nas contas públicas chega a R$ 1,5 bi em Março

Márcia Alves

Pedidos de Recuperação Judicial disparam 94,7% em Março

Márcia Alves

Desoneração da folha causará demissões, dizem sindicatos

Márcia Alves

Deixe seu comentário