Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Depois da queda do Ibovespa em 2021, quais cuidados ter na hora de comprar ações?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Ibovespa fechou o ano de 2021 com queda de quase 12%, o pior desempenho desde a retração de 13,31%, em 2015. Uma série de fatores contribuíram para que a Bolsa brasileira atingisse a pior performance do mundo em 2021, com reflexos negativos neste início de ano.

Com a inflação ficando acima do teto da meta do governo e a forte elevação da taxa Selic, os investidores estão sendo desestimulados a comprar ações. Isso enfraquece a renda variável e fortalece a renda fixa. Além disso, há uma forte preocupação com a situação das contas públicas, principalmente com o estouro do teto de gastos através da PEC dos Precatórios, e o consequente risco fiscal. O cenário incerto devido à pandemia também influencia diretamente no desempenho do Ibovespa. E, por fim, 2022 é um ano eleitoral, o que certamente trará mais volatilidade para o mercado dependendo das propostas dos candidatos.

Leia mais  Ibovespa opera em leve alta em dia de Copom; Marfrig dispara

Mas, afinal, a queda no valor das ações da Bolsa pode ser uma oportunidade para quem deseja investir?

Para Beto Assad, analista de ações e consultor financeiro do Kinvo, aplicativo que consolida investimentos de bancos e corretoras em um só lugar, os investidores mais experientes podem se beneficiar com a queda das ações, mas é preciso determinar uma estratégia e ter cautela. Por isso, o especialista traz cinco dicas para quem deseja comprar ações em momentos de baixa. Confira:

1. Tenha paciência e cautela

Esse é um momento muito conturbado para quem deseja comprar ações. É preciso escolher bem as empresas nas quais você pretende investir. Além disso, é preciso “ter estômago” para aguentar a volatilidade e a queda. Por isso, ter paciência e cautela são fundamentais neste momento.

2. Tenha uma estratégia de investimento

Fuja da tentação de comprar ações em queda sem levar em conta a sua estratégia e os fundamentos do papel. Não compre ações só porque caíram demais. Se a empresa está numa situação desfavorável, acredite, uma queda forte pode ser apenas o início de quedas ainda mais intensas.

Leia mais  Nvidia impulsiona recordes em Wall Street com balanço surpreendente

3. Entenda o seu perfil de risco

Seja sincero com seu apetite de risco. Lembre-se que estamos em ano de eleição e a volatilidade costuma ser alta. Não é todo investidor, principalmente o iniciante, que consegue aguentar muito o sobe e desce das ações.

4. Caso já tenha ações, avalie o momento para vender

Comprar e segurar é diferente de comprar e esquecer. Fuja da desculpa de que suas ações são para longo prazo, principalmente se foram compradas num momento ruim. Reflita se você teria segurado suas ações se elas estivessem dando lucro. Não adianta ser um “buy and holder” apenas quando suas ações estão caindo. E que fique claro: se as razões pela qual você comprou a empresa não existem mais e ela deixou de ser atrativa, avalie realmente se é viável continuar sendo acionista da empresa.

5. Invista em empresas exportadoras e em bancos

Empresas exportadoras com receitas atreladas ao dólar podem ser interessantes como o setor de mineração, frigoríficos e papel & celulose, assim como o setor que mais se favorece com a alta da taxa de juros, que são os bancos.

Leia mais  Magalu dispara 23%; Prio, Petrobras e Vale têm perdas
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa abre com queda novamente e Eletrobras inicia em alta

Paola Rocha Schwartz

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Produção da VALE3 potencialmente influencia humor do Ibovespa

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre com alta de 0,05%, atingindo 124.448,58 pontos

Paola Rocha Schwartz

Governo entregou LDO de 2025 com previsão de déficit zero

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário