Guia do Investidor
ibovespa
Notícias

Ibovespa opera em queda; setor de serviços cresce 2,4% em novembro

O abriu em queda nesta quinta-feira, 13, devido principalmente ao desempenho negativo das e abertura da curva de juros. Dessa forma, o principal índice de brasileiro caminha em direção contrária aos futuros em Nova York, que avançam.

Portanto, a queda no índice se dá depois de duas sessões de alta nesta semana. Uma das explicações para o desempenho negativo é a abertura da curva de juros. Esta começa a precificar uma inflação possivelmente mais alta nas próximas leituras.

De acordo com a pesquisa mensal de serviços do IBGE, o setor cresceu 2,4% em novembro – uma notícia aparentemente boa para a atividade econômica. Entretanto, o desempenho veio bem acima das expectativas (que apontavam para crescimento de 0,2%). Dessa forma, quando um crescimento ocorre de forma abrupta, como dessa vez, é comum esperar uma inflação mais pujante nos próximas dados. Por consequência, há abertura de curva de juros, afetando negativamente o Ibovespa.

Além disso, não podemos deixar de pontuar o desempenho das commodities. O preço do minério, por exemplo, fechou em queda de 2,85% no porto de Qingdao, na , a US$ 82,85/ton. Ademais, o preço do barril do petróleo de tipo Brent, referência para a (PETR4), cai levemente.

Leia mais  Em último pregão do ano, Ibovespa atinge nova máxima

Por volta de 10h40, os principais índices de ações subiam na Europa. O FTSE 100, da Inglaterra, avançava cerca de 0,08%; e o DAX, da Alemanha, cerca de 0,25%. Além disso, os índices futuros norte-americanos também avançavam. O futuro de Dow Jones, por exemplo, subia 0,28% no mesmo horário, e o de S&P 500, cerca de 0,15%. Entretanto, o Ibovespa caía cerca de 0,5%. Confira as principais altas do dia.

EmpresaTickerVariação
BRFS33,31%
PRIO31,36%
DexcoDXCO31,03%
JBSS30,96%
ITSA40,86%
Avalie este post:
[Total: Média: ]

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Com privatização da Eletrobras na boca do povo, Ibovespa sobe nesta quinta

Leonardo Bruno

Com privatização da Eletrobras no radar, Ibovespa opera mista na abertura

Leonardo Bruno

Ibovespa sobe apoiado no varejo e de olho nos EUA

Leonardo Bruno

Commodities voltam a cair e Ibovespa não “engrena” nesta segunda-feira

Leonardo Bruno

Dólar e Ibovespa: os dois irmãos que não se bicam

Leonardo Bruno

Sem commodities de aliada, Ibovespa volta a perder para a inflação nesta quinta

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário