Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Redução de impostos de importação pode ajudar a conter inflação; Especialistas comentam

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Para ajudar a conter a inflação, o Governo Federal reduziu os impostos de importação de 11 produtos até 31 de dezembro deste ano. Entre eles, a farinha de trigo, milho em grãos, carnes desossadas de bovinos congeladas, tiveram seus impostos zerados.

Segundo Yvon Gaillard, economista e co-fundador da Dootax, startup pioneira em otimizar as rotinas fiscais, o imposto de importação basicamente é criado ou para incentivar alguma demanda específica do mercado interno ou para proteger algum setor específico do mercado interno.

“Ele funciona como um mecanismo de proteção para a economia do país. Essa é a principal função do imposto de importação. Nesse momento econômico, e isso é um ponto importante na economia, a gente tem uma série de variáveis que precisam ser avaliadas para redução de preço. Claro, uma das variáveis mais importantes é o custo do produto, se eu consigo reduzir o custo desse produto naturalmente é possível um impacto de redução de preço para o consumidor”

Afirma o economista.

Para Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos, a política de preços está sendo alterada para aumentar a concorrência sobre os produtos nacionais.

“Obviamente um imposto mais elevado encarece o preço do produto aqui no Brasil. Então, a redução do imposto de importação basicamente é pra você aumentar a competição e diminuir a pressão sobre a inflação”, a

Afirma Costa.

O aço também foi um dos produtos que teve o imposto reduzido, saindo de 10,8% para 4%.

“Com relação ao aço, somos um país que exporta minério e importa aço da China. Esse aço mais barato tenderia a baixar o custo da construção civil aqui. O problema é que você tem alguns problemas envolvidos. A China está com um problema de acesso, obviamente, a logística na China está prejudicada. Segundo, você baixando esse “protecionismo” da indústria nacional você pode ter um problema aqui com essa indústria. Mas não é o caso, dado que essa redução traria pouco impacto aqui no país”

Explica Jansen.

Segundo Galliard, a redução dos preços pode causar um impacto inicial, mas não será duradouro.

“Porque a guerra ainda está longe do fim, o preço do petróleo está muito volátil, a economia global ainda sofre com o desabastecimento em massa, há um anseio global sobre a inflação e em todo tipo de inflação, combustíveis, alimentos, produtos, bens duráveis, que os governos estão respondendo com o aumento da taxa de juros. É um band-aid para uma ferida de bala, não vai resolver o problema, acho que vai trazer um impacto de curtíssimo prazo, mas a médio prazo, a longo prazo não é a solução definitiva”

Explica.

Já para Costa é necessário que seja aumentada a quantidade de investimentos no país, o que ajudaria a diminuir a proteção de carga tributária elevada para alguns setores.

“É importante deixar claro, que alguns setores da economia aqui são favorecidos por questões de proteção e nem todos tem isonomia na questão tributária, ou seja, algumas indústrias têm vantagens de se instalarem aqui, outras não. Então, se a gente criar uma condição para que todas tenham a mesma condição favorável, talvez o Brasil volte e acelere ainda mais o seu crescimento aqui”

Finaliza o especialista em finanças.

Leia mais  Conta de água vai subir no Governo Lula, com mais impostos
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Congresso e Governo avaliam taxar importações até US$ 50

Rodrigo Mahbub Santana

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2024?

Guia do Investidor

Imposto de Renda 2024: veja como se preparar

Guia do Investidor

Conheça os tipos de impostos de importação no Brasil

Guia do Investidor

Lula eleva impostos sobre importação do aço

Guia do Investidor

Como se preparar para a entrega da declaração do Imposto de Renda

Guia do Investidor

Deixe seu comentário