Guia do Investidor
Fonte/Reprodução
Notícias

Vale restabelece licenças de operação para Onça Puma e Sossego

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • Na manhã de hoje (27), a Vale anunciou a assinatura do acordo com o Pará e a secretaria ambiental, para a restauração das licenças de operação nas minas
  • Estas sendo, Onça Puma e Sossego
  • Com os acordos já homologados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o órgão ambiental deverá restabelecer as licenças em até 48 horas

Nesta quinta-feira (27), a Vale (VALE3) anunciou a assinatura de acordos com o Estado do Pará e a secretaria ambiental estadual. Assim, para a restauração das licenças de operação das minas Onça Puma e Sossego.

Com os acordos já homologados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o órgão ambiental deverá restabelecer as licenças em até 48 horas.

A Vale afirmou também que planeja iniciar os processos de retomada operacional “o mais rápido possível” e que seguirá com a implementação das medidas socioambientais acordadas entre as partes.

A empresa

A Vale é uma das maiores empresas de mineração do mundo, com sede no Brasil. É, portanto, líder global na produção de minério de ferro e a segunda maior produtora de níquel.

Além disso, a Companhia está envolvida na produção de outros minerais, como cobre, carvão, manganês, ferroligas, fertilizantes e metais do grupo da platina.

A empresa, contudo, opera uma vasta rede de minas, ferrovias e portos, desempenhando um papel fundamental no setor de recursos naturais e na economia global.

Leia mais  Ações da Oi podem dobrar de preço, segundo Empiricus

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Vale lança oferta de aquisição dos seus bonds

Parte dos recursos líquidos provenientes da oferta serão utilizados para financiar a recompra dos títulos.

Nesta terça-feira (25), a Vale comunicou ao mercado o lançamento de ofertas de aquisição de título de renda fixa negociado no exterior (bonds). O primeiro deles trata da oferta de aquisição de títulos com vencimentos em 2023, 2039 e 2034 até valor máximo total de principal de US$ 500 milhões. Excluindo qualquer prêmio e quaisquer juros acumulados e não pagos.

As ofertas, contudo, seguem os termos e condições do memorando de oferta de aquisição, datado hoje, 25 de junho de 2024. 

Leia mais  Clear Corretora é boa e vale a pena?

Segundo informações, a Vale Overseas realizará as aquisições dos bonds até o valor máximo estipulado, a menos que decida aumentar esse limite até a data de encerramento.

Os recursos também serão direcionados para o financiamento do resgate das 6.250% Guaranteed Notes. Estes, com vencimento em 2026, emitidas pela Vale Overseas, além de finalidades corporativas gerais.

A realização das ofertas, portanto, está condicionada à emissão de novos bonds pela Vale Overseas, com garantia da Vale, sob condições que sejam aceitáveis para a Vale.

Lula fala de Eletrobras privada e cobra Vale para reparar tragédias

Durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (20) para a posse de Magda Chambriard na presidência da Petrobras, o presidente Lula criticou as privatizações de grandes empresas do país. Ele citou diretamente a Eletrobras e a Vale. De acordo com o presidente, as duas poderiam estar atuando ao lado da Petrobras, contudo, como indutoras da economia brasileira.

Em 2022, o governo de Jair Bolsonaro privatizou a Eletrobras, emitindo novas ações e reduzindo a participação da União para menos de 50%. Em 1997, o governo liderado por Fernando Henrique Cardoso vendeu a Vale, negociando ações com um grupo de empresas privadas e fundos de pensão.

“A gente poderia estar melhor. A gente poderia ter aqui do nosso lado a Eletrobras, que era a maior empresa de energia do nosso país. A gente poderia ter do nosso lado a Vale que foi privatizada e rifada para diferentes fundos. E não tem um dono para você conversar”, disse.

Lula criticou o comportamento da mineradora nos processos de reparação das tragédias que ela protagonizou nos últimos anos em Minas Gerais. Em 2015, uma barragem da Samarco – joint-venture da Vale e da BHP Billiton – se rompeu em Mariana deixando 19 mortos e causando danos em municípios por toda a bacia do Rio Doce. Já em 2019, a cidade de Brumadinho testemunhou o maior acidente trabalhista do país. A ruptura de uma barragem da Vale, além dos impactos ambientais, custou 272 vidas, a maioria de empregados da própria mineradora ou de empresas terceirizadas contratadas.

Leia mais  Vale (VALE3) investe R$ 25 milhões para reforçar plano emergencial de barragens

O presidente abordou o tema em meio às tratativas para repactuar o acordo de reparação da tragédia ocorrida em 2015. O modelo implementado, contudo, que envolveu a criação da Fundação Renova para gerir as medidas reparatórias, é considerado mal sucedido não apenas pelo governo federal.

Como também pelos governos mineiro e capixaba, pelo Ministério Público e por entidades que representam os atingidos. Passados mais de oito anos, tramitam, portanto, no Judiciário brasileiro mais de 85 mil processos entre ações civis públicas, ações coletivas e individuais.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Eletrobras vende participação nos complexos Chapada do Piauí

Paola Rocha Schwartz

Começa reserva de ações da Sabesp, em privatização

Márcia Alves

Ibovespa abriu com quedas impulsionado por baixas de Eletrobras

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre novamente com alta por impulsos de Vale e B3

Paola Rocha Schwartz

Assembleia aprovou fusão da Enauta (ENAT3) com a 3R (RRRP3)

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre hoje com alta impulsionado por Vale, B3 e Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário