Guia do Investidor
roberto campos neto banco central brasil
Notícias

Roberto Campos,Tarcísio e Zema: Líderes de confiança

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O mercado financeiro confia amplamente em Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. De acordo com pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20), 81% dos entrevistados demonstraram confiança nele.

Tarcísio de Freitas, governador de SP pelo Republicanos, e Romeu Zema, governador de MG pelo Novo, também recebem avaliações favoráveis na pesquisa. Tarcísio alcança um índice positivo de 62%, enquanto Zema obtém uma aprovação de 34%.

Em contrapartida, algumas figuras associadas ao governo federal, incluindo o presidente Lula (PT), enfrentam profunda desconfiança, com um nível de aprovação de apenas 1%.

Entre outros agentes vinculados ao governo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o mais confiável entre os ligados ao governo, com 11%. Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, recebeu 0% de menções positivas. E o ex-presidente Jair Bolsonaro também possui baixa confiança, resultando em 3%.

A pesquisa da Quaest, realizada pela primeira vez em 2024, entrevistou gestores, economistas, operadores e analistas em 101 entrevistas com fundos de investimento sediados em São Paulo e no Rio de Janeiro. As entrevistas foram conduzidas de forma online, por meio da aplicação de questionários estruturados.

Leia mais  Lula critica Lemann por Americanas: "Falava contra corrupção e depois comete fraude"
Screenshot 2024 03 22 11.32.45
Fonte: Genial/Quaest

Cenário Eleitoral 2026

A pesquisa realizada também questionou sobre o Cenário Eleitoral brasileiro de 2026 e, quando indagados sobre o assunto, 86% dos entrevistados expressaram a convicção de que o presidente Lula concorrerá, e 53% afirmaram que ele é o favorito para vencer a disputa.

Por outro lado, quando questionados sobre em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, 47% dos entrevistados expressaram a crença de que ele será preso. Se isso ocorrer, 84% das pessoas ouvidas acreditam que isso “favorecerá mais a oposição do que o governo”.

A entrevista também indicou que o mercado financeiro avalia as perspectivas do governo de aprovar sua agenda no Congresso. Cerca de 59% dos entrevistados veem uma chance regular disso acontecer, enquanto 18% acreditam em chances altas. Por outro lado, 23% consideram essas chances como baixas.


Leia mais  Prates alerta Lula: a conta dos combustíveis não fecha e o Governo terá que arcar
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Colunista do Wall Street Journal chama Lula de “Dinossauro da Guerra Fria”

Rodrigo Mahbub Santana

Campos Neto critica PEC que visa derrubar jornada ‘6 por 1’

Rodrigo Mahbub Santana

Minas Gerais avança com projetos de privatização da Cemig e Copasa

Rodrigo Mahbub Santana

Explosões em Brasília prejudicam anistia e aceleram distanciamento do Centrão de Bolsonaro

Paola Rocha Schwartz

Déficit de R$ 105,2 bilhões pressiona contas do governo Lula

Rodrigo Mahbub Santana

Bolsonaro busca Temer e STF para recuperar seu passaporte

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário