Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

TECB11 e TRIG11 são os ETFs de ações nacionais mais rentáveis nos últimos 30 dias

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Nas últimas semanas a bolsa brasileira vem ganhando tração e acumulou uma performance de 17,3% entre os dias 14/07 e 12/08. Neste mesmo período, os ETFs TECB11 e TRIG11 ficaram entre os fundos de maior rentabilidade da bolsa, com valorização de 23,7% e 21,4%, respectivamente. Para fins de comparação, o SMAL11, fundo de small caps e o índice S&P500 valorizaram neste mesmo período 19,1% e 12,9%, respectivamente.

O TRIG11 é um ETF de micro e small caps que investe nas menores empresas da bolsa. Ele segue o índice Teva Ações Micro Caps e é gerido pela Trígono, uma gestora focada em small caps e que conta com alguns dos fundos de ações mais rentáveis do mercado.

Leia mais  Confira a agenda de resultados da semana

O fundo é o primeiro a cobrir a chamada “cauda longa” do mercado, selecionando as companhias que representam de 0 a 5% da capitalização de mercado da bolsa. O critério de seleção minimiza a sobreposição com o Ibovespa que se traduz em uma carteira com apenas 0,5% com o Ibovespa (contra 7,2% do SMAL11).

Isso permite uma cobertura completa do mercado brasileiro pois possibilita a alocação em empresas que geralmente ficam de fora do portfólio dos investidores.

Já o TECB11 é o primeiro ETF focado em empresas brasileiras de tecnologia, de modo que o fundo permite capturar o “gap” entre a valorização do setor e a média do mercado. Como a bolsa brasileira é concentrada em commodities e no setor bancário, os índices amplos não conseguem acompanhar integralmente o crescimento do setor de tecnologia no Brasil.

Por seguirem índices com beta elevado, o TECB11 e o TRIG11 tendem a apresentar performances superiores ao mercado em períodos de bull market. Nos últimos 12 meses o Índice Teva Ações Microcaps apresentou um beta de 1,22, demostrando que o fundo pode se beneficiar de uma eventual recuperação da bolsa brasileira. Um exemplo disso foi neste último mês, quando o índice Teva Ações Microcaps valorizou 21,2% contra um aumento 17,3% do Ibovespa e 19,2% do Índice de small caps.

Leia mais  Magalu dispara 23%; Prio, Petrobras e Vale têm perdas

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Gringos sacam R$ 4,63 bi na bolsa de valores brasileira

Márcia Alves

Segunda prévia da carteira do Ibovespa B3 tem 87 ativos

Guia do Investidor

Crise na Bolsa de Valores? Um alerta para a economia brasileira

Autor Convidado

O que acontece com uma nova bolsa de valores no Brasil?

Guia do Investidor

Insider? Investidor desembolsa 1,7 milhão de reais em CALL da Petrobrás

Guia do Investidor

Ministro critica “lucro exorbitante” da Petrobras e nega interferência

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário